wheeling and dealing

Portuguese translation: esquemas ou estratagemas habilidosos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase: wheeling and dealing
Portuguese translation:esquemas ou estratagemas habilidosos
Entered by: Alcinda Marinho

13:22 Mar 2, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Government / Politics / Government/Politics
English term or phrase: wheeling and dealing
Exemplo:

“the usual wheeling-and-dealing of politicians”

Qual o termo mais adequado/a melhor tradução para Portugal?
Ana Martins
Portugal
esquemas ou estratagemas habilidosos
Explanation:
Sug.
OU: esquemas ou estratagemas duvidosos.
Diria assim.

https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/wheeli...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2019-03-02 13:56:41 GMT)
--------------------------------------------------

"É sabido há muito que os políticos, leia-se deputados e governantes, não têm coragem para defenderem um aumento dos seus ordenados. (...) por isso, arranjam estratagemas para ganharem mais uns cobres, alguns mais do que duvidosos no plano moral."

https://sol.sapo.pt/artigo/609971/os-politicos-que-sejam-mai...
Selected response from:

Alcinda Marinho
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3astúcias
Ana Vozone
4 +1artimanhas / ardis (de costume entre os políticos)
Mario Freitas
3 +2esquemas ou estratagemas habilidosos
Alcinda Marinho
4falcatruas/maracutaias
Thais Lombardi
4fazer maracutaias / negócios sujos
Posted via ProZ.com Mobile
Andrea Pilenso
3dirigir e conduzir
ferreirac
3negócios escusos/negociatas
expressisverbis


Discussion entries: 1





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
dirigir e conduzir


Explanation:
Sug.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fazer maracutaias / negócios sujos


Explanation:
Sugestão, coloquei duas possibilidades pois não sei se o tom é mais formal ou informal.

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
esquemas ou estratagemas habilidosos


Explanation:
Sug.
OU: esquemas ou estratagemas duvidosos.
Diria assim.

https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/wheeli...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2019-03-02 13:56:41 GMT)
--------------------------------------------------

"É sabido há muito que os políticos, leia-se deputados e governantes, não têm coragem para defenderem um aumento dos seus ordenados. (...) por isso, arranjam estratagemas para ganharem mais uns cobres, alguns mais do que duvidosos no plano moral."

https://sol.sapo.pt/artigo/609971/os-politicos-que-sejam-mai...

Alcinda Marinho
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Tereza Rae
8 hrs
  -> Muito obrigada!

agree  expressisverbis
9 hrs
  -> Muito obrigada!

48 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
astúcias


Explanation:
O significado é de troca, negócio, "tira daqui, põe ali", "o toma lá, dá cá" não necessariamente sujo.

https://www.interglot.com/dictionary/en/en/translate/wheelin...

https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/wheeli...

wheel and deal
to take part in clever (but sometimes dishonest or immoral) business deals. John loves to wheel and deal in the money markets. Jack got tired of all the wheeling and dealing of big business and retired to run a pub in the country.

Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Katarina Mihalova
53 mins
  -> Obrigada, Katarina!

agree  Teresa Borges
1 hr
  -> Obrigada, Teresa!

agree  expressisverbis
8 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
artimanhas / ardis (de costume entre os políticos)


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 71

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
7 hrs
  -> Obrigado, Sandrinha!

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
negócios escusos/negociatas


Explanation:
negociatas substantivo masculino plural
(negócios escusos) wheeling and dealing sg
https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/portuguese-e...

3.
que é suspeito; duvidoso; ilícito
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/escus...

ne·go·ci·a·ta
(negócio + -ata)
substantivo feminino
Negócio lucrativo mas suspeito.

"negociata", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/negociata [consultado em 02-03-2019].

Entendo o termo como "suspeito".

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

14 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
falcatruas/maracutaias


Explanation:
Sugestão.

Thais Lombardi
Brazil
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search