fast-setting mineral trioxide aggregate (RetroMTA)

Portuguese translation: agregado de trióxido mineral de rápida fixação (RetroMTA)

12:01 Jun 18, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry / histology
English term or phrase: fast-setting mineral trioxide aggregate (RetroMTA)
Histological evaluation of hard tissue formation after direct pulp capping with a fast-setting mineral trioxide aggregate (RetroMTA) in humans

Article
Morgana
Portuguese translation:agregado de trióxido mineral de rápida fixação (RetroMTA)
Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 11 minutos (2019-06-18 12:13:31 GMT)
--------------------------------------------------

https://core.ac.uk/download/pdf/84615737.pdf

Procurando superar tais dificuldades, o tratamento a ser instituído deve
visar à formação de uma barreira de tecido calcificado ao nível do forame (apicificação) ou a obliteração do forame com um tampão realizado com o Agregado de Trióxido Mineral (MTA).

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/19116...

RetroMTA e MTA apresentaram os maiores valores de resistência de união, e tiveram sua resistência ao deslocamento alterada pela contaminação por sangue

Selected response from:

Andrea Pilenso
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2agregado de trióxido mineral de rápida fixação (RetroMTA)
Andrea Pilenso
4 +1agregado de trióxido mineral de cura rápida (RetroMTA)
Matheus Chaud
3 +1agregado de trióxido mineral de rápido endurecimento (RetroMTA)
expressisverbis


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
fast-setting mineral trioxide aggregate (retromta)
agregado de trióxido mineral de rápida fixação (RetroMTA)


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 11 minutos (2019-06-18 12:13:31 GMT)
--------------------------------------------------

https://core.ac.uk/download/pdf/84615737.pdf

Procurando superar tais dificuldades, o tratamento a ser instituído deve
visar à formação de uma barreira de tecido calcificado ao nível do forame (apicificação) ou a obliteração do forame com um tampão realizado com o Agregado de Trióxido Mineral (MTA).

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/19116...

RetroMTA e MTA apresentaram os maiores valores de resistência de união, e tiveram sua resistência ao deslocamento alterada pela contaminação por sangue



Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Hari Cavalcante
8 mins
  -> Muito obrigada, Hari!

agree  Paulo Gasques
2 hrs
  -> Muito obrigada, Paulo!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
fast-setting mineral trioxide aggregate (retromta)
agregado de trióxido mineral de cura rápida (RetroMTA)


Explanation:
Em cimento, resinas, etc., setting = cura :)
fast-setting = de cura rápida

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 55

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Concordo, em pt-pt, "endurecimento", mas "cura" não estranho.
1 min
  -> Obrigado, Sandra!

18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
fast-setting mineral trioxide aggregate (retromta)
agregado de trióxido mineral de rápido endurecimento (RetroMTA)


Explanation:
Conclusão - Em odontopediatria este material pode ser utilizado com segurança em pulpotomias de dentes temporários, em protecção pulpar, e em tratamento de dentes necróticos com ápice aberto (apexificação), revelando todos estes procedimentos uma elevada taxa de sucesso. Apesar de apresentar alguns inconvenientes (alteração da cor do dente tratado, difícil manipulação, tempo de endurecimento longo e elevado preço), a sua qualidade e versatilidade poderá ter um papel importante nos tratamentos odontopediatricos no presente e no futuro.

Conclusions - In odontopediatric dentistry MTA could be safely used in primary teeth pulpotomy, pulp capping of permanent teeth and root filling in immature permanent teeth, all these procedures with a high rate of success. This material has some drawbacks (discoloration, hard manipulation, long setting time and high price), however due its quality and versatility, this may have an important role in odontopediatric treatment in the present and in the future.
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/61077/2/Vit...

O agregado de trióxido mineral (MTA) foi inicialmente introduzido na endodontia para o selamento de perfurações radiculares patológicas ou iatrogênicas e retro-obturações, por suas propriedades físicas, químicas e biológicas favoráveis4,5. Entretanto, o MTA não apresentava propriedades físicas compatíveis com o seu uso como cimento obturador no tratamento endodôntico. Com isso, uma nova formulação foi lançada no mercado, o MTA Fillapex® (Angelus, Londrina, PR, Brasil), um cimento obturador composto por MTA, resina de salicilato, resina natural, óxido de bismuto e sílica, que, de acordo com Camilleri6, possui melhores propriedades, como escoamento, tempo de presa e força de adesão.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ScAhnwX...

5.
(argamassa, cimento) endurecimento, solidificação
https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/settin...

Resumo
O Agregado Trióxido Mineral é um cimento cuja composição envolve os elementos silicato tricálcico, aluminato tricálcico, óxido de silicato, óxido de bismuto e ainda pequenas quantidades de outros óxidos que modificam as propriedades químicas e físicas.
http://www.revodontolunesp.com.br/article/588019417f8c9d0a09...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Matheus Chaud
1 hr
  -> Obrigada Matheus.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search