Dynamite plunger plots

Portuguese translation: gráfico tipo detonador de dinamite

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:dynamite plunger plot
Portuguese translation:gráfico tipo detonador de dinamite
Entered by: Matheus Chaud

11:56 Dec 11, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Mathematics & Statistics / gráficos
English term or phrase: Dynamite plunger plots
Here some explanation on what these graphs refer to:

In many journals, including The Journal of Physiology, the current convention used to illustrate a set of data is to use a solid vertical bar, with a T at the top to indicate the precision of the estimate: this is often called the ‘dynamite plunger plot’. Most often, the bar indicates a mean value and the plunger the standard error of the mean (SEM).
Graphs (or charts or plots) are often used for the display and summary of data. The bars are often accompanied by error bars that show the standard error of the mean (SEM) or standard deviation (SD). This type of plot has been coined a ‘dynamite plunger plot’ for its cartoonesque similarity to a detonator for explosives.
Lilian Magalhães
Brazil
gráficos tipo detonador de dinamite
Explanation:

Não há tradução consagrada em português... a ideia é que o formato do gráfico lembra um detonador de dinamite:

https://www.google.com/search?q="detonador de dinamite"&nfpr...

Não havendo tradução consagrada, basta entender e traduzir a ideia - não tem muito o que fazer :)
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2gráficos tipo detonador de dinamite
Matheus Chaud
5Boxplot dinamite/Boxplot embolar
Pedro Montoro Françozo
4Gráfico do êmbolo da dinamite
Eduan Moraes


  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
dynamite plunger plots
Gráfico do êmbolo da dinamite


Explanation:
sug

--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2019-12-11 12:41:02 GMT)
--------------------------------------------------

Eu não tenho uma referência de tradução, o que eu usei foi este site: http://biostat.mc.vanderbilt.edu/wiki/Main/DynamitePlots para tentar achar um sentido melhor para a tradução, pelo que pude ver, o gráfico do êmbolo da dinamite se refere ao gráfico no qual a altura da barra da dinamite é variada conforme a altura.

Eduan Moraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Oi, não achei referência no Google. Tem referência?


3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
dynamite plunger plots
Boxplot dinamite/Boxplot embolar


Explanation:
de acordo com minha pesquisa, esse não é particularmente um tipo de gráfico que teve um nome criado em português, e também não cheguei a observar o uso dele em nenhum jornal em português. Por ele trazer em si uma referencia a desenhos animados, é possível q tenha sido apenas um nome dado por americanos mas não de fato disseminado, especialmente considerando que o texto fala exatamente sobre a criação de um termo na lingua inglesa. Então, parece justo afirmar que vc pode traduzir para oq acha que faz sentido (de fato, parece que você ganhou a honra de "coinar" um termo novo para a lingua portuguêsa :D

BOXPLOT é o nome dado a esses graficos q sao a barra, e daí eles podem ter uma linha vertical acima e abaixo, dependendo dos dados. os dados do grafico em questao dao somente resultados positivos e acabam por formar este formato especifico que lembra o êmbolo de uma dinamite. No caso, vc estará criando aqui um termo em português para este tipo especifico de Boxplot.

recomendo no texto usar mistura dos termos em inglês (com tradução em parênteses) e dos termos alvo.

Pedro Montoro Françozo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
dynamite plunger plots
gráficos tipo detonador de dinamite


Explanation:

Não há tradução consagrada em português... a ideia é que o formato do gráfico lembra um detonador de dinamite:

https://www.google.com/search?q="detonador de dinamite"&nfpr...

Não havendo tradução consagrada, basta entender e traduzir a ideia - não tem muito o que fazer :)

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 81
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiz Fernando Santos Perina
1 hr
  -> Obrigado, Luiz Fernando!

agree  Felipe Tomasi
5 hrs
  -> Obrigado, Felipe!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search