empowering Protocol

Portuguese translation: protocolo facultativo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:empowering Protocol
Portuguese translation:protocolo facultativo
Entered by: Sandra B.

16:26 Feb 2, 2009
English to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - International Org/Dev/Coop
English term or phrase: empowering Protocol
the International Pact on Civil and Political Rights and its empowering Protocol
Sandra B.
Portugal
protocolo facultativo
Explanation:
Creio que é isto!

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2009-02-02 16:43:09 GMT)
--------------------------------------------------

O tempo que demorei a pesquisar e a inserir a sugestão, foi o tempo da Teresa e da Sanda terem tido a discussão acima. Peço desculpa, não pretendia "passar-lhes por cima".

Sugiro esta resposta (facultativo) pois creio que o protocolo "faculta" determinados direitos ou poderes.
Selected response from:

Diana Tarré
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1protocolo facultativo
Diana Tarré
4protocolo de emancipação/de pleno exercício da cidadania/de delegação de poderes
Cintia Galbo
4protocolo potestativo
rhandler
4Protocolo delegado (por delegação)
Marcos Antonio
4protocolo de empossamento/capacitação/implementação/habilitação
Artur Jorge Martins
4protocolo fortalecedor
Leniel Maccaferri
1que concede mais poder
José Henrique Moreira


Discussion entries: 11





  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
empowering protocol
protocolo fortalecedor


Explanation:
protocolo fortalecedor

Leniel Maccaferri
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
empowering protocol
protocolo facultativo


Explanation:
Creio que é isto!

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2009-02-02 16:43:09 GMT)
--------------------------------------------------

O tempo que demorei a pesquisar e a inserir a sugestão, foi o tempo da Teresa e da Sanda terem tido a discussão acima. Peço desculpa, não pretendia "passar-lhes por cima".

Sugiro esta resposta (facultativo) pois creio que o protocolo "faculta" determinados direitos ou poderes.

Example sentence(s):
  • "Protocolo Facultativo referente ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos"

    Reference: http://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/onu/textos_onu/protocol...
Diana Tarré
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 6

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis
1 hr

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
empower protocol
Protocolo delegado (por delegação)


Explanation:
Sug.


- empower ( Michaellis)
(vt) 1 autorizar, dar poderes ou procuração. 2 fig capacitar, permitir, habilitar.


(KudoZ) English to Portuguese translation of Empowering : delegar [Psychology].
www.proz.com/kudoz/english_to_portuguese/psychology/2731034... - 70k - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

4 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
empowering protocol
que concede mais poder


Explanation:
Pode ser algo como "que concede mais poder aos cidadãos, concedendo-lhes direitos"

José Henrique Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
empowering protocol
protocolo potestativo


Explanation:
Potestativo, que o Houaiss assim define: (Rubrica: termo jurídico)
cujo implemento depende da vontade de uma das partes (diz-se de condição contratual).

Trata-se, portanto, de protocolo que pode ou não ser implementado, mas que fica adrede autorizado.

Não encontrei exemplos em português, somente em espanhol:

Boletín Mexicano de Derecho Comparado
... y algunos también su Protocolo Potestativo sobre el sometimiento a las recomendaciones de la Comisión de Derechos Humanos de las propias Naciones Unidas ...
www.juridicas.unam.mx/publica/rev/boletin/cont/111/art/art2...

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

1 day 3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
empowering protocol
protocolo de emancipação/de pleno exercício da cidadania/de delegação de poderes


Explanation:
São opções. Veja o que se encaixa melhor no contexto geral. Boa sorte!

Cintia Galbo
Works in field

1 day 6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
empowering protocol
protocolo de empossamento/capacitação/implementação/habilitação


Explanation:
Sugestão.

Artur Jorge Martins
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search