aggressive tax planning.

Portuguese translation: planeamento fiscal agressivo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:aggressive tax planning
Portuguese translation:planeamento fiscal agressivo
Entered by: Teresa Borges

11:34 Nov 15, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Law: Taxation & Customs / Tax legislation evasion
English term or phrase: aggressive tax planning.
Só aparece duas vezes

we aim to comply with all legislation, and not be involved in tax evasion or aggressive tax planning.

...

Don’t participate in aggressive tax planning or tax avoidance;

...

Estou com receio de ser literal
Agradeço desde já
Antonio Tomás Lessa do Amaral
planeamento fiscal agressivo
Explanation:
É assim que aparece traduzido em vários documentos da UE (a a IATE diz o mesmo):

COMMISSION RECOMMENDATION of 6 December 2012 on aggressive tax planning
RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 6 de dezembro de 2012 relativa ao planeamento fiscal agressivo
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN-PT/TXT/?uri=CELEX...

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2018-11-15 12:03:29 GMT)
--------------------------------------------------

As set out in the June 2015 Action Plan for a Fair and Efficient Corporate Tax System in the EU 1 , a healthy Single Market needs a fair, efficient and growth-friendly corporate tax system, based on the principle that companies should pay taxes in the country where profits are generated. Aggressive Tax Planning undermines this principle. The majority of businesses do not engage in aggressive tax planning and suffer a competitive disadvantage to those that do.

Tal como previsto no Plano de Ação de junho de 2015 para um sistema de tributação justa e eficaz das sociedades na UE (Action Plan for a Fair and Efficient Corporate Tax System in the EU) 1 , um mercado único saudável necessita de um sistema de tributação das sociedades justo, eficiente e favorável ao crescimento, baseado no princípio de que as empresas devem pagar os impostos no país em que os lucros são gerados. O planeamento fiscal agressivo põe em causa este princípio. A maioria das empresas não exerce o planeamento fiscal agressivo e sofre de uma desvantagem concorrencial relativamente àquelas que o fazem.
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN-PT/TXT/?uri=CELEX...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Grato Revisor do cliente preferiu planejamento fiscal agressivo,
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3planeamento fiscal agressivo
Teresa Borges
4planejamento tributário agressivo
airmailrpl
3otimização fiscal agressiva
jorges
2(estratégia agressiva de) cosmética fiscal
Ana Vozone


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
(estratégia agressiva de) cosmética fiscal


Explanation:
O oposto de uma tradução literal... não sei se não estarei a esticar demasiado a corda... Mas no fundo talvez seja isto mesmo.

Ou talvez "estratégia (agressiva) de dissimulação fiscal.

https://www.google.pt/search?q="cosmética fiscal"&oq="cosmét...

https://www.google.pt/search?q="dissimulação fiscal"&oq="dis...

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Grato Revisor do cliente preferiu planejamento fiscal agressivo, v


26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
aggressive tax planning
planeamento fiscal agressivo


Explanation:
É assim que aparece traduzido em vários documentos da UE (a a IATE diz o mesmo):

COMMISSION RECOMMENDATION of 6 December 2012 on aggressive tax planning
RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 6 de dezembro de 2012 relativa ao planeamento fiscal agressivo
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN-PT/TXT/?uri=CELEX...

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2018-11-15 12:03:29 GMT)
--------------------------------------------------

As set out in the June 2015 Action Plan for a Fair and Efficient Corporate Tax System in the EU 1 , a healthy Single Market needs a fair, efficient and growth-friendly corporate tax system, based on the principle that companies should pay taxes in the country where profits are generated. Aggressive Tax Planning undermines this principle. The majority of businesses do not engage in aggressive tax planning and suffer a competitive disadvantage to those that do.

Tal como previsto no Plano de Ação de junho de 2015 para um sistema de tributação justa e eficaz das sociedades na UE (Action Plan for a Fair and Efficient Corporate Tax System in the EU) 1 , um mercado único saudável necessita de um sistema de tributação das sociedades justo, eficiente e favorável ao crescimento, baseado no princípio de que as empresas devem pagar os impostos no país em que os lucros são gerados. O planeamento fiscal agressivo põe em causa este princípio. A maioria das empresas não exerce o planeamento fiscal agressivo e sofre de uma desvantagem concorrencial relativamente àquelas que o fazem.
https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN-PT/TXT/?uri=CELEX...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Grato Revisor do cliente preferiu planejamento fiscal agressivo,

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulinho Fonseca
16 mins
  -> Obrigada, Paulinho!

agree  Ana Vozone
1 hr
  -> Obrigada, Ana!

agree  Mario Freitas:
2 hrs
  -> Obrigada, Mário!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
planejamento tributário agressivo


Explanation:
aggressive tax planning => planejamento tributário agressivo

Transparência previne planejamento tributário agressivo - Conjur
https://www.conjur.com.br/.../mariana-pacheco-transparencia-...
Jul 11, 2013 - Lidar com planejamento tributário agressivo é atualmente um grande desafio para administrações fiscais em todo o mundo. De modo geral

Noções Introdutórias sobre Planejamento Tributário
https://morenoassociados.jusbrasil.com.br/.../nocoes-introdu...
O planejamento tributário agressivo, por fim, é aquele com escolhas de ações polêmicas, que não estão previstas em lei ordinária, ou não possuem a devida .

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Notes to answerer
Asker: Grato Revisor do cliente preferiu planejamento fiscal agressivo, vc bateu na trave


1 day 1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
otimização fiscal agressiva


Explanation:
«(…) otimização fiscal agressiva de algumas das grandes empresas…».
A engenharia fiscal.


    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/bruxelas-contra-a-engenharia-fiscal-e-em-busca-de-70-mil-milhoes-46922
jorges
Notes to answerer
Asker: Grato Revisor do cliente preferiu planejamento fiscal agressivo,





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search