Peer Group

Portuguese translation: grupo de pares/grupo de iguais

15:52 Feb 12, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Human Resources
English term or phrase: Peer Group
This is a document from the HR Department regarding the Performance Assessment Policy in a Company


Employees are grouped into Peer Groups (PG). Employees in each PG should be placed in one of the five Performance Clusters relative to their peers, based on the “Performance Cluster Characteristics” (attached), then reach to a consensus message among Managers/ Supervisors, on the final rating to be considered to the calibration session.
ndengue
United Kingdom
Portuguese translation:grupo de pares/grupo de iguais
Explanation:
Em PT(pt), diz-se grupo de pares, ver:

Influência do grupo de pares e monitorização parental : diferenças entre géneros
http://repositorio.ulusiada.pt/handle/11067/281

Grupo de pares, comportamentos de risco e a saúde dos adolescentes portugueses
https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/3796

Assim, o grupo de pares (de iguais) constitui um importante apoio emocional e, simultaneamente, uma fonte de pressão para o comportamento do adolescente num período complexo e de transição como é a adolescência.
https://www.portoeditora.pt/paisealunos/para-os-alunos/notic...

Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6grupo de pares/grupo de iguais
Teresa Borges
4 +5grupo de colegas de trabalho
Matheus Chaud
4 +3Grupos de colegas no mesmo cargo/função
Mario Freitas
5grupo de colaboradores de mesmo nível hierárquico
Andrea Pilenso
5Grupo de Pares
Antonio Chagas


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
peer group
grupo de colegas de trabalho


Explanation:
Sugestão

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 116

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Thais Lombardi
3 mins
  -> Obrigado, Thais!

agree  Samuel Murari: concordo
11 mins
  -> Obrigado, Samuel!

agree  Ulisses Pasmadjian
14 mins
  -> Obrigado, Ulisses!

agree  Paulo Gasques
1 hr
  -> Obrigado, Paulo!

agree  Paulinho Fonseca
1 hr
  -> Obrigado, Paulinho!

agree  Tereza Rae
5 hrs
  -> Obrigado, Tereza!

disagree  Antonio Chagas: "colega" <> "par" Lamento, mas não tem razão; a avaliação pelos pares é um subprocesso de avaliação específico e usado em Recursos Humanos, área em que sou especialista. Saliento que só traduzo para PT/PT e que é nessa variante que o termo é utilizado.
1 day 17 hrs
  -> Bom, em Pt-Br acho estranho traduzir como "pares", pois não são necessariamente pares - são grupos (de qualquer tamanho) de pessoas com características semelhantes: https://www.ldoceonline.com/dictionary/peer-group . Ainda assim, agradeço seu comentário.

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
peer group
Grupos de colegas no mesmo cargo/função


Explanation:
"Peers" não são apenas colegas. São colegas que ocupam o mesmo cargo. Por exemplo, o gerente de marketing é um "peer" do gerente comercial ou do gerente de marketing de outra empresa ou setor, mas não é "peer" da secretária ou do diretor, apesar de ser colega de trabalho.

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 335

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ferreirac
1 hr
  -> Obrigado, Cícero!

agree  Juliane Willrich
2 hrs
  -> Obrigado, Juliane!

agree  Antonio Chagas: Os pares ocupam geralmente níveis hierárquicos equivalentes; podem também ter em comum alguma competência ou conjunto de competências (por exemplo, a equipa comercial e a equipa de assistência pós-venda são pares relativamente ao contacto com o cliente).
1 day 17 hrs
  -> Obrigado, António!

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
peer group
grupo de pares/grupo de iguais


Explanation:
Em PT(pt), diz-se grupo de pares, ver:

Influência do grupo de pares e monitorização parental : diferenças entre géneros
http://repositorio.ulusiada.pt/handle/11067/281

Grupo de pares, comportamentos de risco e a saúde dos adolescentes portugueses
https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/3796

Assim, o grupo de pares (de iguais) constitui um importante apoio emocional e, simultaneamente, uma fonte de pressão para o comportamento do adolescente num período complexo e de transição como é a adolescência.
https://www.portoeditora.pt/paisealunos/para-os-alunos/notic...



Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 212
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rosane Bujes
4 hrs
  -> Obrigada, Rosane!

agree  Rosana de Almeida: Eu concordo também.
6 hrs
  -> Obrigada, Rosana!

agree  BV1: Pares sem dúvida.
7 hrs
  -> Obrigada, BV1!

agree  Ana Vozone: Exato!
1 day 5 hrs
  -> Obrigada, Ana!

agree  Bett: sim!
1 day 7 hrs
  -> Obrigada, Bett!

agree  Antonio Chagas
1 day 16 hrs
  -> Obrigada, Antonio!

1 day 23 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
peer group
Grupo de Pares


Explanation:
Embora esta resposta já tenha sido dada por Teresa Borges, percebo que existe uma confusão semântica, principalmente nos tradutores do Brasil.
Um "par" não é apenas um grupo de dois. É também um igual. Um grupo de pares, assim, é um grupo de pessoas que partilham alguma característica. Esta plataforma - o KudoZ - é uma plataforma em que os pares se pronunciam (como, aliás, se vê pelo título de "peer comments"). Lamento que esta riqueza semântica se perca na vertente brasileira do português, mas na vertente europeia ela está bem viva e presente.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 23 hrs (2019-02-14 15:16:56 GMT)
--------------------------------------------------

https://dicionario.priberam.org/par


--------------------------------------------------
Note added at 1 day 23 hrs (2019-02-14 15:18:26 GMT)
--------------------------------------------------

A viagem à etimologia e à raiz latina também ajuda!!

exemplo: Primus Inter Pares - Primeiro entre iguais

Antonio Chagas
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

6 days   confidence: Answerer confidence 5/5
peer group
grupo de colaboradores de mesmo nível hierárquico


Explanation:
Durante muitos anos fui executiva de multinacionais que utilizavam este modelo. Os grupos de pessoas de mesmo nível hierárquico (Ex: grupo de gerentes, grupo de superintendentes) se reúnem e avaliam em conjunto todos os colaboradores do nível hierárquico imediatamente inferior. Isso evita avaliações muito duras ou paternalistas, fazendo com que o ranking de desempenho tenha um resultado mais justo.

Andrea Pilenso
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search