holosystolic “machine-like” murmur

Portuguese translation: sopro holossistólico em maquinaria, sopro holossistólico de intensidade uniforme, sopro holossistólico com ruído de locomotiva

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:holosystolic machine-like murmur
Portuguese translation:sopro holossistólico em maquinaria, sopro holossistólico de intensidade uniforme, sopro holossistólico com ruído de locomotiva
Entered by: Matheus Chaud

17:00 May 24, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Cardiology
English term or phrase: holosystolic “machine-like” murmur
What we don’t have is any deoxygenated blood escaping into the systemic circulation and causing a baby to appear cyanotic,
so we call this acyanotic, which means “not blue”.
Usually, this situation is asymptomatic, and patients can have what’s known as a holosystolic “machine-like” murmur, from blood moving from the aorta to the pulmonary artery.


Como traduzir holosystolic “machine-like” murmur?


Observação sobre a atribuição de pontos:
Não vou atribuir pontos a quem responder primeiro, mas sim à primeira resposta útil, completa, bem embasada.
Entre uma resposta rápida e sem explicações e uma segunda resposta idêntica, mas com embasamento, selecionarei a segunda.

O KudoZ não é uma corrida para ver quem responde primeiro, mas sim quem realmente mais ajuda com sua resposta:

http://www.proz.com/faq/terminology_term_help/kudoz/kudoz:_g...

Agradeço a atenção!
Matheus Chaud
Brazil
sopro holossistólico "em/de maquinaria" / "em/de locomotiva"
Explanation:
Matheus, a seu pedido na discussão, cá vai:

"Machine-like" (ruído de uma locomotiva a vapor).

"Gibson murmur a long rumbling sound occupying most of systole and diastole, usually localized in the second left interspace near the sternum, and usually indicative of patent ductus arteriosus. Called also machinery murmur."
http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/holosystolic...

"Clinicamente os pacientes apresentam pulsos periféricos amplos e sopro contínuo áspero, “em maquinaria” mais intenso na região infraclavicular esquerda."

http://itpack31.itarget.com.br/uploads/spp/arquivos/PP-Junho...

"8.2. Sopros contínuos: Esses sopros são contínuos e denominados de em maquinária (por simular o ruído de uma locomotiva a vapor), não apresentando uma pausa, apenas uma exacerbação geralmente na sístole."

http://www.ebah.pt/content/ABAAAAzqoAB/manual-semiologia?par...

Fui encontrando o termo "sopro holossistólico em maquinaria/locomotiva"... resta saber se será o mais adequado:

https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=D-E8V-aGAoKs8wemyJeYCg&g...

E em pt-pt também:

"Figura 11 - Electrofonocardiograma ilustrando um sopro contínuo (de maquinaria), sobre o 3º espaço intercostal de um cão com PCA (A), e um fonocardiograma normal, com 1º e 2º sons cardíacos normais (B)"

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/2206/1/Persi...
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Obrigado pela grande ajuda, Sandra!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4sopro holossistólico de intensidade uniforme
Maria Pereira
3sopro holossistólico "em/de maquinaria" / "em/de locomotiva"
expressisverbis
3murmúrio semelhante às rodas duma máquina
Nick Taylor


Discussion entries: 7





  

Answers


40 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
murmúrio semelhante às rodas duma máquina


Explanation:
murmúrio semelhante às rodas duma máquina

Nick Taylor
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sopro holossistólico "em/de maquinaria" / "em/de locomotiva"


Explanation:
Matheus, a seu pedido na discussão, cá vai:

"Machine-like" (ruído de uma locomotiva a vapor).

"Gibson murmur a long rumbling sound occupying most of systole and diastole, usually localized in the second left interspace near the sternum, and usually indicative of patent ductus arteriosus. Called also machinery murmur."
http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/holosystolic...

"Clinicamente os pacientes apresentam pulsos periféricos amplos e sopro contínuo áspero, “em maquinaria” mais intenso na região infraclavicular esquerda."

http://itpack31.itarget.com.br/uploads/spp/arquivos/PP-Junho...

"8.2. Sopros contínuos: Esses sopros são contínuos e denominados de em maquinária (por simular o ruído de uma locomotiva a vapor), não apresentando uma pausa, apenas uma exacerbação geralmente na sístole."

http://www.ebah.pt/content/ABAAAAzqoAB/manual-semiologia?par...

Fui encontrando o termo "sopro holossistólico em maquinaria/locomotiva"... resta saber se será o mais adequado:

https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=D-E8V-aGAoKs8wemyJeYCg&g...

E em pt-pt também:

"Figura 11 - Electrofonocardiograma ilustrando um sopro contínuo (de maquinaria), sobre o 3º espaço intercostal de um cão com PCA (A), e um fonocardiograma normal, com 1º e 2º sons cardíacos normais (B)"

https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/2206/1/Persi...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Obrigado pela grande ajuda, Sandra!

15 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sopro holossistólico de intensidade uniforme


Explanation:
https://iate.cdt.europa.eu/iatenew/fastSearch.do?method=run&...®exp=%5E%5B0-9%2C%5D%2B%24&redirectfast=&term=holosystolic+murmur&lookfor=0&srclang=en&trglang=pt&trglang=mul&match=2&preiate=on&pagesize=10&termref=&findDomain=Find%21&logic=&reliability=0&radiobutton=1
Sem dúvida q para "holosystolic murmur", a tradução aceite é "sopro holossistólico ".
Quanto a "machine-like murmur" a ideia será: sopro com som semelhante a uma máquina. Eu traduziria por "de intensidade uniforme", para dar mais formalidade ao termo, e segundo o resultado desta pesquisa q me parece válido: http://www.stethographics.com/ihs/portug10/heart/mrshape.htm
onde se encontra sintetizada a descrição de um sopro holossistólico .

Maria Pereira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Maria Pereira!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search