International Translation Day 2018

Join ProZ.com/TV for a FREE event September 25-26th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation

start grilling

Portuguese translation: bombardear com perguntas; interrogar a fundo; fazer um interrogatório cerrado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:grill
Portuguese translation:bombardear com perguntas; interrogar a fundo; fazer um interrogatório cerrado
Entered by: Matheus Chaud

14:17 Mar 22, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Human Resources
English term or phrase: start grilling
É sobre o processo de contratação. A questão sendo discutida é se o gerente deve falar mais ou falar menos, deixar o candidato fazer as perguntas ou permanecer no controle da entrevista, etc.

As a hiring manager, it's a completely natural desire to start grilling a candidate.

Como referência inicial, tenho
grill = to ask someone a lot of difficult questions for a long period of time
MacMillan

Como traduziriam?
Grato!
Matheus Chaud
Brazil
começar a ser inquisitivo
Explanation:
"Começar a ser inquisitivo demais com um candidato", ou
"Começar a ser muito inquisitivo com um candidato".

Talvez com um advérbio para reforçar mais a sua ideia e com este verbo, consiga resolver e até adaptar-se ao contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2018-03-22 14:55:17 GMT)
--------------------------------------------------

Ocorreu-me agora outra possível tradução, depois de ver esta entrada:

Grilling

To interrogate someone.

"My ma was totally grilling me this morning. She found my smokes."
"Shiiiit man!"

#interrogating#grillin#bombing#give third degree#annoy
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=grilling

"Começar a bombardear (o candidato) com (muitas) perguntas".

--------------------------------------------------
Note added at 56 mins (2018-03-22 15:14:37 GMT)
--------------------------------------------------

Mais ideias, mas em espanhol, que penso que o podem ajudar mais:

Inglés Español
grilling n figurative, slang (interrogation, questioning) interrogatorio intenso loc nom m
interrogatorio exhaustivo
http://www.wordreference.com/es/translation.asp?tranword=gri...
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
"Bombardear o candidato com perguntas" caiu como uma luva no meu texto.

Agradeço imensamente a todos pelas sugestões, links e discussão! Uma ótima semana a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3começar a fazer um interrogatório cerrado
Ana Vozone
4 +1interrogar
Alda Lima
4começar inquirir...inquirindo
airmailrpl
4submeter a sabatina (sabatinar)
Deilton Reis Martins
4questionar/interrogar
Vinicius Guerreiro
3Interpelar
Marcio Costa
3começar a ser inquisitivo
expressisverbis


Discussion entries: 10





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
interrogar


Explanation:
ou pressionar

Alda Lima
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
3 hrs

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
questionar/interrogar


Explanation:
Sugestão.

"Interrogar" no sentido de fazer indagações. Ex.: Interrogara os filósofos/os livros em busca de um sentido.

Vinicius Guerreiro
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
começar a fazer um interrogatório cerrado


Explanation:
Sugestão.
Em PT-PT, e talvez PT-BR

o silencio que se cavava cada vez mais concavo, ouvimos uma voz de nariz entupido respondendo ao interrogatório cerrado que lhe fazia o professor de portugués, ...

Todos acham que é uma namorada e iniciam um interrogatório cerrado. Na manhã seguinte, Lao Kim chega do aeroporto com a visita misteriosa.

Example sentence(s):
  • É quase um interrogatório cerrado. São sete as perguntas a que os funcionários do Estado têm de responder antes de carregar no botão da fotocopiadora.
  • Enfrentou posteriormente um interrogatório cerrado durante uma entrevista à TV.
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 95

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
25 mins
  -> Obrigada, Teresa!

agree  Leonor Machado
1 hr
  -> Obrigada, Leonor!

agree  Marcio Costa
1 hr
  -> Obrigada, Márcio!

8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Interpelar


Explanation:
"Questionar" acredito que também sirva

Marcio Costa
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

20 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
começar a ser inquisitivo


Explanation:
"Começar a ser inquisitivo demais com um candidato", ou
"Começar a ser muito inquisitivo com um candidato".

Talvez com um advérbio para reforçar mais a sua ideia e com este verbo, consiga resolver e até adaptar-se ao contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 37 mins (2018-03-22 14:55:17 GMT)
--------------------------------------------------

Ocorreu-me agora outra possível tradução, depois de ver esta entrada:

Grilling

To interrogate someone.

"My ma was totally grilling me this morning. She found my smokes."
"Shiiiit man!"

#interrogating#grillin#bombing#give third degree#annoy
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=grilling

"Começar a bombardear (o candidato) com (muitas) perguntas".

--------------------------------------------------
Note added at 56 mins (2018-03-22 15:14:37 GMT)
--------------------------------------------------

Mais ideias, mas em espanhol, que penso que o podem ajudar mais:

Inglés Español
grilling n figurative, slang (interrogation, questioning) interrogatorio intenso loc nom m
interrogatorio exhaustivo
http://www.wordreference.com/es/translation.asp?tranword=gri...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
"Bombardear o candidato com perguntas" caiu como uma luva no meu texto.

Agradeço imensamente a todos pelas sugestões, links e discussão! Uma ótima semana a todos.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
submeter a sabatina (sabatinar)


Explanation:
https://pt.wiktionary.org/wiki/sabatinar

submeter a uma bateria de perguntas.

Deilton Reis Martins
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 day 41 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
começar inquirir...inquirindo


Explanation:
start grilling => começar inquirir...inquirindo

1. Inquirindo
Significado de Inquirindo Por Dicionário inFormal (SP) em 21-08-2014
Indagando, interrogando

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 54




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search