Burst

Portuguese translation: estímulo / incentivo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Burst
Portuguese translation:estímulo / incentivo
Entered by: maucet

17:28 Aug 16, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Management
English term or phrase: Burst
Workplace Harassment Awareness Burst


Obrigado!
maucet
Brazil
estímulo / incentivo
Explanation:
ESTÍMULO (INCENTIVO) À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO
Selected response from:

Andre Ribeiro
Brazil
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4campanha (de conscientização)
Salvador Scofano and Gry Midttun
4 +1estímulo / incentivo
Andre Ribeiro
4Despertar
Nelson Soares
4jornada de conscientização
Matheus Chaud
3alerta
Antonio Tomás Lessa do Amaral
4 -1explosão (de consciência)
Oliveira Simões
3despertar
ferreirac


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
burst
estímulo / incentivo


Explanation:
ESTÍMULO (INCENTIVO) À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO

Andre Ribeiro
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  David Alexandre
1 hr

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
burst
campanha (de conscientização)


Explanation:
Eu traduziria "Awareness burst" como Campanha de conscientização

Ficaria:
Campanha de conscientização contra assédio no local de trabalho

https://www.google.com/search?q="campanha * conscientização"...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Works in field
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 141

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor
8 mins
  -> Obrigado!

agree  Teresa Borges
18 mins
  -> Obrigado!

agree  Mario Freitas:
4 hrs
  -> Obrigado!

agree  Antonio Tomás Lessa do Amaral
12 hrs
  -> Obrigado!

7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
burst
despertar


Explanation:
A depender do contexto.

ferreirac
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 56

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
burst
explosão (de consciência)


Explanation:
Penso que o uso do termo "burst" (lit. "explosão") não é um mero acaso. Foi escolhido provavelmente para enfatizar que se trata de algo radical e súbito, que veio para mudar a cultura da(s) empresa(s) quanto ao assédio no local de trabalho. Eu traduziria literalmente mesmo. Algo assim: explosão de consciência / conscientização quanto ao assédio no local de trabalho.

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2018-08-16 18:12:37 GMT)
--------------------------------------------------

Semanticamente falando, "birst" é mais forte que uma simples "campaign" ou "drive".

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2018-08-16 18:12:57 GMT)
--------------------------------------------------

Correcão: burst

Example sentence(s):
  • Até hoje, os estilhaços originados por aquela grande explosão de consciência, estão sendo compartilhados pela humanidade, devido ao grande salto coletivo ...
  • Vamos tentar compreender o processo através do qual se dá essa verdadeira explosão de consciência, essa verdadeira reviravolta que ocorre subitamente...

    https://2012aeradeouro.webnode.com.br/products/os-saltos-qu%C3%A2nticos-%28-texto-livro-o-grande-pulso%29/
    https://books.google.com/books?id=cRm03WB1Uc0C&pg=PA195&lpg=PA195&dq=%22explos%C3%A3o+de+consci%C3%AAncia%22&source=bl&ots=l5307w03ZL&sig=y8
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  ulissescarvalho: Tem alternativa ruim aqui, mas esta conseguiu ser a pior.
1 day 6 hrs
  -> É fácil criticar. Difícil é apresentar argumentos. Você raramente apresenta argumentos linguísticos, sem falar que ignorou os exemplos apresentados!

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
awareness burst
jornada de conscientização


Explanation:

burst = a short period in which you do something with a lot of energy or effort
(MacMillan)

É um período de atividade intensa.

Assim, sugiro jornada, pois também transmite essa ideia de esforço - sem falar que é um termo muito comum em RH.

--------------------------------------------------
Note added at 47 mins (2018-08-16 18:15:34 GMT)
--------------------------------------------------

Ex.:
https://www.sonhoseguro.com.br/2018/05/zurich-adere-a-inicia...
Jornada de conscientização sobre a diversidade

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 163

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
burst
Despertar


Explanation:
Eu traduziria como:

Despertar a consciência de assédio no local de trabalho, ou conscientizar sobre atos de assédio no local de trabalho.


    https://www.google.com/search?q="campanha * conscientização"...
Nelson Soares
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  ulissescarvalho: Não é verbo, é substantivo. Campanha de despertar ficaria bom.
1 day 5 hrs

12 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
burst
alerta


Explanation:
Mais uma sugestão

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search