Back break/backbreak

Portuguese translation: backbreak ou quebra para trás/

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Back break/backbreak
Portuguese translation:backbreak ou quebra para trás/
Entered by: Paulinho Fonseca

21:04 Jul 24, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Geology / PointStudio
English term or phrase: Back break/backbreak
Thank you for your help and time.


A: 1 bench
B: Back break width
C: %s width
D: Effective catch bench width
E: Catch bench width



Paulinho Fonseca
Brazil
backbreak ou quebra para trás/
Explanation:
"Um valor de T muito grande resulta na formação de matacões ou blocos na
zona superior do furo com um potencial de quebra para trás (backbreak) quando as
condições estruturais da rocha são desfavoráveis. Por outro lado, se T é muito
pequeno, a violência sob a forma de pressão acústica e ultralançamento com algum
backbreak pode ser esperada."
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169783/0010...

"Um dos princípios básicos do desmonte de rocha é a criação da face livre (parede
remanescente do maciço rochoso). Percebe-se, na figura acima, que no fogo iniciado por linha silenciosa a base da bancada não se encontra livre, dificultando a qualidade e a ação do
trabalho útil dos explosivos. Observa-se, também, que o topo e o talude remanescente da bancada se encontravam de forma irregular devido ao excesso da carga na última linha do fogo anterior, causando backbreak (quebra para traz). "
https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1395/Julio...

"f) maiores tempos de retardo diminuem a incidência da quebra para trás (backbreak)."
https://pt.scribd.com/doc/55131990/Desmonte-de-rochas-com-ex...
Selected response from:

Isadora Vital
United States
Grading comment
Isadora, muito obrigado pela ajuda. As referências são também muito boas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4backbreak ou quebra para trás/
Isadora Vital
4ponto de angulação
Neyf Almeida


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
back break/backbreak
ponto de angulação


Explanation:
Sug.

Neyf Almeida
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Neyf.


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
back break/backbreak
backbreak ou quebra para trás/


Explanation:
"Um valor de T muito grande resulta na formação de matacões ou blocos na
zona superior do furo com um potencial de quebra para trás (backbreak) quando as
condições estruturais da rocha são desfavoráveis. Por outro lado, se T é muito
pequeno, a violência sob a forma de pressão acústica e ultralançamento com algum
backbreak pode ser esperada."
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169783/0010...

"Um dos princípios básicos do desmonte de rocha é a criação da face livre (parede
remanescente do maciço rochoso). Percebe-se, na figura acima, que no fogo iniciado por linha silenciosa a base da bancada não se encontra livre, dificultando a qualidade e a ação do
trabalho útil dos explosivos. Observa-se, também, que o topo e o talude remanescente da bancada se encontravam de forma irregular devido ao excesso da carga na última linha do fogo anterior, causando backbreak (quebra para traz). "
https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1395/Julio...

"f) maiores tempos de retardo diminuem a incidência da quebra para trás (backbreak)."
https://pt.scribd.com/doc/55131990/Desmonte-de-rochas-com-ex...

Isadora Vital
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Isadora, muito obrigado pela ajuda. As referências são também muito boas.
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Isadora.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search