lead

Portuguese translation: avanço

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:lead
Portuguese translation:avanço
Entered by: MARCOS BAZILIO

14:17 Aug 13, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
English term or phrase: lead
É relativo ao processo de retificação:

"Grinding Wheel (rebolo):
XXX
Cutting speed (velocidade de corte):
22 m/s
Speed (velocidade angular):
7-10 U/min (U/min = rpm)
Feed motion (movimento de avanço):
0,02 mm
Lead:
6-8 mm/U (mm/U = mm/rotação)"

Penso que pode ser o movimento resultante de corte: https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/3568-movime...

Achei ocorrências de lead angle e dress lead, mas não de "lead" sozinho.
Gabriel Santos
Brazil
avanço
Explanation:
Gabriel, pelo que pude estudar, trata-se do "avanço", que não é necessariamente o movimento de avanço, pois o avanço é medido em mm/volta (rotação).
Dê uma analisada neste documento do Senai.
Em outras pesquisas também conclui avanço.

c. Qual o tempo de corte necessário para o torneamento de um eixo com 200mm de
diâmetro e 250mm de comprimento para que apresente 108mm de diâmetro em 12 passes,
utilizando uma velocidade de corte de 35m/min e um avanço de O,3mm/volta?
n = Vc = 35 = 106rpm
p d 3,14 0,20


https://lcsimei.files.wordpress.com/2013/01/apostila-senai-p...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2020-08-13 15:47:10 GMT)
--------------------------------------------------

Prezado, veja que na ferramenta dressadora (mesma coisa quase que rebolo) também fala-se em avanço por volta....

No processo de dressagem, existem outras variáveis a serem consideradas, como a profundidade de dressamento (ad), e o avanço do dressador (Sd). Deve ser considerado também que o tipo de topografia gerada no rebolo depende das características geométricas do dressador, que por sua vez influência a largura de atuação (bd). Da mesma forma, o tamanho de bd, depende diretamente da profundidade de dressamento utilizada que é (ad). Existe, portanto, a proporcionalidade, que implica em: quanto maior for (ad), maior será (bd). A grandeza na cinemática do dressamento é a relação que existe entre a largura de atuação do dressador (bd) e o avanço por volta (Sd), que gera o grau de recobrimento (Ud), da na equação 1 .Ud = bd / Sd (1)
Selected response from:

MARCOS BAZILIO
Brazil
Grading comment
Obrigado, Marcos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4avanço
MARCOS BAZILIO
4cabo de alimentação / cabo de energia
Mario Freitas
3correia
Matheus Chaud


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
lead
correia


Explanation:

Uma das entradas do Dicionário Avro é
lead = correia

Como fala em rotação, tem uma chance de ser isso. Veja se encaixa no restante do texto, Gabriel.

Matheus Chaud
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1408

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cabo de alimentação / cabo de energia


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 1052

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
avanço


Explanation:
Gabriel, pelo que pude estudar, trata-se do "avanço", que não é necessariamente o movimento de avanço, pois o avanço é medido em mm/volta (rotação).
Dê uma analisada neste documento do Senai.
Em outras pesquisas também conclui avanço.

c. Qual o tempo de corte necessário para o torneamento de um eixo com 200mm de
diâmetro e 250mm de comprimento para que apresente 108mm de diâmetro em 12 passes,
utilizando uma velocidade de corte de 35m/min e um avanço de O,3mm/volta?
n = Vc = 35 = 106rpm
p d 3,14 0,20


https://lcsimei.files.wordpress.com/2013/01/apostila-senai-p...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2020-08-13 15:47:10 GMT)
--------------------------------------------------

Prezado, veja que na ferramenta dressadora (mesma coisa quase que rebolo) também fala-se em avanço por volta....

No processo de dressagem, existem outras variáveis a serem consideradas, como a profundidade de dressamento (ad), e o avanço do dressador (Sd). Deve ser considerado também que o tipo de topografia gerada no rebolo depende das características geométricas do dressador, que por sua vez influência a largura de atuação (bd). Da mesma forma, o tamanho de bd, depende diretamente da profundidade de dressamento utilizada que é (ad). Existe, portanto, a proporcionalidade, que implica em: quanto maior for (ad), maior será (bd). A grandeza na cinemática do dressamento é a relação que existe entre a largura de atuação do dressador (bd) e o avanço por volta (Sd), que gera o grau de recobrimento (Ud), da na equação 1 .Ud = bd / Sd (1)


    Reference: http://https://lcsimei.files.wordpress.com/2013/01/apostila-...
MARCOS BAZILIO
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigado, Marcos.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search