built on anything but the best in everything

Portuguese translation: Nenhum negócio digno pode ser construído a partir do zero e ser o número um em tudo

20:17 Jul 9, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Marketing - Marketing / Market Research
English term or phrase: built on anything but the best in everything
“Take what you find here and make it better and better.

No business worthwhile can be built on anything but the best in everything.”

I need a creative translation for the above expression. Suggestions are welcome.
Andre Damasceno
Brazil
Portuguese translation:Nenhum negócio digno pode ser construído a partir do zero e ser o número um em tudo
Explanation:
"Nenhum negócio digno pode ser criado/construído a partir do zero e ser o número um em tudo", para evitar "nada"/"tudo".
Seria a minha sugestão criativa para pt-pt.

https://books.google.pt/books?id=3f7rnSnP7LUC&pg=PT75&lpg=PT...

worthwhile
compensador, de mérito, digno

--------------------------------------------------
Note added at 34 mins (2019-07-09 20:51:59 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portu...

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2019-07-09 20:56:34 GMT)
--------------------------------------------------

"Nenhum negócio digno pode erguer-se do zero e ser o número um em tudo."
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5construído .sobre. [/com base em] nada menos do que .as melhores fundações. [/o melhor]
Francisco Chagas
4baseado em nada além do que há de melhor
Sandra Minobe (X)
4não há outro caminho... senão recorrer ao que há de melhor em todas as áreas
Fausto Machado Tiemann
4construído com base em nada além do melhor em tudo
Andrea Pilenso
3 +1Nenhum negócio digno pode ser construído a partir do zero e ser o número um em tudo
expressisverbis
4Nenhum negócio que se preze pode ser construído sem critérios e ser o melhor em tudo.
Lucas Peixoto
4(...) construído sobre qualquer base, mas, sim, sobre o que há de mais sólido.
Carla Oikawa
3uma empresa competitiva pode ser criada, basta ser melhor em todos os detalhes
Clauwolf
3Nenhum negócio pode ser construido sem nenhuma base, além da experiencia.
Paulo Gasques


Discussion entries: 2





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
construído com base em nada além do melhor em tudo


Explanation:
Sugestão

Andrea Pilenso
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 47

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Nenhum negócio que se preze pode ser construído sem critérios e ser o melhor em tudo.


Explanation:
Sugestão

Lucas Peixoto
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Portuguese

25 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Nenhum negócio pode ser construido sem nenhuma base, além da experiencia.


Explanation:
Sugestao

Paulo Gasques
Mexico
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

33 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Nenhum negócio digno pode ser construído a partir do zero e ser o número um em tudo


Explanation:
"Nenhum negócio digno pode ser criado/construído a partir do zero e ser o número um em tudo", para evitar "nada"/"tudo".
Seria a minha sugestão criativa para pt-pt.

https://books.google.pt/books?id=3f7rnSnP7LUC&pg=PT75&lpg=PT...

worthwhile
compensador, de mérito, digno

--------------------------------------------------
Note added at 34 mins (2019-07-09 20:51:59 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.babylon-software.com/define/116/English-to-Portu...

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2019-07-09 20:56:34 GMT)
--------------------------------------------------

"Nenhum negócio digno pode erguer-se do zero e ser o número um em tudo."

expressisverbis
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 70

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
14 hrs
  -> Obrigada Margarida.

53 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
uma empresa competitiva pode ser criada, basta ser melhor em todos os detalhes


Explanation:
:)

Clauwolf
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 162

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
baseado em nada além do que há de melhor


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2019-07-09 23:47:25 GMT)
--------------------------------------------------

Ou: baseado em nada menos do que há de melhor

Sandra Minobe (X)
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Portuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não há outro caminho... senão recorrer ao que há de melhor em todas as áreas


Explanation:
Não há outro caminho para se montar um negócio digno senão recorrer ao que há de melhor em todas as áreas.

Fausto Machado Tiemann
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
construído .sobre. [/com base em] nada menos do que .as melhores fundações. [/o melhor]


Explanation:
Sugestão:

Visto que poderemos simplificar o material de origem para:
Não é possível construir um negócio de valor [/digno, que valha a pena, etc.] sem as melhores fundações.

No original, "but" assume um valor de "exclusividade adversativa" (não pode ser X se não fizer/tiver/for Y) e não de "adição causal" (não pode ser X e esperar ser Y).


--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2019-07-10 02:33:13 GMT)
--------------------------------------------------

Queria, consoante a nota que adicionarei na discussão (daqui a pouco), reforçar o termo "aquém", propondo também uma solução mais simplificada:

construído sobre nada aquém do [que é] melhor.

Francisco Chagas
United Kingdom
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 days 1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(...) construído sobre qualquer base, mas, sim, sobre o que há de mais sólido.


Explanation:
Nenhum negócio que valha a pena pode ser construído sobre qualquer base, mas, sim, sobre o que há de mais sólido.

Carla Oikawa
United States
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search