say what you mean and mean what you say

Portuguese translation: diga o que pensa e cumpra o que diz; fale com sinceridade e aja de acordo com seu discurso

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:say what you mean and mean what you say
Portuguese translation:diga o que pensa e cumpra o que diz; fale com sinceridade e aja de acordo com seu discurso
Entered by: Matheus Chaud

00:48 Apr 9, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Idioms / Maxims / Sayings
English term or phrase: say what you mean and mean what you say
It's important to say what you mean and mean what you say

É uma entrevista para ajudar definir a personalidade de executivos. O entrevistado deve dizer se concorda ou não com a afirmação acima.
Como traduziriam? Temos alguma expressão equivalente em Pt-Br?

Aqui tem uma discussão interessante sobre o significado da expressão:
https://www.quora.com/What-does-Say-what-you-mean-and-mean-w...

Grato!
Matheus Chaud
Brazil
diz o que pensas e pensa no que dizes / diga o que pensa e pense no que diz
Explanation:
Selected response from:

Leonor Machado
Grading comment
Agradeço a todos!
Estou escolhendo a resposta com mais agrees e a que me ajudou mais na primeira parte, embora outras contribuições também tenham sido úteis.
Mais detalhes na discussão.
Thanks!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2diz o que pensas e pensa no que dizes / diga o que pensa e pense no que diz
Leonor Machado
4 +1diga o que realmente quer dizer, sempre com convicção
Mario Freitas
4 +1(É importante) falar com propriedade e assumir o que disse
Andrea Pilenso
4 +1(é importante) dizer o que pensa e assumir o que diz.
Evelyn Petersen
4(é importante) articular os pensamentos claramente e expressa-los por meio do discurso.
Klebiano Barbosa de Souza
4fale com convicção e convença com exemplos
Vinicius Guerreiro
4fale aquilo em que acredita e acredite no que fala
Tereza Rae
3diga o que quer dizer e sem rodeios
jorges
3Seja claro e convincente
Ana Vozone
3Seja sincero e honesto
Paul Dixon


Discussion entries: 10





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fale com convicção e convença com exemplos


Explanation:
https://www.pensador.com/frase/MjUyNjE4OA/

Vinicius Guerreiro
Brazil
Native speaker of: Portuguese

57 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fale aquilo em que acredita e acredite no que fala


Explanation:
Matheus, não sei se há uma expressão equivalente em PT-BR, mas eu traduziria assim, pois creio este ser o sentido exato dessa afirmação em inglês. De acordo com a própria explicação que você forneceu, 'Always speak which you are supposed to do or believe in', portanto você deve acreditar no que fala (primeira parte), enquanto que 'Don't ever deny your given statement', ou seja, você tem que acreditar no que falou, para que suas palavras tornem-se verdadeiras (segunda parte).

Tereza Rae
Canada
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
diz o que pensas e pensa no que dizes / diga o que pensa e pense no que diz


Explanation:


Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Agradeço a todos!
Estou escolhendo a resposta com mais agrees e a que me ajudou mais na primeira parte, embora outras contribuições também tenham sido úteis.
Mais detalhes na discussão.
Thanks!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Diria antes: "não digas o que pensas, mas pensa no que dizes". Pois é, tem razão. Talvez deva retirar o "agree". Obrigada pela sua resposta.
7 hrs
  -> .... isso é outra coisa diferente

agree  Jane Rezende: Sugestão em PTBR: "É importante falar o que pensa e pensar no que fala"
7 hrs
  -> Obg Jane

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(É importante) falar com propriedade e assumir o que disse


Explanation:
Sugestão



Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
2 hrs
  -> Muito obrigada, Paulo!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(é importante) dizer o que pensa e assumir o que diz.


Explanation:
sugestão

Evelyn Petersen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Spiridon: Sim
1 hr

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
diga o que realmente quer dizer, sempre com convicção


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 36

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  David Boldrin
8 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Seja claro e convincente


Explanation:
Mais uma sugestão.

Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

12 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Seja sincero e honesto


Explanation:
Sugestão.

Paul Dixon
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

15 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
diga o que quer dizer e sem rodeios


Explanation:
diga o que tem a dizer e sem rodeios

jorges

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(é importante) articular os pensamentos claramente e expressa-los por meio do discurso.


Explanation:
Mais uma sugestão :)

Klebiano Barbosa de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search