solidarity

Portuguese translation: solidariedade

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:solidarity
Portuguese translation:solidariedade
Entered by: Tomasz Poplawski

02:14 Aug 2, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - General / Conversation / Greetings / Letters
English term or phrase: solidarity
Brazilian Portuguese,
In the sense of solidarity of workers, to be used on an Union postcard among many other languages so brevity is important; thank you
Tomasz Poplawski
solidariedade
Explanation:
The most straightforward in the sense of mutual support
Selected response from:

Helen Oliveira
Brazil
Grading comment
Thank you!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +7solidariedade
Helen Oliveira
5Solidariedade
Marcos Kaltenbaher
4solidariedade
Aline Amorim
4unanimidade, unidade, harmonia, consenso, cooperação, coesão, fraternidade, apoio mútuo, ...
airmailrpl
4entreajuda
Ana Vozone
4solidariedade / apoio (entre os trabalhadores)
Andrea Pilenso
4Solidariedade
Tania Silvano


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +7
solidariedade


Explanation:
The most straightforward in the sense of mutual support

Helen Oliveira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thank you!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcus Vinicius Belo
27 mins

agree  Teresa Freixinho
44 mins

agree  Teresa Borges
3 hrs

agree  ferreirac
8 hrs

agree  Paulo Gasques
12 hrs

agree  imatahan
2 days 17 hrs

agree  Pedro Baptista
3 days 18 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
solidariedade / apoio (entre os trabalhadores)


Explanation:
A tradução normalmente é “solidariedade”, mas como você mencionou o espaço restrito dei uma segunda opção.

No link abaixo seguem outros sinônimos:

https://www.sinonimos.com.br/solidariedade/

Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Solidariedade


Explanation:
Ao meu ver, pelo contexto acho bem adequado a palavra solidariedade como tradução.

Marcos Kaltenbaher
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
entreajuda


Explanation:
Also, a shorter suggestion :)

A entreajuda entre os trabalhadores é a sua principal arma de defesa e ataque.

https://dicionario.priberam.org/entreajuda

https://www.google.com/search?q=entreajuda sindicato&oq=entr...

Example sentence(s):
  • Em consequência, foram estabelecidas algumas normas de acesso, cujo cumprimento exige a solidariedade e entreajuda dos jornalistas
  • É no trabalho, na vida e na solidariedade e entreajuda dos trabalhadores que a humanidade encontra os mais sólidos, mais generosos e mais humanos dos seus valores éticos.

    Reference: http://www.cgtp.pt/xiii-congresso/documentos/documentos-de-a...
    Reference: http://www.stfp-ram.com/geral.asp?id=1
Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 70

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Solidariedade


Explanation:
Solidariedade seria o termo adequado ao contexto apresentado.

Tania Silvano
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Mario Freitas: Já tinha três vezes!
18 hrs

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
unanimidade, unidade, harmonia, consenso, cooperação, coesão, fraternidade, apoio mútuo, ...


Explanation:
solidarity => unanimidade, unidade, harmonia, consenso, cooperação, coesão, fraternidade, apoio mútuo, concórdia, unidade de pensamento



airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 47

1 day 18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
solidariedade


Explanation:
substantivo feminino
1.
caráter, condição ou estado de solidário.
2.
JURÍDICO (TERMO)
compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas.
3.
sentimento de simpatia ou piedade pelos que sofrem.
4.
manifestação desse sentimento, com o intuito de confortar ou ajudar.
"levou sua s. aos sobreviventes da tragédia"
5.
cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém em certas circunstâncias.
"diante dos fatos, não hesitou em dar sua s. ao adversário"
6.
estado ou condição de duas ou mais pessoas que dividem igualmente entre si as responsabilidades de uma ação ou de uma empresa ou negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas; interdependência.
7.
identidade de sentimentos, de ideias, de doutrinas.
"s. partidária"
Origem
⊙ ETIM solidário + -dade, com alt. do tema em -o > -e- no padrão lat. de próprio : propriedade


Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.

Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas.
Identidade entre seres .
Interdependência de sentimentos, de ideias, de doutrinas.
Na sociologia, existe o conceito de solidariedade social, que subentende a ideia de que os seus praticantes se sintam integrantes de uma mesma comunidade e, portanto, sintam-se interdependentes.


Aline Amorim
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search