soft power shift

Portuguese translation: troca de influência

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:soft power shift
Portuguese translation:troca de influência
Entered by: Lilian Magalhães

22:27 Feb 21, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Journalism / notícia
English term or phrase: soft power shift
Duration: 17 minutes and 55 seconds
Country: United States
Language: English
License: CC - Attribution Non-commercial No Derivatives
Genre: None
Producer: TEDTalks
Director: TED.com
Views: 260 (17 embedded)
Posted by: tedtalks on 27/10/2010

Historian and diplomat Joseph Nye gives us the 30,000-foot view of the shifts in power between China and the US, and the global implications as economic, political and "soft" power shifts and moves around the globe.
Lilian Magalhães
Brazil
troca de influência
Explanation:
A influência a nível global dos EUA tem vindo a perder terreno para a China.
A política externa da China (especialmente para a África) tem sido caraterizada por uma crescente influência económica, mercê dos altos excendentes e da consequente disponibilidade financeira - mesmo em relação aos EUA, cuja economia tem a China como principal credora de dívida externa. Esta alteração de forças tem tido uma aceitação resignada do ocidente, pois tanto os EUA como a UE apreciam muito a capacidade chinesa de comprar dívida externa.
Há por isso uma grande diferença entre as alterações de influência que se verificam agora com as que se verificavam durante a guerra fria.
Aqui fica a minha modesta contribuição
Selected response from:

Andre Ramos
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2o poder econômico, político e de persuasão/influência altera-se
Martin Riordan
4 +1mudanças graduais (ou suaves) nas relações de poder
Salvador Scofano and Gry Midttun
5poder suave
Sheryle Oliver
4troca de influência
Andre Ramos
4leve balança do poder
sflor (X)
3mudança de poder suave
Roberto Bittencourt


Discussion entries: 8





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
leve balança do poder


Explanation:
Acho que é isso, está a referir-se ao poderio, domínio ou controlo dessas nações... as "leves" balanças do poder.


    Reference: http://dictionary.reverso.net/english-definition/power%20shi...
sflor (X)
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
poder suave


Explanation:
Soft power is a term: Joseph Nye coined the term "soft power" in the late 1980s...Soft power lies in the ability to attract and persuade. Whereas hard power—the ability to coerce—grows out of a country's military or economic might, soft power arises from the attractiveness of a country's culture, political ideals, and policies.

In Brazilian writings, the term is often left in English. When not, it is generally translated literally as /poder suave/: Está claro que o Brasil se tornou um jogador intrigante no cenário ... da música ao futebol, o mundo está aberto ao poder suave do Brasil.

...conforme o poder econômico e político, bem como o poder suave, transforma-se...


    Reference: http://www.publicaffairsbooks.com/publicaffairsbooks-cgi-bin...
    Reference: http://oglobo.globo.com/.../brasil-jogador-intrigante-na-...
Sheryle Oliver
Brazil
Works in field
Native speaker of: English

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mudança de poder suave


Explanation:
ou: suave mudança de poder

Roberto Bittencourt
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
mudanças graduais (ou suaves) nas relações de poder


Explanation:
As relações de poder estão mudando gradualmente (suavemente)

oglobo.globo.com/.../china-paises-arabes-planejam-eliminar-dolar-do...
6 out. 2009 – ... render uma "guerra econômica entre EUA e China sobre o petróleo ... o reconhecimento de mudanças nas relações de poder econômico', ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sílvia Martins
4 hrs
  -> Obrigado. Tenha um bom dia.

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
troca de influência


Explanation:
A influência a nível global dos EUA tem vindo a perder terreno para a China.
A política externa da China (especialmente para a África) tem sido caraterizada por uma crescente influência económica, mercê dos altos excendentes e da consequente disponibilidade financeira - mesmo em relação aos EUA, cuja economia tem a China como principal credora de dívida externa. Esta alteração de forças tem tido uma aceitação resignada do ocidente, pois tanto os EUA como a UE apreciam muito a capacidade chinesa de comprar dívida externa.
Há por isso uma grande diferença entre as alterações de influência que se verificam agora com as que se verificavam durante a guerra fria.
Aqui fica a minha modesta contribuição

Andre Ramos
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
thanks

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
economic, political and "soft" power shifts
o poder econômico, político e de persuasão/influência altera-se


Explanation:
"soft" power é o poder de persuasão ou de influência, que não usa força ou ameaças.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2012-02-22 10:44:21 GMT)
--------------------------------------------------

"... o poder...altera-se e desloca-se ao redor do mundo." Ou seja, o equilíbrio de poder muda e também o poder se desloca entre países (dos EUA à China principalmente!).

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2012-02-22 12:38:12 GMT)
--------------------------------------------------

Com o link que achei e coloquei no Discussion Entry, sugiro que, em vez de "persuasão/influência", poderia ser usado o termo "atração", seguindo as próprias palavras do Sr. Nye.

Example sentence(s):
  • Soft power is the ability to obtain what one wants through co-option and attraction.

    Reference: http://en.wikipedia.org/wiki/Soft_power
Martin Riordan
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ghostwriter-BR: Depois dessa, devo admitir que se trata do famoso "bico-doce"
10 hrs
  -> Obrigado, ghostwriter!

agree  Diana Coada: The first time ''shift'' it is used as a noun, the second time as a verb. The asker should change the question: was it meant to be about ''soft power'' or about the ''shift'' issue?
13 hrs
  -> Thanks, Diane! Yes, the asker removed the "s" which was confusing if it was about the second instance.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search