practice manager

Portuguese translation: gestor de clínica veterinária

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:practice manager
Portuguese translation:gestor de clínica veterinária
Entered by: expressisverbis

16:01 Jul 14, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Livestock / Animal Husbandry / Cargos
English term or phrase: practice manager
•Há cada vez mais estruturas altamente profissionalizadas, onde se começa a relevar o papel fundamental do Practice Manager. Este elemento é (ainda) uma “espécie rara” em Portugal. É muito difícil encontrarmos um gestor all-rounder que domine matérias como a gestão estratégica, marketing, recursos humanos, finanças, fiscalidade, gestão de operações e, mais importante ainda, que perceba de veterinária. O binómio Veterinário/Gestor é um desafio muito grande… Não obstante, por imposição do crescimento de muitas empresas veterinárias, já se começam a formar alguns bons Practice Managers no mercado nacional. As estruturas de maior dimensão têm forçosamente que considerar a introdução deste novo elemento, desta nova função, e neste momento temos já algumas estruturas de grande dimensão no país a pedirem-nos ajuda para identificarmos potenciais colaboradores para esse cargo.
http://www.veterinaria-atual.pt/na-gestao/esperar-do-sector-...

Será que posso traduzir por "responsável pela/diretor de gestão veterinária" ou mantenho em inglês? O texto que estou a traduzir está noutra língua e mantiveram-no também em inglês,
Não gosto muito de deixar termos em língua estrangeira quando temos equivalentes na nossa língua, mas o conceito é novo e gostaria de ouvir mais opiniões.
É para PT-PT. Obrigada.

(Nota: "gestor de práticas de saúde, para mim, não funciona. Obrigada.)
expressisverbis
Portugal
gestor de prática (veterinária)
Explanation:
Tendo em vista ser um conceito novo, sugiro uma tradução literal neste caso. Algo semelhante foi encontrado no Portal Saúde No Ar (veja exemplo e link abaixo).
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
"Gestor de clínica veterinária"

http://www.foyel.com/paginas/2009/05/431/por_que_algunos_vet...

Enquanto que a eficiência de um veterinário pode ser determinada pelo trabalho que desenvolve, a eficiência do diretor da clínica veterinária é determinada pelo trabalho que faz desenvolver. Um bom diretor ou gestor deverá planear, organizar, liderar e supervisionar a utilização dos recursos humanos e dos equipamentos da sua clínica veterinária para que os seus objetivos possam ser alcançados.
https://www.affinity-petcare.com/vetsandclinics/pt/curso-de-...

Daily duties for a veterinary practice manager may include staff management and scheduling, inventory control, bookkeeping, payroll administration, budgeting, advertising, establishing clinic policies and procedures, training new staff, updating medical records, and overseeing client relations. https://www.thebalancecareers.com/veterinary-practice-manage...

http://www.ife.pt/eventos/eventos/conferencias/vetbizz.html

https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/19336/1/TFM - ... (Pág. 17)

1. [Medicina] Prática da medicina.

"clínica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/clínica [consultado em 14-07-2018].

Sendo um conceito novo, encontrei o termo em inglês em vários websites neste âmbito. Por este motivo, mantive o termo em inglês seguido da tradução em pt-pt.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4gestor de prática (veterinária)
Oliveira Simões
3gestor da exploração
Leonor Machado


Discussion entries: 5





  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gestor de prática (veterinária)


Explanation:
Tendo em vista ser um conceito novo, sugiro uma tradução literal neste caso. Algo semelhante foi encontrado no Portal Saúde No Ar (veja exemplo e link abaixo).

Example sentence(s):
  • Participará do encerramento da jornada o gestor de Prática Médica do HCP, o cardiologista Eduardo Darzé.

    Reference: http://www.portalsaudenoar.com.br/cirurgias-de-ombro-terao-t...
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
"Gestor de clínica veterinária"

http://www.foyel.com/paginas/2009/05/431/por_que_algunos_vet...

Enquanto que a eficiência de um veterinário pode ser determinada pelo trabalho que desenvolve, a eficiência do diretor da clínica veterinária é determinada pelo trabalho que faz desenvolver. Um bom diretor ou gestor deverá planear, organizar, liderar e supervisionar a utilização dos recursos humanos e dos equipamentos da sua clínica veterinária para que os seus objetivos possam ser alcançados.
https://www.affinity-petcare.com/vetsandclinics/pt/curso-de-...

Daily duties for a veterinary practice manager may include staff management and scheduling, inventory control, bookkeeping, payroll administration, budgeting, advertising, establishing clinic policies and procedures, training new staff, updating medical records, and overseeing client relations. https://www.thebalancecareers.com/veterinary-practice-manage...

http://www.ife.pt/eventos/eventos/conferencias/vetbizz.html

https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/19336/1/TFM - ... (Pág. 17)

1. [Medicina] Prática da medicina.

"clínica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/clínica [consultado em 14-07-2018].

Sendo um conceito novo, encontrei o termo em inglês em vários websites neste âmbito. Por este motivo, mantive o termo em inglês seguido da tradução em pt-pt.
Notes to answerer
Asker: Obrigada Oliveira. Procuro uma tradução para cá e de preferência com referências pt-pt.


3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
gestor da exploração


Explanation:
IATE
AGRICULTURA, SILVICULTURA E PESCA............
EN
forestry
forest husbandry
forest enterprise
forestry activity
forestry practice
PT
exploração florestal


Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Obrigada Leonor. Trata-se de um cargo numa clínica veterinária.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search