odd ratio

Portuguese translation: Razão de Probabilidade ; Incidência ; Taxa de Ocorrência ; Ocorrência

14:16 Oct 13, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Cardiology
English term or phrase: odd ratio
"ODD RATIOS for diseases were calculated with model adjusted for age..."

Eu achei "razão de vantagem" como possível tradução, mas não sei se é o correto.
Dropshot
Brazil
Portuguese translation:Razão de Probabilidade ; Incidência ; Taxa de Ocorrência ; Ocorrência
Explanation:
razão de probabilidades o odds ratio define-se da seguinte maneira: odd é uma relação entre a probabilidade
da ocorrência com a de não-ocorrência de um determinado evento, isto é, uma relação entre a probabilidade que algo seja
alguma coisa com a probabilidade que não seja nada. Por exemplo, se de 100 fumadores, 80 desenvolvem uma tosse crónica
e 20 não, o odd de aparecimento da tosse neste grupo é de 80:20, ou seja, 4; em contraste, se de 100 não fumadores, 5
desenvolvem uma tosse crónica e 95 não, o odds ratio de aparecimento da tosse neste grupo é de 5/95 ou seja, ±0,05. O
odds ratio é a razão entre dois odds assim descritos. (4: 0,05=80)
1 “Odds ratio” is defined as follows: “odds” are the ratio between the probability of a particular event occurring or not occurring,
that is the ratio between the probability that something exists and the probability that it does not. For example, if out of 100
smokers 80 develop a chronic cough and 20 do not, the odds of a cough appearing in this group is 80:20, or 4; by contrast, if
out of 100 non-smokers, 5 develop a chronic cough and 95 do not, the odds of a appearing in this group are 5:95 or ±0.05.
The odds ratio is the ratio between two such odds. (4: 0.05=80)
Selected response from:

José Serodio
Portugal
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Razão de Probabilidade ; Incidência ; Taxa de Ocorrência ; Ocorrência
José Serodio
5 +1odd ratio
ana claudia jorge
3 +1(relação/taxa de) probabilidades
Paulo Celestino Guimaraes
4razão de chances, odds ratio
camille1
4razão de chances
Roberto Cavalcanti


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Razão de Probabilidade ; Incidência ; Taxa de Ocorrência ; Ocorrência


Explanation:
razão de probabilidades o odds ratio define-se da seguinte maneira: odd é uma relação entre a probabilidade
da ocorrência com a de não-ocorrência de um determinado evento, isto é, uma relação entre a probabilidade que algo seja
alguma coisa com a probabilidade que não seja nada. Por exemplo, se de 100 fumadores, 80 desenvolvem uma tosse crónica
e 20 não, o odd de aparecimento da tosse neste grupo é de 80:20, ou seja, 4; em contraste, se de 100 não fumadores, 5
desenvolvem uma tosse crónica e 95 não, o odds ratio de aparecimento da tosse neste grupo é de 5/95 ou seja, ±0,05. O
odds ratio é a razão entre dois odds assim descritos. (4: 0,05=80)
1 “Odds ratio” is defined as follows: “odds” are the ratio between the probability of a particular event occurring or not occurring,
that is the ratio between the probability that something exists and the probability that it does not. For example, if out of 100
smokers 80 develop a chronic cough and 20 do not, the odds of a cough appearing in this group is 80:20, or 4; by contrast, if
out of 100 non-smokers, 5 develop a chronic cough and 95 do not, the odds of a appearing in this group are 5:95 or ±0.05.
The odds ratio is the ratio between two such odds. (4: 0.05=80)

José Serodio
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
2 hrs
  -> Obrigado Sónia Heidemann-.

agree  Clauwolf
2 hrs
  -> Obrigado Clauwolf-.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
razão de chances


Explanation:
Em diversas áreas do conhecimento, é usualmente necessário medirmos a relação existente entre duas variáveis. Na área médica, por exemplo, uma das medidas de associação utilizada em tabelas de contingência 2x2, é a razão de chances (odds ratio),, uma medida de associação que varia de [0;¥ ), é definida pela fórmula


    Reference: http://www.mat.ufrgs.br/~fachel/monografia%20sergio/1_introd...
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
razão de chances, odds ratio


Explanation:
[PPT] Slide sem título
Formato do arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... Sem exposição. Exposição. Sem exposição. Razão de Chances ou Odds Ratio. É uma aproximação do risco relativo. ... Razão de Chances ou Odds Ratio. a. b. c. d. ...
www.ceargs.org.br/port/aulas/novas/delineamento.ppt - Páginas Semelhantes
Revista de Sa de P blica - <B>Psycometrics properties of ...
... psicológico e incapacidade psicológica. A razão de chances (OR) variou entre chances 1,208 e 1,564. Ou seja, um indivíduo que ...
www.scielosp.org/ scielo.php?pid=S0034-89102004000300016&script=sci_arttext&tlng=pt - 45k - Em cache - Páginas Semelhantes
PPT] Regressão Logística
Formato do arquivo: Microsoft Powerpoint 97 - Ver em HTML
... 23. Aplicando o anti-logaritmo em cada lado, vemos que a razão das chances estimada,denominada de razão das chances (odds ratio), é dada por: ...
www.inf.ufsc.br/~ogliari/ arquivos/regressao_logistica.ppt - Páginas Semelhantes
1- INTRODUÇÃO
... Na área médica, por exemplo, uma das medidas de associação utilizada em tabelas de contingência 2x2, é a razão de chances (odds ratio), , uma medida de ...
www.mat.ufrgs.br/~fachel/ monografia%20sergio/1_introducao.htm - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes
Calculo do Odds Ratio

--------------------------------------------------------------------------------

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<Rscript>
<titulo>Calculo do Odds Ratio</titulo>
<descricao>
Este script calcula o odds ratio e seu intervalo de confiançade 95%
para uma tabela 2x2.
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/rx/odds.htm
[PDF] Risco Relativo e Odds Ratio RISCO RELATIVO Risco Relativo (RR) ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
1 Risco Relativo e Odds Ratio 25 de Maio de 2004 Medidas utilizadas em Epidemiologia para estudar a associação entre doença e exposição a factores de risco ...
www.fmv.utl.pt/departamentos/dsa/biomatematica/ files/aulas/aulas025e026_25e26Mai2004.pdf - Páginas Semelhantes
Glossário de Termos
... Se a exposição ao fator de risco for a mesma para casos e controles o odds ratio
vale 1. Também é chamado de razão de chances (odds ratio). ...
www.estatunb.com.br/glossario.htm - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes



camille1
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
odd ratio


Explanation:
[em itálico]. Este é um termo estatístico. Tenho traduzido bastantes revistas com artigos de cardiologia para português europeu, revistas estas que são corrigidas por cardiologistas. A correcção deste termo já me foi efectuada, tendo-me sido indicado que a deixasse em inglês. Em português brasileiro também surgem várias ocorrências no google.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 20 mins (2004-10-13 17:36:38 GMT)
--------------------------------------------------

gostaria de acrescentar, que o espaço em baixo não chegou, a resposta a José Manuel Serodio: sou a favor da tradução - e segundo as regras do português - dos termos e da linguagem técnica. Contudo, e até haver uma normalização (que não há), se o cliente me exige uma determinada tradução, eu tenho de a aceitar - ou recusar a tradução. E este termo não foi o pior que já vi: nunca lhe falaram do \"estadio\" da doença, ao qual se removeu a acentuação para não se confundir com o \"estádio\" de futebol? Onde está a polissemia, tão essencial à Língua Portuguesa (e a qualquer língua)? Ou da \"randomização\"? Limito-me aqui a partilhar uma experiência concreta, devidamente assinalada como tal, e não me parece que a minha sugestão (aliás justificada) seja digna de receber um julgamento deste cariz.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs 31 mins (2004-10-13 18:47:29 GMT)
--------------------------------------------------

gostaria de acrescentar, que o espaço em baixo não chegou, a resposta a José Manuel Serodio: sou a favor da tradução - e segundo as regras do português - dos termos e da linguagem técnica. Contudo, e até haver uma normalização (que não há), se o cliente me exige uma determinada tradução, eu tenho de a aceitar - ou recusar a tradução. E este termo não foi o pior que já vi: nunca lhe falaram do \"estadio\" da doença, ao qual se removeu a acentuação para não se confundir com o \"estádio\" de futebol? Onde está a polissemia, tão essencial à Língua Portuguesa (e a qualquer língua)? Ou da \"randomização\"? Limito-me aqui a partilhar uma experiência concreta, devidamente assinalada como tal, e não me parece que a minha sugestão (aliás justificada) seja digna de receber um julgamento deste cariz.


    www.eurosurveillance.org/ em/v02n03/0203-424.asp?langue=04&
    Reference: http://www.patologiaoral.com.br/texto29.asp
ana claudia jorge
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
4 mins

disagree  José Serodio: Porquê não se dá ao trabalho de traduzir? ...servilismo ou preguiça? Esse é um mau serviço à Língua Portuguesa!
2 hrs
  -> porquê a atitude negativa? Não disse que não me tinha dado ao trabalho de traduzir, disse "a correcção desse termo...", passo a explicar, traduzi e foi-me corrigido de volta para o inglês pelo cardiologista revisor ,especialista e,na revista, soberano.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: Obviamente que pode ser traduzido, mas essa é uma opção/sugestão bastante usada (deixar em inglês) nos textos técnicos de medicina no BRASIL.
3 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
(relação/taxa de) probabilidades


Explanation:
Já ouvi por aí "rácio de probabilidades", "rácio de hipóteses" e até mesmo "rácio de vantagens"- o que não é apropriado neste caso de doenças. Acredito que esteja se referindo aí a uma (taxa de) probabilidade de que a doença venha a ocorrer.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
1 hr




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search