MCs

Portuguese translation: Mestres de cerimónia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:MCs
Portuguese translation:Mestres de cerimónia
Entered by: Teresa Borges

13:17 Jun 9, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s) / Performance contract
English term or phrase: MCs
No additional artists of any kind are allowed to perform alongside XXXX, including but not limited to MCs, percussionists, singers, etc., unless prior written consent is given by artist to purchaser.

Não sei o que significa este MC, será mestre de cerimónias?
Teresa Borges
Portugal
Mestres de cerimônia (MCs)
Explanation:
https://minutodosaber.com/2013/10/o-que-significa-mc-e-dj/

"MC
O acrônimo MC deriva da palavra em inglês Masters of Ceremony, que em português significa Mestre de Cerimônias. E pelo nome podemos perceber que um MC (pronuncia-se emici) não é apenas aquele que canta funk, é na verdade, qualquer artista que comanda um evento. Pode ser um apresentador de um evento, que não precisa necessariamente ser um evento musical, ou mesmo um cantor de qualquer estilo, incluindo o funk. O trabalho do MC é falar com a plateia em geral, fazendo com que o evento mantenha um movimento."

" No Brasil MC tornou-se sinônimo de cantor de funk, porém existem muitos outros MCs que não usam a sigla, eles preferem ser conhecidos apenas como mestre de cerimônia. Esse é o apresentador de um evento, que tem a função de entreter um público. Não necessariamente um cantor ao fazer um show é um MC, se ele não interagir com um público, é apenas um cantor. E para você saber, até o Oscar tem os MCs."

https://www.significados.com.br/mc/

"MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônias, que se pronuncia "eme ci". Um MC pode ser um artista que atua no âmbito musical ou pode ser o apresentador de um determinado evento que não está necessariamente ligado a uma manifestação musical."



--------------------------------------------------
Note added at 36 minutos (2019-06-09 13:53:51 GMT)
--------------------------------------------------

Sim, por isso deixei entre parênteses, é Mestre de Cerimônia mesmo. Boa sorte na tradução!

--------------------------------------------------
Note added at 2 días 8 horas (2019-06-11 21:37:25 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Muito obrigada, Teresa!
Selected response from:

Andrea Pilenso
Brazil
Grading comment
Obrigada, Andrea! Optei por escrever por extenso mestres de cerimónia em PT(pt).
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4MCs
ferreirac
4 +4Mestres de cerimônia (MCs)
Andrea Pilenso
4MCs (Mestres de Cerimônias)
Pedro Carlos de Oliveira dos Santos
4 -1rappers
Oliver Simões


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
mcs
MCs


Explanation:
Vide: http://www.rapdict.org/Mc

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2019-06-09 13:25:45 GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil estes artistas são conhecidos como MC mesmo, seguindo de seus nomes, como MC Pedrinho, MC Carol, etc.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 105
Notes to answerer
Asker: Obrigada, Cícero, mas em PT(pt), MC não tem significado por isso mesmo eu perguntei.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Cristina Felix de Sousa
1 hr
  -> Obrigado!

agree  Maria da Glória
2 hrs
  -> Obrigado!

agree  Juliana Costa
11 hrs
  -> Obrigado!

agree  ulissescarvalho
2 days 7 hrs
  -> Obrigado!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
MCs (Mestres de Cerimônias)


Explanation:
Segundo o dicionário Collins master of ceremonies (MC) tem este sentido:

N-COUNT a person who presides over a public ceremony, formal dinner, or entertainment, introducingthe events, performers, etc

Abbreviation: MC
(Fonte: https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english/mast...

Ou seja a definição de MC deles não tem nada a ver com os cantores de funk no Brasil, para eles MCs são as pessoas que organizam e presidem a festa anunciando os cantores e etc.
O termo em português (BR) para isto é:
“Mestre de Cerimônias”.
O termo em português (PT) para isto é:
“Mestre de Cerimónias”.
(Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mestre_de_cerimônias?wprov=s...

Espero que tenha o ajudado.

Example sentence(s):
  • A master of ceremonies, abbreviated MC, is the official host of a ceremony, staged event or similar performance.

    Reference: http://https://en.m.wikipedia.org/wiki/Master_of_ceremonies?...
Pedro Carlos de Oliveira dos Santos
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
rappers


Explanation:
Segundo este artigo da Wikipédia, o significado da abreviatura MC evoluiu com o tempo. Penso que, dado o atual contexto, não é possível determinar com precisão o que significa. Deixo aqui mais uma sugestão. De qualquer forma, sugiro consultar o cliente para um pedido de esclarecimentos.

"In the late 1970s, the term Emcee, MC or M.C.[99] became an alternative title for a rapper, and for their role within hip-hop music and culture. An MC uses rhyming verses, pre-written or ad lib ('freestyled'), to introduce the DJ with whom they work, to keep the crowd entertained or to glorify themselves. As hip hop progressed, the title MC acquired backronyms such as 'mike chanter'[100] 'microphone controller', 'microphone checker', 'music commentator', and one who 'moves the crowd'. A recent neologistic acronym, gaining use, is 'mentor to child'.[citation needed] Some use this word interchangeably with the term rapper, while for others the term denotes a superior level of skill and connection to the wider culture. (emphasis added) (...)
Uncertainty over the acronym's expansion may be considered evidence for its ubiquity: the full term "Master of Ceremonies" is very rarely used in the hip-hop scene. "
https://en.wikipedia.org/wiki/Rapping#Emcees

PS: Parece-me que "rappers" casa bem com a categoria "artistas" (artists), mencionada no texto original.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2019-06-09 16:44:00 GMT)
--------------------------------------------------

Citação Adicional:
Rapping (or rhyming, spitting,[1] emceeing,[2] MCing[2][3]) is a musical form of vocal delivery that incorporates "rhyme, rhythmic speech, and street vernacular",[4] which is performed or chanted in a variety of ways, usually over a backing beat or musical accompaniment.[4] The components of rap include "content" (what is being said), "flow" (rhythm, rhyme), and "delivery" (cadence, tone)
https://en.wikipedia.org/wiki/Rapping

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2019-06-09 16:52:20 GMT)
--------------------------------------------------

Considerando-se que "MCing" é uma apresentação vocal que, entre outras coisas, incorpora a "fala rítmica", penso que "rapper" faz todo sentido no atual contexto, em contraste com "singers" (cantores), que também aparece no texto-fonte. Ambos, além dos "percussionistas", são exemplos de artistas / músicos.

Oliver Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 52

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: Fui MC na minha juventude, afirmo com toda certeza que rappers e MCs são coisas diferentes. Eles tem conhecimentos diferentes, funções diferentes e objetivos de vida diferentes. ALGUNS aspectos se sobrepõem, mas é um erro grosseiro confundir um com o outr
2 days 4 hrs
  -> Não é o que diz o artigo citado. Os dois termos podem ser usados alternadamente. Você não leu o artigo? Novamente, ignorou (ou não entendeu) os argumentos que apresentei.

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
mcs
Mestres de cerimônia (MCs)


Explanation:
https://minutodosaber.com/2013/10/o-que-significa-mc-e-dj/

"MC
O acrônimo MC deriva da palavra em inglês Masters of Ceremony, que em português significa Mestre de Cerimônias. E pelo nome podemos perceber que um MC (pronuncia-se emici) não é apenas aquele que canta funk, é na verdade, qualquer artista que comanda um evento. Pode ser um apresentador de um evento, que não precisa necessariamente ser um evento musical, ou mesmo um cantor de qualquer estilo, incluindo o funk. O trabalho do MC é falar com a plateia em geral, fazendo com que o evento mantenha um movimento."

" No Brasil MC tornou-se sinônimo de cantor de funk, porém existem muitos outros MCs que não usam a sigla, eles preferem ser conhecidos apenas como mestre de cerimônia. Esse é o apresentador de um evento, que tem a função de entreter um público. Não necessariamente um cantor ao fazer um show é um MC, se ele não interagir com um público, é apenas um cantor. E para você saber, até o Oscar tem os MCs."

https://www.significados.com.br/mc/

"MC é um acrônimo de Mestre de Cerimônias, que se pronuncia "eme ci". Um MC pode ser um artista que atua no âmbito musical ou pode ser o apresentador de um determinado evento que não está necessariamente ligado a uma manifestação musical."



--------------------------------------------------
Note added at 36 minutos (2019-06-09 13:53:51 GMT)
--------------------------------------------------

Sim, por isso deixei entre parênteses, é Mestre de Cerimônia mesmo. Boa sorte na tradução!

--------------------------------------------------
Note added at 2 días 8 horas (2019-06-11 21:37:25 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Muito obrigada, Teresa!

Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43
Grading comment
Obrigada, Andrea! Optei por escrever por extenso mestres de cerimónia em PT(pt).
Notes to answerer
Asker: Obrogada! O meu problema é que em PT(pt) não se usa MC por isso vou ter de escrever por extenso.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Cristina Felix de Sousa
57 mins
  -> Muito obrigada Teresa!

agree  Teresa Freixinho
10 hrs
  -> Muito obrigada, Teresa!

agree  Antonio Chagas
1 day 19 hrs
  -> Muito obrigada, Antonio!

agree  ulissescarvalho
2 days 7 hrs
  -> Muito obrigada, Ulisses!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search