knowledge sponge

Portuguese translation: esponja de conhecimento

20:01 Oct 8, 2013
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Idioms / Maxims / Sayings
English term or phrase: knowledge sponge
Oi, colegas!

Estou fazendo uma tradux ENG into PT e tenho uma dúvida com "knowledge sponge": é um estudante que foi para uma palestra e diz que trabalhou de "knowledge sponge" para pegar muitos conhecimentos... como vocês diriam em português? obrigada pela ajuda!

Romina
Romina Eva Pérez Escorihuela
Argentina
Portuguese translation:esponja de conhecimento
Explanation:
Mauricio Barcellos Almeida - Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional (Belo Horizonte - 2006) p. 65
“esponja do conhecimento” (Knowledge sponge)
No quadrante esponja do conhecimento, considera-se que a MO é alimentada ativamente e, assim, se mantém atualizada.
http://www.inf.pucrs.br/~ontolp/downloads/Onto organizaciona...

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs (2013-10-09 03:15:10 GMT)
--------------------------------------------------

Almeida relata e classifica:
“sótão do conhecimento” (Knowledge attic) - coleta passiva/distribuição passiva.
“esponja do conhecimento” (Knowledge sponge) - coleta ativa/distribuição passiva.
“editor de conhecimento” (Knowledge Publisher) - coleta passiva/distribuição passiva.
“bomba de conhecimento” (Knowledge pump) - coleta ativa/distribuição ativa.

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2013-10-09 10:58:02 GMT)
--------------------------------------------------

Veja a utilização em mais algumas referências:

Magazine Luiza (BR)
A criatividade das crianças
A criatividade deve ser estimulada desde cedo, isso é fato. Toda criança é uma esponja de conhecimento e um poço de idéias, imaginação e criatividade.
http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/a-criatividade-da...

Catho (BR)
Raúl Candeloro: A história de um empreendedor nato
...esqueça salário, plano de carreira e essas bobagens superficiais. Transforme-se numa esponja de conhecimento. Se lhe pagarem com conhecimento e experiência, você terá feito um excelente negócio.
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/raul-...

Ciência Hoje (PT)
António Câmara: o investigador desportista
“Cheguei a um ponto que lia 75 revistas por mês, transformei-me numa esponja de conhecimento”
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49884&op=all

Forum: curiosidades do mundo VW
... uma esponja de conhecimento dos VW, um ser que os conhece a fundo...
http://momentosvw.umforum.net/t104-curiosidades-do-mundo-vw

Selected response from:

Wagner Azevedo
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1absorveu (a informação) como uma esponja
JRita
4esponja de conhecimento
Wagner Azevedo
4assimilar informação/conhecimento
Leonor Machado
4um buraco negro do conhecimento
airmailrpl
4absorvedor de conhecimento.
Francisco Jose Fernandes


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
absorvedor de conhecimento.


Explanation:
Uma simples sugestão. (Mas não poderia ser o famoso "menino esponja"?)

Francisco Jose Fernandes
Brazil
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela resposta!!


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
um buraco negro do conhecimento


Explanation:
knowledge sponge => um buraco negro do conhecimento

conhecimento generalizado - Tradução em inglês – Linguee
www.linguee.com.br/.../conhecimento generalizado.h...
O didáctico é um enredo fácil que serve de alibi a um buraco negro do conhecimento contemporâneo,

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72
Notes to answerer
Asker: Obrigada!


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
assimilar informação/conhecimento


Explanation:
Sug

Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24
Notes to answerer
Asker: Obrigada!!


13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
absorveu (a informação) como uma esponja


Explanation:
É uma expressão usada em Portugal.

JRita
Portugal
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Spiridon: yes
1 day 1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
esponja de conhecimento


Explanation:
Mauricio Barcellos Almeida - Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional (Belo Horizonte - 2006) p. 65
“esponja do conhecimento” (Knowledge sponge)
No quadrante esponja do conhecimento, considera-se que a MO é alimentada ativamente e, assim, se mantém atualizada.
http://www.inf.pucrs.br/~ontolp/downloads/Onto organizaciona...

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs (2013-10-09 03:15:10 GMT)
--------------------------------------------------

Almeida relata e classifica:
“sótão do conhecimento” (Knowledge attic) - coleta passiva/distribuição passiva.
“esponja do conhecimento” (Knowledge sponge) - coleta ativa/distribuição passiva.
“editor de conhecimento” (Knowledge Publisher) - coleta passiva/distribuição passiva.
“bomba de conhecimento” (Knowledge pump) - coleta ativa/distribuição ativa.

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2013-10-09 10:58:02 GMT)
--------------------------------------------------

Veja a utilização em mais algumas referências:

Magazine Luiza (BR)
A criatividade das crianças
A criatividade deve ser estimulada desde cedo, isso é fato. Toda criança é uma esponja de conhecimento e um poço de idéias, imaginação e criatividade.
http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/a-criatividade-da...

Catho (BR)
Raúl Candeloro: A história de um empreendedor nato
...esqueça salário, plano de carreira e essas bobagens superficiais. Transforme-se numa esponja de conhecimento. Se lhe pagarem com conhecimento e experiência, você terá feito um excelente negócio.
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/raul-...

Ciência Hoje (PT)
António Câmara: o investigador desportista
“Cheguei a um ponto que lia 75 revistas por mês, transformei-me numa esponja de conhecimento”
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49884&op=all

Forum: curiosidades do mundo VW
... uma esponja de conhecimento dos VW, um ser que os conhece a fundo...
http://momentosvw.umforum.net/t104-curiosidades-do-mundo-vw



Wagner Azevedo
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Obrigada pela resposta!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search