PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

Pretrial Decision

Portuguese translation: Decisão saneadora ou despacho saneador

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Pretrial Decision
Portuguese translation:Decisão saneadora ou despacho saneador
Entered by: Irene Berlin

11:34 Feb 26, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Litigation
English term or phrase: Pretrial Decision
Prezados Colegas,

Gostaria de saber a melhor tradução para PRETRIAL DECISION no seguinte contexto:

"On March 12, 1998, the Judge issued a PRETRIAL DECISION, but with the same content as the one issued in February, 1998."

Encontrei PRETRIAL ORDER, que é o despacho saneador, mas não sei se tem o mesmo significado de PRETRIAL DECISION.

Também encontrei uma resposta no Proz, em espanhol, no seguinte link:

https://www.proz.com/kudoz/english-to-spanish/law-patents-tr...

Desde já agradeço-lhes a valiosÍssima ajuda!! Abraço cordial.
Irene Berlin
Decisão saneadora ou despacho saneador
Explanation:
É como costumo traduzir.
Selected response from:

Jorge Rodrigues
Brazil
Grading comment
Agree!! Muito obrigada Jorge!! Agradeço ainda a valiosíssima ajuda do André, da Liane, do Mário e de todos os que participaram da resolução dessa questão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3decisão interlocutória
Mario Freitas
5Decisão saneadora ou despacho saneador
Jorge Rodrigues
4Decisão preliminar
Liane Lazoski
3decisão pré-julgamento/anterior ao julgamento
Andre Damasceno


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
pretrial decision
decisão pré-julgamento/anterior ao julgamento


Explanation:
IMO

Andre Damasceno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada Andre


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Decisão preliminar


Explanation:
Audiência - realizar a audiência preliminar – to hold the pretrial hearing.


Example sentence(s):
  • Associação de exportadores de sucos cítricos aposta em decisão preliminar da OMC.
Liane Lazoski
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada Liane!


6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
pretrial decision
decisão interlocutória


Explanation:
https://examedaoab.jusbrasil.com.br/artigos/474348085/decisa...

--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2020-02-26 18:00:21 GMT)
--------------------------------------------------

A decisão proferida antes do julgamento do mérito se chama "interlocutória". O conceito de "preliminar" está correto e também se trata de "pretrial", porém, no jargão jurídico brasileiro, o termo é utilizado para mandados/despachos (pretrial order), e audiências/oitivas (pretrial hearing).

Mario Freitas
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 427
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada Mário!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: Também em PT(pt)...
49 mins
  -> Obrigado, Teresa!

agree  Maria Laurino
2 hrs
  -> Obrigado, Maria!

agree  Cristiano Lima: O referido ato é adequado para resolver questões incidentais que, embora contribuam para a resolução da contenda, não são objetos da mesma. Há, ademais, a possibilidade de a decisão interlocutória apreciar parcialmente o mérito.
20 hrs
  -> Obrigado, Cristiano!

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
pretrial decision
Decisão saneadora ou despacho saneador


Explanation:
É como costumo traduzir.

Jorge Rodrigues
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 214
Grading comment
Agree!! Muito obrigada Jorge!! Agradeço ainda a valiosíssima ajuda do André, da Liane, do Mário e de todos os que participaram da resolução dessa questão.
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada Jorge!

Asker: Corretíssimo Jorge!! Falei com uma advogada e especialista em inglês jurídico, que confirmou ser essa a resposta mais precisa.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search