lose sight of the forest for the trees

Portuguese translation: verá as árvores em vez da floresta / onde se vê a árvore, não se vê a floresta / ver a parte, em vez do todo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:lose sight of the forest for the trees
Portuguese translation:verá as árvores em vez da floresta / onde se vê a árvore, não se vê a floresta / ver a parte, em vez do todo
Entered by: Ana Vozone

05:29 Sep 28, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Human Resources
English term or phrase: lose sight of the forest for the trees
With a project manager like this, you will lose sight of the forest for the trees.
Andre Damasceno
Brazil
verá as árvores em vez da floresta / onde se vê a árvore, não se vê a floresta
Explanation:
Sugestão.
Significa que, ao focarmo-nos no pormenor, podemos perder a noção do todo.
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3verá as árvores em vez da floresta / onde se vê a árvore, não se vê a floresta
Ana Vozone
4 +1você não terá uma visão geral; você se perderá nos detalhes
Matheus Chaud
5Não confundir a árvore com a floresta
Leonor Machado
4você terá uma visão parcial / atomizada e não conjuntural
Oliveira Simões
4perder a noção de conjunto
BV1
3a parte é confundida com o todo
jorges


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
verá as árvores em vez da floresta / onde se vê a árvore, não se vê a floresta


Explanation:
Sugestão.
Significa que, ao focarmo-nos no pormenor, podemos perder a noção do todo.

Ana Vozone
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 127
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jane Rezende
1 hr
  -> Obrigada, Jane!

agree  Eunice Brandão
5 hrs
  -> Obrigada, Eunice!

agree  Mariana Mouret
10 days
  -> Obrigada, Mariana!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
lose sight of the forest for the trees
você não terá uma visão geral; você se perderá nos detalhes


Explanation:
Você não terá uma visão geral
ou
Você se perderá nos detalhes
ou
Você não terá uma visão geral e se perderá nos detalhes

Não acho que o lance das florestas e das árvores seja tão comum em PT-BR - só vejo em textos traduzidos. Mas posso estar enganado ;)

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 112

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Mouret
10 days
  -> Obrigado, Mariana!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
a parte é confundida com o todo


Explanation:
confunde-se o todo com a parte

jorges
Does not meet criteria

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
perder a noção de conjunto


Explanation:
That is, "fail to realize that so many "branches" together make a forest".

https://www.urbandictionary.com/define.php?term=can't see th...

BV1
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Não confundir a árvore com a floresta


Explanation:
Não confundir a árvore com a floresta | Opinião | PÚBLICO
https://www.publico.pt/.../nao-confundir-a-arvore-com-a-flor...

Não confundir a árvore com a floresta. A propósito de ... No PISA, Portugal está pela primeira vez acima do nível médio da OCDE. No TIMSS ...

Leonor Machado
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 94

2 days 16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
você terá uma visão parcial / atomizada e não conjuntural


Explanation:
Fica aí mais uma sugestão.

Oliveira Simões
United States
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search