flattened nostril

Portuguese translation: narina achatada

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:flattened nostril
Portuguese translation:narina achatada
Entered by: Wilson de Oliveira

23:35 Jul 8, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry
English term or phrase: flattened nostril
O Título do documento é "Cleft patient dental care guidelines".

Contexto:
"Using a moist swab sticks clean under the flattened nostril"

Eu traduzi como:
Usando um cotonete úmido, limpe sob a narina achatada.

Queria saber se isto está certo, de preferência uma ajuda de alguém especializado na área de Odontologia.
Wilson de Oliveira
Brazil
narina achatada
Explanation:
O link abaixo sugere possível opção. Na verdade, há maior incidência para 'nariz achatado'.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2020-07-09 00:57:43 GMT)
--------------------------------------------------

https://books.google.com.br/books?id=2Yt6M8iCLroC&pg=PA132&l...
Selected response from:

Paulinho Fonseca
Brazil
Grading comment
Obrigado pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3narina achatada
Paulinho Fonseca
4narina/asa ou ala nasal aplainada
expressisverbis


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
narina achatada


Explanation:
O link abaixo sugere possível opção. Na verdade, há maior incidência para 'nariz achatado'.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2020-07-09 00:57:43 GMT)
--------------------------------------------------

https://books.google.com.br/books?id=2Yt6M8iCLroC&pg=PA132&l...


    https://context.reverso.net/translation/portuguese-english/Nariz+achatado
Paulinho Fonseca
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor: Seems logical
7 hrs
  -> Thanks, Nick.

agree  expressisverbis
8 hrs
  -> Obrigado, Sandra.

agree  Clauwolf
11 hrs
  -> Obrigado, Clauwolf.

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
narina/asa ou ala nasal aplainada


Explanation:
Do que pesquisei é mais comum aparecer o nome "achatamento" ou "aplainamento" da narina ou asa/ala nasal do que o adjetivo.

Modelagem Nasal em Paciente Portador de Fissura Labiopalatina Unilateral Direita
Nasal Modeling in Patient with Right Unilateral Cleft Lip and Palate

RESUMO
Os recém-nascidos portadores de fissura labiopalatina unilateral apresentam um aspecto característico do nariz do lado afetado pela fissura, onde se observa o aplainamento da asa nasal, com a ponta não claramente delimitada, e depressão da base alar.

SUMMARY
The cleft side of the nose in babies born with unilateral cleft lip and palate has a typical appearance, with a flattened nasal ala, poorly defined tip and alar base depression.
https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:lfB12D...

Além
disso, existe uma deformidade nasal muito aparente, localizada na asa do nariz do lado fissurado, a qual está aplainada pela deformidade da cartilagem alar.
O lábio leporino bilateral caracteriza-se por um deslocamento anterior da pré-maxila (osso intermaxilar) que empresta ao recém-nascido um aspecto desagradável.
https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:oMCkMc...

Aplainamento dos côndilos
Aplainamento ou facetamento é a perda de convexidade dos processos condilares ou eminências articulares; como um defeito local da rarefação da camada óssea compacta.
http://www.odontopretoebranco.com.br/imaginologia.php

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2020-07-09 09:08:13 GMT)
--------------------------------------------------

"Achatamento nasal" também pode dar conta do recado:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-1401...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search