arrested caries lesion

Portuguese translation: (lesão de) cárie inativa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:arrested caries lesion
Portuguese translation:(lesão de) cárie inativa
Entered by: Maria Meneses

11:33 Aug 11, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry / produtos para cuidados dentários
English term or phrase: arrested caries lesion
The dental care product can also contribute to further remineralisation of arrested caries lesions.
Maria Meneses
(lesão de) cárie inativa
Explanation:
É a lesão de cárie que parou de progredir.

Com o auxílio de iluminação, espelho e sonda ou explorador dental (um instrumento que lembra um pequeno gancho), o dentista pode analisar se há uma cárie no dente, a extensão do dano, se há cavitação (“buraco”) e até onde ela atinge, além de avaliar se a cárie é ativa ou inativa (ou seja, se a lesão está em progressão ou estagnada).
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/carie/
Selected response from:

Silvia Tratnik
Slovenia
Grading comment
obrigada pela ajuda
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5(lesão de) cárie inativa
Silvia Tratnik
4lesão cariosa estacionária
expressisverbis


  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
(lesão de) cárie inativa


Explanation:
É a lesão de cárie que parou de progredir.

Com o auxílio de iluminação, espelho e sonda ou explorador dental (um instrumento que lembra um pequeno gancho), o dentista pode analisar se há uma cárie no dente, a extensão do dano, se há cavitação (“buraco”) e até onde ela atinge, além de avaliar se a cárie é ativa ou inativa (ou seja, se a lesão está em progressão ou estagnada).
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/carie/

Example sentence(s):
  • Arrested caries are areas of decay that have stopped progressing and are inactive, according to the JADA article.
  • – Mancha branca inativa: a lesão de cárie pode ser paralisada com aplicação de flúor, limpeza adequada e modificação alimentar. Nesse caso, a cárie para de progredir, mas a mancha continua, apresentando uma textura lisa, com coloração brilhant

    https://www.colgate.com/en-us/oral-health/conditions/cavities/arrested-caries-what-to-know-about-this-type-of-dental-decay
    https://blog.dentalclean.com.br/higiene-bucal/entenda-como-se-forma-a-carie/
Silvia Tratnik
Slovenia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
obrigada pela ajuda
Notes to answerer
Asker: Obrigada


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
lesão cariosa estacionária


Explanation:
"Arrested Caries is a type of Dental Caries affecting Teeth which are basically Caries which has become stationary or non-progressive or static without any signs..."
https://www.juniordentist.com/arrested-caries.html

"Apesar do estudo exaustivo a que a cárie tem sido sujeita não existe ainda um método de classificação universalmente aceite. As classificações correntemente utilizadas baseiam-se na localização (oclusal, das superfícies lisas, inter-proximal, radicular; do esmalte, da dentina ou do cimento) ou na dinâmica da sua progressão (leve a muito intensa ou rampante, incipiente ou inicial, estacionária1..."

1 Designação utilizada no sentido do termo "arrested caries" deNikiforuk (1985).
Repositorio.insa.pt › bitstreamPDF
das lesões da cárie foi muito elevada, enquanto no diagnóstico ... 01 carious lesions while lhe lowesl agreemenl levels were in lhe diagnosis 01 periodonlal diseases due lo lhe much lower consislency ... Designação utilizada no sentido do termo "arrested caries" de ... estacionária enquanto em 1990 a percentagem en-.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2020-08-11 14:00:42 GMT)
--------------------------------------------------

https://dicionario.priberam.org/carioso

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Notes to answerer
Asker: Obrigada





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search