PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

commissioned

Portuguese translation: comissionado /contratado

10:17 Apr 22, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Human Resources / Employee\'s admin SW
English term or phrase: commissioned
...
Global Template
Pay Types
The list of values for the pay type are predefined by a fixed list. Possible values are: internship, salaried, commissioned and so on.

...

Estou com terceirizado

Agradeço desde já
Antonio Tomás Lessa do Amaral
Portuguese translation:comissionado /contratado
Explanation:
comissionado é um cargo de confiança . Encomendado.

--------------------------------------------------
Note added at 5 horas (2019-04-22 15:29:57 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.todapolitica.com/o-que-e-cargo-comissionado/
Cargo comissionado é um cargo ocupado temporariamente por uma pessoa que não faz parte do quadro de funcionários da Administração Pública, ou seja, quem não passou pela aprovação em concurso público ou outra forma de seleção. O cargo comissionado, ou cargo em comissão (assim chamado na Constituição), é uma exceção à regra de acesso aos cargos públicos.

Características
Os cargos em comissão não podem ser criados livremente, deve ser levada em consideração a real necessidade da Administração Pública na criação das vagas. Os cargos devem obrigatoriamente ser criados por uma lei específica, que determine quais as atribuições serão executadas, quais os direitos e os deveres e o valor da remuneração.
Aqui no Brasil
Segundo a CF, trata-se de um cargo de livre nomeação e exoneração. Ou seja, tanto a nomeação quanto a exoneração dependem da relação de confiança e da vontade da autoridade. A exoneração não precisa de motivação que a justifique e nem de processo administrativo, como acontece com outros cargos. Isso significa que o cargo comissionado não é efetivo, quer dizer, não há garantia de permanência no cargo.

Outra característica importante é que a Constituição definiu que esses cargos só podem existir e ser ocupados para o desempenho de funções que sejam de direção, chefia ou assessoramento.

Função de confiança
O cargo comissionado não pode ser confundido com a função de confiança. A função, também é destinada à direção, chefia ou assessoramento, mas só pode ser desempenhada por servidores que sejam titulares de cargos efetivos (aqueles aprovados em concurso público).

Direitos trabalhistas
Ainda que não seja um cargo com garantias, há alguns direitos trabalhistas que são aplicados aos cargos comissionados. Um fator determinante para ajudar a esclarecer quais os direitos devidos é saber se o órgão onde se exerce o cargo adota o regime estatutário (cargo público) ou celetista (emprego público).

Selected response from:

Gloria Teixeira
Brazil
Grading comment
Glória, grato. Revisor do cliente preferiu comissionado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3comissionado /contratado
Gloria Teixeira
4salários por comissão
Andrea Pilenso


Discussion entries: 2





  

Answers


33 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
comissionado /contratado


Explanation:
comissionado é um cargo de confiança . Encomendado.

--------------------------------------------------
Note added at 5 horas (2019-04-22 15:29:57 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.todapolitica.com/o-que-e-cargo-comissionado/
Cargo comissionado é um cargo ocupado temporariamente por uma pessoa que não faz parte do quadro de funcionários da Administração Pública, ou seja, quem não passou pela aprovação em concurso público ou outra forma de seleção. O cargo comissionado, ou cargo em comissão (assim chamado na Constituição), é uma exceção à regra de acesso aos cargos públicos.

Características
Os cargos em comissão não podem ser criados livremente, deve ser levada em consideração a real necessidade da Administração Pública na criação das vagas. Os cargos devem obrigatoriamente ser criados por uma lei específica, que determine quais as atribuições serão executadas, quais os direitos e os deveres e o valor da remuneração.
Aqui no Brasil
Segundo a CF, trata-se de um cargo de livre nomeação e exoneração. Ou seja, tanto a nomeação quanto a exoneração dependem da relação de confiança e da vontade da autoridade. A exoneração não precisa de motivação que a justifique e nem de processo administrativo, como acontece com outros cargos. Isso significa que o cargo comissionado não é efetivo, quer dizer, não há garantia de permanência no cargo.

Outra característica importante é que a Constituição definiu que esses cargos só podem existir e ser ocupados para o desempenho de funções que sejam de direção, chefia ou assessoramento.

Função de confiança
O cargo comissionado não pode ser confundido com a função de confiança. A função, também é destinada à direção, chefia ou assessoramento, mas só pode ser desempenhada por servidores que sejam titulares de cargos efetivos (aqueles aprovados em concurso público).

Direitos trabalhistas
Ainda que não seja um cargo com garantias, há alguns direitos trabalhistas que são aplicados aos cargos comissionados. Um fator determinante para ajudar a esclarecer quais os direitos devidos é saber se o órgão onde se exerce o cargo adota o regime estatutário (cargo público) ou celetista (emprego público).




    Reference: http://https://www.linguee.com.br/portugues-ingles/traducao/...
Gloria Teixeira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Glória, grato. Revisor do cliente preferiu comissionado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ferreirac
5 mins
  -> Obrigada, ferreirac !

agree  Sergio Carré
4 hrs
  -> Obrigada, Sergio!

agree  Liane Lazoski: Boa solução.
5 hrs
  -> Obrigada, Liane !

31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
salários por comissão


Explanation:
https://informativotrabalhista.jusbrasil.com.br/artigos/1819...

O termo "comissionado" é mais utilizado em cargos públicos, mas as empresas privadas também pagam funcionários através de comissão (geralmente um percentual sobre vendas ou receita gerada.

--------------------------------------------------
Note added at 4 días (2019-04-27 08:26:10 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

À disposição!

Andrea Pilenso
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 64
Notes to answerer
Asker: Andrea, grato. Revisor do cliente preferiu comossionados





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search