governance

Portuguese translation: sistema de governança [neste contexto!]

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:governance
Portuguese translation:sistema de governança [neste contexto!]
Entered by: Jeovane Cazer

12:51 Aug 8, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Government / Politics / Biodiversidade, Petróleo
English term or phrase: governance
Unique in this process, is the governance for internal decision makers to be informed about significant environmental issues and risks prior to making key decisions.

na verdade, ainda estou tentando achar uma forma mais fluente de traduzir esse período:
"governance for internal decision makers to be informed about significant environmental issues and risks"...
Jeovane Cazer
Brazil
sistema de governança [neste contexto!]
Explanation:
Sem dúvida, governance é governça. Mas já que você quer uma opção mais fluente/idiomática para toda a frase e não só para o termo isolado, vai aqui minha sugestão:

"O diferencial desse processo é que ele inclui um sistema de governança no qual os responsáveis pela tomada de decisões recebem informações sobre importantes questões e riscos de caráter ambiental antes de tomar uma decisão."


Veja alguns exemplos de "sistema de governança" na web:

"Companhias com um sistema de governança que proteja todos os seus investidores tendem a ser mais valorizadas, porque os investidores reconhecem que o retorno dos investimentos será usufruído igualmente por todos."
http://www.ccfb.com.br/servicos/comissoes/sp/governanca.html

"Trata-se de um ciclo de crescimento em que muitas empresas ainda não estão adaptadas a esse novo ambiente competitivo e que necessita de uma grande alavancagem de capital que o sistema de governança exige."
http://comlurb.rio.rj.gov.br/salaimprensa/det_noticia.asp?ca...

Boa sorte!
Selected response from:

Fabio Said (X)
Germany
Grading comment
Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +9governança
Hander Heim
5 +5sistema de governança [neste contexto!]
Fabio Said (X)
4 +4governação
Teresa Borges
5controle / gerenciamento
Alex Barros
4regulamentos
Maria José Tavares (X)


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
controle / gerenciamento


Language variant: Brasil

Explanation:
my humble opinion

Alex Barros
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +9
governança


Language variant: Brazilian

Explanation:
See

www.mp.pe.gov.br/index.pl/clipagem1908_governanca

Hander Heim
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  R-i-c-h-a-r-d
1 min
  -> Obrigado!

agree  Luciana Roppa: É isso aí.
6 mins
  -> Obrigado!

agree  Flavio Steffen
14 mins
  -> Obrigado!

agree  Fernando Domeniconi
25 mins
  -> Obrigado!

agree  Juvenal Neto: Concordo plenamente.
1 hr
  -> Obrigado!

agree  reginakersten
1 hr
  -> Obrigado!

agree  Carlos Quandt
1 hr
  -> Obrigado!

agree  Leniel Maccaferri
5 hrs
  -> Obrigado!

agree  LuzCardoso (X)
6 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
regulamentos


Explanation:
é a minha sugestão

Maria José Tavares (X)
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 32

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
governação


Language variant: PT(pt)

Explanation:
Há quem traduza por governança, mas este termo tem na minha opinião, pelo menos em PT(pt), um tom pejorativo que não corresponde ao inglês...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 106

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Allen
24 mins
  -> Obrigada!

agree  Inês Torres
35 mins
  -> Obrigada!

agree  Alexandra Gouveia
8 hrs
  -> Obrigada!

agree  Sonia Heidemann
3 days 10 hrs
  -> Obrigada!

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
sistema de governança [neste contexto!]


Explanation:
Sem dúvida, governance é governça. Mas já que você quer uma opção mais fluente/idiomática para toda a frase e não só para o termo isolado, vai aqui minha sugestão:

"O diferencial desse processo é que ele inclui um sistema de governança no qual os responsáveis pela tomada de decisões recebem informações sobre importantes questões e riscos de caráter ambiental antes de tomar uma decisão."


Veja alguns exemplos de "sistema de governança" na web:

"Companhias com um sistema de governança que proteja todos os seus investidores tendem a ser mais valorizadas, porque os investidores reconhecem que o retorno dos investimentos será usufruído igualmente por todos."
http://www.ccfb.com.br/servicos/comissoes/sp/governanca.html

"Trata-se de um ciclo de crescimento em que muitas empresas ainda não estão adaptadas a esse novo ambiente competitivo e que necessita de uma grande alavancagem de capital que o sistema de governança exige."
http://comlurb.rio.rj.gov.br/salaimprensa/det_noticia.asp?ca...

Boa sorte!

Fabio Said (X)
Germany
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Boa!
4 mins
  -> Obrigado!

agree  Lúcia Leitão
5 mins
  -> Obrigado!

agree  Rafael: É isso aí, Fábio!
6 mins
  -> Obrigado!

agree  Isabel Maria Almeida
20 mins
  -> Obrigado!

agree  Alexandra Gouveia
7 hrs
  -> Obrigado!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search