Shandong

Portuguese translation: Shandong

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Shandong
Portuguese translation:Shandong
Entered by: Eric Azevedo

18:19 Oct 1, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Geography
English term or phrase: Shandong
"The modern province of Shandong was created by the Ming dynasty"

Uma das províncias chinesas. Encontro sendo usada em português como Shandong e como Xantum, e estou na dúvida. O segundo termo, Xantum, aparece em livros mais antigos, mas é bem diferente do original Shandong - vejo o original sendo usado no português também, mas não sei se de forma correta, ou se é um uso mais contemporâneo.
Eric Azevedo
Brazil
Shandong
Explanation:
Atualmente é mais comum se referir a cidades e regiões na China com os nomes originais. Pequim agora é Beijing, Xangai é Shanghai e assim por diante.
Selected response from:

Augusto Rochadel
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Xantum/Xantungue
Lucas Felix dos Santos
4 +3Shandong
Augusto Rochadel
4Shantung
BV1
3 +1Shandong/Xantum
Vinicius Azevedo


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Xantum/Xantungue


Explanation:
Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xantum

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2020-10-01 18:23:21 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo de uso de Xantum:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Península_de_Xantum

"Qingdao ou Tsingtao (青岛) é uma cidade na província de Xantum, na República Popular da ... templo Budista de Qingdao; Monte Lao, 崂山 (Láoshān), situado a quarenta quilômetros de Qingdao, é a montanha mais famosa da região."

Lucas Felix dos Santos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Eu também vi os resultados da wikipedia, mas meu receito com essa tradução é que a referência para Xantum parece datada - a referência principal é de 1947... Queria outras referências de uso atual sem ser tradução livre da Wikipedia...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Christopher Ruppenthal
5 mins

agree  Jenifer Ribeiro: Sim, são as grafias com mais ocorrências ao pesquisar no Google
10 mins

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
shandong
Shandong


Explanation:
Atualmente é mais comum se referir a cidades e regiões na China com os nomes originais. Pequim agora é Beijing, Xangai é Shanghai e assim por diante.

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sergio Carré
1 min
  -> Obrigado, Sérgio!

agree  Fernando Barros
7 mins
  -> Obrigado, Fernando!

agree  Mario Freitas:
56 mins
  -> Obrigado, Mario!

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
shandong
Shandong/Xantum


Explanation:
Xantum é mais condizente com a fonética portuguesa, já que não temos o dígrafo Sh no nosso idioma. No entanto, a grafia Shandong parece ser bem usual, sendo inclusive utilizada no site do consulado-geral do Brasil em Xangai e outros sites oficiais.

Vinicius Azevedo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Barros
2 mins

3 days 7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Shantung


Explanation:
Prefiro essa forma (mas outros provavelmente dirão que é errada ou ultrapassada). Ainda assim, relativamente popular (> 14000 ocorrências no Google de "província de Shantung"). https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&biw=1440&bi...

BV1
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search