food riots

Portuguese translation: pilhagem de alimentos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:food riots
Portuguese translation:pilhagem de alimentos
Entered by: Carla Selyer

07:35 Jan 27, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics
English term or phrase: food riots
The food riots in 1997 caused civil unrest in the country.
Carla Selyer
tumultos por falta de alimentos
Explanation:
tumultos, distúrbios, motins, desordem.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-27 09:47:58 (GMT)
--------------------------------------------------

\"food riots - por causa dos precos elevados dos alimentos basicos\"

Nesse caso acho que é \"Pilhagem de alimentos\".

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-27 09:54:13 (GMT)
--------------------------------------------------

Se também não for pilhagem e pretender dizer exactamente o que foi que se passou em 1997, porque não utilizar a explicação que acrescentou? O motivo desses distúrbios fica bem claro.

Ou então \"convulsões sociais devido ao elevado preço dos alimento básicos\".
Selected response from:

Mário Seita
Ireland
Grading comment
Obrigada, vou usar as duas expressoes, porque houve instancias de pilhagem de alimentos, e por outro lado houve tumultos por causa dos precos elevados dos alimentos basicos.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7tumultos por falta de alimentos
Mário Seita
4tumultos de fome
Henrique Magalhaes


Discussion entries: 1





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
tumultos por falta de alimentos


Explanation:
tumultos, distúrbios, motins, desordem.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-27 09:47:58 (GMT)
--------------------------------------------------

\"food riots - por causa dos precos elevados dos alimentos basicos\"

Nesse caso acho que é \"Pilhagem de alimentos\".

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-27 09:54:13 (GMT)
--------------------------------------------------

Se também não for pilhagem e pretender dizer exactamente o que foi que se passou em 1997, porque não utilizar a explicação que acrescentou? O motivo desses distúrbios fica bem claro.

Ou então \"convulsões sociais devido ao elevado preço dos alimento básicos\".

Mário Seita
Ireland
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada, vou usar as duas expressoes, porque houve instancias de pilhagem de alimentos, e por outro lado houve tumultos por causa dos precos elevados dos alimentos basicos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nica Paix�o
45 mins
  -> Obrigado

agree  Flavio Steffen
1 hr
  -> Obrigado

agree  Mafalda d'Orey de Faria: 'pilhagem de alimentos' - não precisa de + nada
2 hrs
  -> Obrigado

agree  Marcelo Fogaccia
2 hrs
  -> Obrigado

agree  Roberto Cavalcanti
3 hrs
  -> Obrigado

agree  Jorge Freire
3 hrs
  -> Obrigado

agree  rhandler
6 hrs
  -> Obrigado

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tumultos de fome


Explanation:
Parece-me mais simples usar a palavra fome , q. no fundo é causada pela falta de alimento, claro.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search