International Translation Day 2018

Join ProZ.com/TV for a FREE event September 25-26th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation

International Arbiter

Portuguese translation: Árbitro Internacional

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:International Arbiter
Portuguese translation:Árbitro Internacional
Entered by: Vanda Sousa

13:09 Oct 20, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Law: Contract(s)
English term or phrase: International Arbiter
"this shall be submitted to an International Arbiter", poderei dizer Instância Internacional em PT (pt)?
Vanda Sousa
Portugal
Árbitro Internacional
Explanation:
Eu diria assim.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-20 13:28:25 (GMT)
--------------------------------------------------

GDDC | Cooperação Internacional: Matéria Penal: União Europeia ... -
... pelos Estados membros a qualquer organização internacional ou governamental ... será
dirimida por um tribunal composto por três ... Cada parte nomeará um árbitro. ...
www.gddc.pt/cooperacao/materia-penal/ textos-mpenal/ue/rar-54-1999.html

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola -
... dias seguintes à nomeação dos dois árbitros, qualquer das partes pode pedir a nomeação
de um árbitro ao presidente do Tribunal Internacional de Justiça ...
www.fd.uc.pt/CI/CEE/OI/FIDA/FIDA.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-20 14:56:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Arbitrator = Arbiter =

1 : a person with power to decide a dispute : JUDGE
2 : a person or agency having the power of deciding

--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-20 15:02:08 (GMT)
--------------------------------------------------

arbitragem internacional = International Arbitration


The London Court of International Arbitration
... The Arbitrage International en Matière de Commerce et d’Industrie (ARICI) in Geneva
may be accessed at: http://is.eunet.ch/geneva.intl/gi/egi/egil16.htm. ...
www.lcia-arbitration.com/links


WWW.IAIPARIS.COM
... The International Arbitration Institute (IAI) has launched a new series of publications
on international arbitration, with a first volume dedicated to the ...
www.iaiparis.com/


International Arbitration
International Arbitration It is also possible for companies who do business with
foreign companies to incorporate the arbitration clause in all contracts. ...
www.nai-nl.org/english/internationaal1.html
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Obrigada António, e obrigada a todos pela colaboração. Espero que não tenham ficado cansados com o debate! E principalmente que não tenha dado uma dor de cabeça à Maria Leonor. Abraços pela busca exaustiva e tentativa para encontrar o termo mais correcto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2arbitragem internacional
lenapires
5mediador internacional
Paulo Celestino Guimaraes
4 +1Árbitro Internacional
António Ribeiro


Discussion entries: 16





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
international arbiter
Árbitro Internacional


Explanation:
Eu diria assim.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-20 13:28:25 (GMT)
--------------------------------------------------

GDDC | Cooperação Internacional: Matéria Penal: União Europeia ... -
... pelos Estados membros a qualquer organização internacional ou governamental ... será
dirimida por um tribunal composto por três ... Cada parte nomeará um árbitro. ...
www.gddc.pt/cooperacao/materia-penal/ textos-mpenal/ue/rar-54-1999.html

Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola -
... dias seguintes à nomeação dos dois árbitros, qualquer das partes pode pedir a nomeação
de um árbitro ao presidente do Tribunal Internacional de Justiça ...
www.fd.uc.pt/CI/CEE/OI/FIDA/FIDA.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-20 14:56:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Arbitrator = Arbiter =

1 : a person with power to decide a dispute : JUDGE
2 : a person or agency having the power of deciding

--------------------------------------------------
Note added at 2004-10-20 15:02:08 (GMT)
--------------------------------------------------

arbitragem internacional = International Arbitration


The London Court of International Arbitration
... The Arbitrage International en Matière de Commerce et d’Industrie (ARICI) in Geneva
may be accessed at: http://is.eunet.ch/geneva.intl/gi/egi/egil16.htm. ...
www.lcia-arbitration.com/links


WWW.IAIPARIS.COM
... The International Arbitration Institute (IAI) has launched a new series of publications
on international arbitration, with a first volume dedicated to the ...
www.iaiparis.com/


International Arbitration
International Arbitration It is also possible for companies who do business with
foreign companies to incorporate the arbitration clause in all contracts. ...
www.nai-nl.org/english/internationaal1.html

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 153
Grading comment
Obrigada António, e obrigada a todos pela colaboração. Espero que não tenham ficado cansados com o debate! E principalmente que não tenha dado uma dor de cabeça à Maria Leonor. Abraços pela busca exaustiva e tentativa para encontrar o termo mais correcto.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
2 mins

disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: A um arbitro não me parece ser correcto! De que Tribunal? É preciso ser mais concreto. Esse termo usa-se para DESPORTO. Mais contexto também seria bom.
4 mins
  -> Não podemos todos concordar com tudo!!! Desculpe-me discordar consigo mas, o termo "árbitro" não é exclusivo do desporto.

agree  reginalobo: arbitrer - A person chosen to settle the issue between parties engaged in a dispute.
28 mins
  -> Evidentemente. Obrigado.

29 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
international arbiter
arbitragem internacional


Explanation:

É o mais correcto. Veja estes exemplos:

ARBITRAGEM INTERNACIONAL


A arbitragem internacional como sistema de solução privada de controvérsias. ... A arbitragem
internacional como sistema de solução privada de controvérsias . ...
www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=3260 - 41k - 18 Out 2004 - Em cache - Páginas Semelhantes

MCA envolvida na criação do primeiro Centro de Arbitragem ...
Advogados, Advogados MCA envolvida na criação do primeiro Centro de Arbitragem
Internacional Filipa Ambrósio de Sousa. O primeiro ...
www.diarioeconomico.com/ edicion/noticia/0,2458,537079,00.html - 39k - Em cache - Páginas Semelhantes

A Arbitragem Doméstica e Arbitragem Internacional - Selma ...
A Arbitragem Doméstica e Arbitragem Internacional *. Selma Ferreira Lemes. ... LEMES,
Selma Ferreira. A arbitragem doméstica e arbitragem internacional. ...
www.mundojuridico.adv.br/ html/artigos/documentos/texto603.htm - 16k - Em cache - Páginas Semelhantes

.: Cursos LEX Editora :.
... Arbitragem - Apontamentos sobre Arbitragem Internacional e Nacional. ... 3. A Arbitragem
Internacional : Análise dos principais tratados sob o âmbito do Mercosul. ...
cursos.lex.com.br/treinamento/ default.asp?m=3&cursoid=366 - 50k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] Regras de Arbitragem Internacional
Formato de arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
Regras de Arbitragem Internacional. ... Estas Regras de Arbitragem Internacional foram
desenvolvidas para incentivar um maior uso de tais serviços. ...
www.cacb.org.br/mediacao_arbitragem/regras_intl/ Regras%20de%20Arbitragem%20Internacional%20da%20AAA.doc - Páginas Semelhantes






--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 8 mins (2004-10-20 14:18:20 GMT)
--------------------------------------------------

Para todos os gostos aqui ficam alguns sites em português de Portugal:Livraria virtual Byblos.Arte@Net
... história. biogra... literatura. linguística. filolo... matemáticas. ciências nat...
produtos multimédia religião. Títulos de: Arbitragem Internacional, ...
www.byblos.pt/Byblos/titulos.asp?id=341. 6&nome=Arbitragem+Internacional&tipo=livros_assunto - 43k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] REGULAMENTOS E ESTATUTOS
Formato de arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... da decisão arbitral. Capítulo VII. Da arbitragem internacional. ARTIGO 32.º.
(Conceito de arbitragem internacional). Entende-se por ...
www.port-chambers.com/pdf/ArbitragemVoluntria.doc - Páginas Semelhantes

OA - Lei da Arbitragem Voluntária
... Capítulo VII Da arbitragem internacional Artigo 32.º (Conceito de arbitragem
internacional) Entende-se por arbitragem internacional a que põe em jogo ...
www.oa.pt/genericos/detalheArtigo. asp?idc=9&scid=1240 - 38k - Em cache - Páginas Semelhantes

Parecer da Procuradoria Geral da República - Ministério da ...
... Descritores: ARBITRAGEM ARBITRAGEM VOLUNTARIA ARBITRAGEM INTERNACIONAL RECONHECIMENTO
EXECUÇÃO DE DECISÃO ARBITRAL CONVENÇÃO INTERNACIONAL TRIBUNAL ...
www.dgsi.pt/pgrp.nsf/0/ 0ccd24e471a5d7a58025661700417145?OpenDocument - 12k - Em cache - Páginas Semelhantes

Parecer da Procuradoria Geral da República - Ministério da ...
... Descritores: ARBITRAGEM INTERNACIONAL ARBITRAGEM COMERCIAL INTERNACIONAL SENTENÇA
ARBITRAL ESTRANGEIRA RECONHECIMENTO DE SENTENÇA ESTRANGEIRA EXECUÇÃO DE ...
www.dgsi.pt/pgrp.nsf/0/ cd67447e068d5645802566170041c502?OpenDocument - 10k - Em cache - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.dgsi.pt ]

[PDF] FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... 19. DECISÃO ARBITRAL (8/4/2005). 20. ARBITRAGEM INTERNACIONAL (15/04/2005).
21. ARBITRAGEM INSTITUCIONALIZADA (22/04/2005). 22. ...
www.fd.ul.pt/cursos/pgrad/pgrad04-05/ comerc_intern/docs/Comer_Intern-programa.pdf - 18 Out 2004 - Páginas Semelhantes





--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 11 mins (2004-10-20 14:21:05 GMT)
--------------------------------------------------

Sugestão de tradução:

\"... poderia ficar sujeito(a) a (uma) arbitragem internacional\".

Espero que ajude...

lenapires
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 102

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire: Estava a traduzir mesmo assim, mas entretanto o computador desligou e a minha sugestão não chegou a seguir. É isso mesmo, Lena!
4 mins
  -> Obrigado Jorge. É a minha área, mal seria se eu não soubesse... aqui no serviço davam-me um tiro. ;-)

neutral  António Ribeiro: "arbitragem internacional" é um termo correcto mas, não creio que seja apropriado para o contexto - International ""Arbiter"".
27 mins

neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: Caramba, é isto mesmo. Subtilezas da Língua... Mas Lena, olhe que a requerente quer Pt-Pt (só por causa dos sites). Mas ....continuo na minha!
28 mins
  -> Já coloquei em Pt-pt... é só escolher!

agree  SCosta: Árbitro: Arbitrator. Mas neste contexto só pode ser, a meu ver, Arbitragem Internacional. Colega Lena, pelas minhas bandas também costumo lidar com este tipo de cláusulas.
1 hr

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
international arbiter
mediador internacional


Explanation:
Mediador internacional, segundo a ONU.
http://64.233.161.104/search?q=cache:Frny8DeVdkgJ:www.onu-br...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 42 mins (2004-10-20 14:52:03 GMT)
--------------------------------------------------

Para ajudar a resolver as disputas internacionais, sua função é servir de intermediário entre os lados divergentes e de propor acordos ou ações específicas, já que é visto como imparcial.


    Reference: http://www.onu-brasil.org.br/conheca_faq.php
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search