He who hesitates is lost

Portuguese translation: Vacilou, dançou!

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:He who hesitates is lost
Portuguese translation:Vacilou, dançou!
Entered by: rhandler

00:24 Aug 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Idioms / Maxims / Sayings
English term or phrase: He who hesitates is lost
Any suggestions please ???
Daniele Bertinato
Vacilou, dançou!
Explanation:
É como se usa no Brasil, em contexto informal, veja: 4.220 páginas em português sobre "Vacilou, dançou".

Exemplos:

BLOG DE VARIEDADES®: Vacilou, Dançou!Vacilou, Dançou! Um cara no Canadá invadiu uma loja e roubou 6 computadores, até aí tudo certo assaltos temos em toda parte do mundo, mas o interessante que ...
http://blogdevariedades.blogspot.com/2007/10/vacilou-danou.h...

Zupak Esporte Clube - ZEC: Vacilou, dançou...26 Set 2007 ... Vacilou, dançou... Deu na Globo.com. Um motivo no mínimo curioso acabou com o casamento de uma das estrelas do críquete na Austrália, ...
http://zupakesporteclube.blogspot.com/2007/09/vacilou-danou....

Grande Prêmio - O Maior Site de Automobilismo do BrasilVacilou, dançou! Andre Jung 29/10/2007 - 18:42. Marta Oliveira. Confesso que minha primeira reação foi de irritação, tanta que, de modo intempestivo, ...
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada,
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +10Vacilou, dançou!
rhandler
4 +3quem hesita perde/perde-se
Mariana Moreira
4 +2aquele que hesita está perdido
María Leonor Acevedo-Miranda
4 +2quem não arrisca, não petisca
Ana Sofia Correia
4 +2A distracção é a morte do artista
Carla Araújo
5Cochilou, o cachimbo cai.
Vidomar
4vacilou, perdeu / quem vacila, acaba perdendo
Katarina Peters
4enquanto os cães brigam, o lobo leva a ovelha
Marcelo Gonçalves


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
he who hesitates is lost
quem hesita perde/perde-se


Explanation:
uma sugestão :)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
5 hrs
  -> Jorge, obrigada

agree  Ligia Dias Costa
8 hrs
  -> Ligia, obrigada

agree  Sonia Heidemann
3 days 12 hrs
  -> Sónia, obrigada

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
he who hesitates is lost
aquele que hesita está perdido


Explanation:
hope that helps

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2008-08-19 00:29:33 GMT)
--------------------------------------------------

outra sugestão:
Quem hesita entre duas igrejas, recolhe sem ter rezado!


María Leonor Acevedo-Miranda
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernanda Rocha
2 mins

agree  Sonia Heidemann
3 days 12 hrs

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
he who hesitates is lost
enquanto os cães brigam, o lobo leva a ovelha


Explanation:
Provérbio Latim:
Enquanto os cães brigam, o lobo leva a ovelha. He who hesitates is lost. À force de choisir, on finit par se tromper. Corazón dudoso determinase poco. ...
www.psleo.com.br/prov_latinos_D.htm

Marcelo Gonçalves
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +10
he who hesitates is lost
Vacilou, dançou!


Explanation:
É como se usa no Brasil, em contexto informal, veja: 4.220 páginas em português sobre "Vacilou, dançou".

Exemplos:

BLOG DE VARIEDADES®: Vacilou, Dançou!Vacilou, Dançou! Um cara no Canadá invadiu uma loja e roubou 6 computadores, até aí tudo certo assaltos temos em toda parte do mundo, mas o interessante que ...
http://blogdevariedades.blogspot.com/2007/10/vacilou-danou.h...

Zupak Esporte Clube - ZEC: Vacilou, dançou...26 Set 2007 ... Vacilou, dançou... Deu na Globo.com. Um motivo no mínimo curioso acabou com o casamento de uma das estrelas do críquete na Austrália, ...
http://zupakesporteclube.blogspot.com/2007/09/vacilou-danou....

Grande Prêmio - O Maior Site de Automobilismo do BrasilVacilou, dançou! Andre Jung 29/10/2007 - 18:42. Marta Oliveira. Confesso que minha primeira reação foi de irritação, tanta que, de modo intempestivo, ...
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada,

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
1 min
  -> Obrigado, Humberto!

agree  Katarina Peters: se dançar é perder-se...
2 mins
  -> Obrigado, Katarina! É exatamente isso.

agree  reginakersten
1 hr
  -> Obrigado, reginakersten!

agree  Maria José Tavares (X)
7 hrs
  -> Obrigado, Maria José!

agree  Isabel Maria Almeida
8 hrs
  -> Obrigado, Isabel!

agree  Claudio Mazotti: ótima sugestão!
8 hrs
  -> Obrigado, Claudio!

agree  marco lessa (X): AAA. Jóia.
10 hrs
  -> Obrigado, marco!

agree  Lumen (X)
11 hrs
  -> Obrigado, Lumen

agree  Cristina Santos
14 hrs
  -> Obrigado, Cristina!

agree  Paula Vaz-Carreiro: There is no competition! I had never heard it but it captures the meaning very well, methinks :-)
15 hrs
  -> Thank you, Paula! It's a common expression in Brazil. : ))

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
he who hesitates is lost
vacilou, perdeu / quem vacila, acaba perdendo


Explanation:
:)

Katarina Peters
Canada
Native speaker of: Native in HungarianHungarian, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
he who hesitates is lost
Cochilou, o cachimbo cai.


Explanation:
Esta também é uma expressão bem comum. Mas tem uma nota de humor que talvez não exista em "He who hesitates is lost". A do Ralph (rhandler) também é bem-humorada. Num contexto mais sério, talvez seja melhor a tradução literal.

Vidomar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
he who hesitates is lost
quem não arrisca, não petisca


Explanation:
mais uma sugestão, para PT Europeu

Ana Sofia Correia
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  cecile alves
1 hr
  -> obrigada cecile :)

agree  Lúcia Leitão
5 hrs
  -> Obrigada Lúcia :)

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
he who hesitates is lost
A distracção é a morte do artista


Explanation:
.

Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Susana Valdez
29 mins

agree  Sonia Heidemann
3 days 3 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search