Couture

Portuguese translation: costura, confecção, couture, haute couture, alta costura

15:19 Jan 3, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Journalism
English term or phrase: Couture
Gostaria de alguma ajuda para obter melhor entendimento da palavra 'couture' em inglês e como sugeriria para uma transferência em português.

Obrigada,

Andreia
Andi Liberty
Portuguese translation:costura, confecção, couture, haute couture, alta costura
Explanation:
Sem mais contexto...

costura, confecção;
maison de couture casa de confecção;
travailler dans la couture trabalhar na costura;
haute couture alta costura
Selected response from:

Edna Almeida
Ireland
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3costura, confecção, couture, haute couture, alta costura
Edna Almeida
4moda de grife/assinada por estilistas/ de marca/designer
Paula Borges
3 +1moda
Elcio Gomes
5 -1alta costura
Nadia Morais


Discussion entries: 5





  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
couture
costura, confecção, couture, haute couture, alta costura


Explanation:
Sem mais contexto...

costura, confecção;
maison de couture casa de confecção;
travailler dans la couture trabalhar na costura;
haute couture alta costura

Edna Almeida
Ireland
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lais Leite: Concordo: "haute couture" é que é 'alta costura'. Precisa de mais contexto p/ saber de que 'couture' se trata.
29 mins

agree  sflor (X): Concordo com a tradução "costura" para a palavra francesa "couture"... se a traduzimos por "alta costura" então como será que traduzimos "haute couture"? Um pouco mais de contexto ajudaria.
35 mins

agree  Isabelle17
50 mins

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
couture
moda


Explanation:
"couture => The business of designing, making, and selling highly fashionable, usually custom-made clothing for women."

(Pode ser uma boa tradução, dependendo do contexto.)


    Reference: http://www.thefreedictionary.com/couture
Elcio Gomes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  sflor (X): Também concordo. Aliás, o que seria da "moda" (costura) sem uma "modista" (costureira). Aguardemos mais "info" se a houver...
3 hrs

40 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
couture
alta costura


Explanation:
A criação de modelos de roupa exclusivos e feitos à mão, com materiais de luxo e a preços altos (ex. Chanel, Lagerfeld, etc.)

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2012-01-03 21:48:34 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.belfasttelegraph.co.uk/woman/fashion-beauty/madon...

http://sfluxe.com/2011/12/28/daphne-guinness-couture-wardrob...

http://www.irishtimes.com/newspaper/breaking/2011/1215/break...

http://www.stylebistro.com/Fashion Forum/articles/rEl5ekXGar...

http://www.stuff.co.nz/life-style/fashion/6172037/Catherine-...

Nadia Morais
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: 9


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Lais Leite: 'alta costure' é HAUTE couture, o q não foi pedido pelo "asker"
5 mins
  -> Não concordo. Na pergunta, o contexto é "jornalismo" e já há muito que a palavra 'couture' foi adoptada como representando a própria 'haute couture'. Basta olhar para blogues de moda, sites ligados a casas de moda, etc. Acrescentei alguns sites como ex.

disagree  sflor (X): Desculpe Nadia, mas a verdade é que "alta costura" será "haute couture". No entanto, repito-me, mais alguma informação da parte da pessoa que colocou a pergunta seria bom para "ajustarmos" de melhor maneira a tradução.
15 mins
  -> Novamente, discordo. Como disse acima, nos círculos das publicações de moda (refere-se que o contexto é jornalismo), há muito que 'haute couture' foi "reduzida" a couture. Acrescentei exemplos de sites na resposta.

agree  Paula Borges: muitas revistas de moda americanas e inglesas utilizam o termo "couture" simplesmente como redução de "haute couture".
19 hrs

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
couture
moda de grife/assinada por estilistas/ de marca/designer


Explanation:
Como termos utilizados no Brasil por revistas de moda.



Paula Borges
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search