Follow the fortune

Portuguese translation: Seguir a sorte

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Follow the fortune
Portuguese translation:Seguir a sorte

23:17 Feb 4, 2020
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2020-02-08 00:54:37 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


English to Portuguese translations [PRO]
Insurance
English term or phrase: Follow the fortune
Follow the fortune wording - parte de um contrato de resseguro
Marion Gorenstein
United States
Seguir a sorte
Explanation:
Termo uso em contrato se seguro
Cláusula seguir a sorte.

--------------------------------------------------
Note added at 13 horas (2020-02-05 12:45:08 GMT)
--------------------------------------------------

Resseguro e princípio "to follow the fortunes" - direito vigente e projetos de lei de contrato de seguro. Conforme adv. Paulo Luiz de Toledo Piza.
"Para a boa compreensão do sentido e alcance do princiipio "to follow the fortune" (literalmente seguir a sorte), segundo o qual, numa aproximação inicial, o ressegurador segue a responsabilidade do segurador. não se pode confundir seguro e resseguro."
Selected response from:

Erlinda Kofazu
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Seguir a sorte
Erlinda Kofazu
3 +1Cláusula de condições originais e erros e omissões
expressisverbis
4baseado em mero acaso
Mario Freitas


Discussion entries: 6





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
follow the fortune
baseado em mero acaso


Explanation:
texto ou premissas baseadas em mero acaso

Mario Freitas
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 103

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Cláusula de condições originais e erros e omissões


Explanation:
A cláusula "Follow the fortunes" (Cláusula de "seguir a sorte" também assim traduzido, mas que para um leitor mais leigo fica difícil entender) tem a ver com a corresponsabilidade entre segurador/ressegurador, ou seja, o ressegurador "segue a sorte" da seguradora, em relação ao risco técnico da seguradora, dentro dos limites da apólice e do contrato de resseguro, segundo o que estive a ler de fontes que encontrei.

Ver aqui uma explicação:

http://www.ibds.com.br/base/wp-content/uploads/2017/06/paulo...

E aqui encontra uma boa explicação da colega Claudia Luque Bedregal numa pergunta de EN-ES:

"Historically, the "follow-the-fortunes" clause was designed to deal with "errors and omissions," particularly in the case of inadvertent omission by the ceding company of a specific risk on a bordereau, intending to permit the ceding company to include the risk on a bordereau upon discovery of the oversight with retroactive reinsurance."
https://www.proz.com/kudoz/english-to-spanish/insurance/4724...

DESDOBRAMENTO DO PRINCÍPIO FOLLOW THE FORTUNES

• Follow the Fortunes: Cláusula de Condições Originais e Erros e Omissões. Restrição: Claims Control/Cooperation, pagamento ex-gratia.
• Follow the Settlement (follow the loss covered): Cláusula de Perdas em Excesso ao Limite da Apólice.
• Follow the Action: Cláusula de Obrigações Extracontratuais (OEC ou ECO, em inglês).
http://www.ens.edu.br/arquivos/14_03_resseguro_facultativo_m...



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-02-05 01:48:55 GMT)
--------------------------------------------------

Náo vi que já tinha selecionado uma resposta... no entanto... (são quase duas horas da manhã aqui ;))
Encontrei em glossários de seguros um termo que parece ser muito mais técnico e com origem no latim, uma vez que a linguagem dos seguros utiliza muito vocabulãrio jurídico.
A meu ver, seria uma opção mais adequada e tem o mesmo sentido do que a "triste" "sorte".

Glossário de Seguros
ÁLEA
Acaso, evento, sorte sobre um fato futuro e incerto. A álea é uma das principais características do seguro. Sem ela não há seguro.
http://peralseg.com.br/glossario-de-seguros/

Se pesquisar "partilha da álea" vai encontrar várias ocorrências.
Para terminar, "sorte" significa o "risco" que pode existir em contratos nesta área.



expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
7 hrs
  -> Obrigada Teresa.

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
follow the fortune
Seguir a sorte


Explanation:
Termo uso em contrato se seguro
Cláusula seguir a sorte.

--------------------------------------------------
Note added at 13 horas (2020-02-05 12:45:08 GMT)
--------------------------------------------------

Resseguro e princípio "to follow the fortunes" - direito vigente e projetos de lei de contrato de seguro. Conforme adv. Paulo Luiz de Toledo Piza.
"Para a boa compreensão do sentido e alcance do princiipio "to follow the fortune" (literalmente seguir a sorte), segundo o qual, numa aproximação inicial, o ressegurador segue a responsabilidade do segurador. não se pode confundir seguro e resseguro."

Erlinda Kofazu
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada!
Notes to answerer
Asker: Oi Erlinda, obrigada! Vc tem um glossário de resseguro? Eu não trabalho com isso, mas estou com um projeto com várias expressões de resseguro dentro. Obrigada!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Renata Pochini Pereira: "Os contratos de resseguro estabelecem, cada um deles, a “cláusula de seguir a sorte”, geralmente conhecida como follow the fortune." https://www.tudosobreseguros.org.br/aconteceu-um-sinistro-2/
30 mins




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search