taint

Portuguese translation: odor

18:13 Apr 13, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Livestock / Animal Husbandry / zootechny
English term or phrase: taint
Gostaria de saber se existe um termo específico, usado em zootecnia, para traduzir a palavra taint. A frase seguinte é para entendimeneto do contexto.

It is widely reported that the meat from some entire male pigs has an unpleasant taint or odour – ‘boar taint’. Studies have been carried out to dispute the reduction in meat qualityreportedly found in male pig meat and this has in large part been responsible for the lackof castration in the UK in addition to the costs saved in not carrying out the procedure. Certain countries and cultures however find boar taint a significant stumbling block to the use of uncastrated male pigs for meat production
Mariageni
Portuguese translation:odor
Explanation:
Concórdia - Uma mudança na legislação de abate de suínos pode trazer ganho de US$ 40 milhões anuais para os produtores da região de Concórdia. Atualmente é proibido o abate para comercialização de suínos machos que não tenham sido castrados. A lei veta a venda desses animais devido ao odor que os hormônios sexuais conferem à carne. Com base num estudo do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), produtores e agroindústrias esperam que até o final do ano a legislação brasileira mude e permita o abate dos machos inteiros.

De acordo com os levantamentos do Ital, em média 10% dos machos inteiros podem apresentar o odor sexual, que não interfere na segurança alimentar. Ou seja, o consumidor não corre risco se consumir a carne de um macho não castrado, mesmo que o odor sexual se manifeste. Quando a carne de machos e fêmeas se mistura para a industrialização nas linhas de produção das agroindústrias, o risco do odor sexual é eliminado.



--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2005-04-13 18:34:57 GMT)
--------------------------------------------------

Boar taint pode ser traduzido como \"odor de cachaço\", como nos exemplos abaixo:

SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL VIRTUAL SOBRE QUALIDADE DE CARNE SUÍNA - COMENTÁRIOS FINAIS (PDF)
... odores desagradáveis (i.e., odor de cachaço) e maciez também receberão maior ... esforços das principais empresas de genética dirigidos à produção de um suíno de ...www.conferencia.uncnet.br/pork/anais01p2_luigi_pt.pdf - 27k - Ver como html - Buscar somente neste site
TRATAMENTO PÓS-ABATE DAS CARCAÇAS E OS DESVIOS DE QUALIDADE NA TRANSFORMAÇÃO MÚSCULO-CARNE EM SUÍNOS (PDF)
... Suínos (PMH) ou ainda da Síndrome do Stress do Suíno. (PSS). A associação deste gene ao ... causador do chamado \"odor de cachaço\"em suínos machos inteiros (não-castrados ...www.cnpsa.embrapa.br/pork/anais00cv_peloso_pt.pdf - 42k - Ver como html - Buscar somente neste site
Selected response from:

Eneida Martins
Brazil
Grading comment
Obrigada, obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3odor
Eneida Martins
4 +2odor de cachaço
Henrique Serra


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
odor


Explanation:
Concórdia - Uma mudança na legislação de abate de suínos pode trazer ganho de US$ 40 milhões anuais para os produtores da região de Concórdia. Atualmente é proibido o abate para comercialização de suínos machos que não tenham sido castrados. A lei veta a venda desses animais devido ao odor que os hormônios sexuais conferem à carne. Com base num estudo do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), produtores e agroindústrias esperam que até o final do ano a legislação brasileira mude e permita o abate dos machos inteiros.

De acordo com os levantamentos do Ital, em média 10% dos machos inteiros podem apresentar o odor sexual, que não interfere na segurança alimentar. Ou seja, o consumidor não corre risco se consumir a carne de um macho não castrado, mesmo que o odor sexual se manifeste. Quando a carne de machos e fêmeas se mistura para a industrialização nas linhas de produção das agroindústrias, o risco do odor sexual é eliminado.



--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2005-04-13 18:34:57 GMT)
--------------------------------------------------

Boar taint pode ser traduzido como \"odor de cachaço\", como nos exemplos abaixo:

SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL VIRTUAL SOBRE QUALIDADE DE CARNE SUÍNA - COMENTÁRIOS FINAIS (PDF)
... odores desagradáveis (i.e., odor de cachaço) e maciez também receberão maior ... esforços das principais empresas de genética dirigidos à produção de um suíno de ...www.conferencia.uncnet.br/pork/anais01p2_luigi_pt.pdf - 27k - Ver como html - Buscar somente neste site
TRATAMENTO PÓS-ABATE DAS CARCAÇAS E OS DESVIOS DE QUALIDADE NA TRANSFORMAÇÃO MÚSCULO-CARNE EM SUÍNOS (PDF)
... Suínos (PMH) ou ainda da Síndrome do Stress do Suíno. (PSS). A associação deste gene ao ... causador do chamado \"odor de cachaço\"em suínos machos inteiros (não-castrados ...www.cnpsa.embrapa.br/pork/anais00cv_peloso_pt.pdf - 42k - Ver como html - Buscar somente neste site


Eneida Martins
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada, obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: Olá, Eneida. Você respondeu enquanto eu pesquisava. Vou manter minha resposta, pois a referência é diferente das suas, OK? Um abraço, HS.
10 mins
  -> Ok, Henrique. Um abraço e obrigada.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
18 mins
  -> Obrigada, Sormane

agree  zorp
2 hrs

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
odor de cachaço


Explanation:
Aí vai uma referência, a única que encontrei:

http://www.sbz.org.br/eventos/PortoAlegre/homepagesbz/Peloso...

"A androstenona é um hormônio testicular causador do chamado "odor de cachaço" em suínos machos inteiros (não-castrados). Foi identificado segregando inicialmente em linhagens de Large White".




    Reference: http://www.sbz.org.br/eventos/PortoAlegre/homepagesbz/Peloso...
Henrique Serra
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sormane Fitzgerald Gomes
10 mins
  -> obrigado, Sormane

agree  Clauwolf: não será cachaça? se branquinha, é da boa! :)))))
58 mins
  -> cuidado: esses derivados da cana agora têm Mal de Chagas... ;-)




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search