decompression sickness, comonly know as the bends

Portuguese translation: doença da descompressão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:decompression sickness, comonly know as the bends
Portuguese translation:doença da descompressão
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

12:30 Apr 24, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: decompression sickness, comonly know as the bends
But a free ascend from such depts would couse ***DECOMPRESSION SICKNESS***, commonly known as ***THE BENDS***.
Isabel Pinto
doença da descompressão
Explanation:
também assim denominada

National Geographic Magazine Portugal @ www.nationalgeographic.pt
... abaixo da superfície do mar, o oxigénio obriga parte do azoto dissolvido a
sair do corpo e reduz as hipóteses de se produzir a doença da descompressão. ...
www.nationalgeographic.pt/ revista/0903/feature4/default.asp - 47k -

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 57 mins (2005-04-24 14:27:50 GMT)
--------------------------------------------------

Medicina
... Doença da descompressão 2. Embolismo gasoso E terapêutica coadjuvante em outras
situações: 1. Intoxicação aguda pelo monóxido de carbono ...
www.cpas.pt/medicina/medicina.html - 19k -

Imprimir artigo
... igualmente formado por partículas de gordura provenientes de uma fractura
óssea ou de bolhas de ar devidas à doença da descompressão dos mergulhadores). ...
www.seleccoes.pt/Common/imprimir.asp?artigo=U_4378 - 12k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Campanhas
... Em Outubro deste ano, a revista Nature revelou que o sonar de baixa frequência
pode matar mamíferos marinhos, causando-lhes a doença da descompressão, ...
curlygirl2.no.sapo.pt/campanhas.htm - 44k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] Viajar por via aérea: considerações para a saúde
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Doença da descompressão após o mergulho. 3 . − Aumento da pressão intracraniana,
por hemorragia, traumatismo ou infecção ou se ...
www.civil.ist.utl.pt/Seminarios/Viajante/MVviaarea.pdf - Páginas semelhantes

viva saudável.pt
... Alguns destes sintomas podem ser confundidos com a doença da descompressão,
originando por vezes terapêutica de recompressão desnecessária. ...

viva saudável.pt
... Diverticulose. Doença celíaca. Doença da altitude. Doença da descompressão. Doença de Addison. Doença de Behçet. Doença de Caroli. Doença de Crohn. ...
www.vivasaudavel.pt/Categoriah1. asp?categ=doencas&Letra=D - 21k - Resultado suplementar -


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 0 min (2005-04-24 14:31:21 GMT)
--------------------------------------------------

THE BENDS: a doença do Mergulhador (Em Español:la enfermedad del buzo).


Vidé:

[PDF] Exposición Educativa del 2005 Exposición Educativa del 2005
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... la enfermedad del buzo en la piel, Nitrox, Perfiles de Buceo Invertidos.
8:30-9:00. Historias de casos. 18 de MAYO (MIÉRCOLES) ...
www.diversalertnetwork.org/events/ cozumelexpo/2005CozumelExpoFlier-Spanish.pdf - Páginas semelhantes

New York - East Side
... La mayoria pereció de lo que depués se denominó \"la enfermedad del buzo\", tras
alcanzar la superficie desde las profundidades donde se realizaban las ...
www.geocities.com/TheTropics/ Paradise/5115/east_side.htm - 22k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Antarctic Tourism
... se conoce comúnmente como la enfermedad del buzo) o de narcosis por nitrógeno,
y además, la duración de cada ejercicio no excederá los treinta minutos. ...
www-old.aad.gov.au/goingsouth/tourism/News/1999/l8s.asp - 23k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] Volumen 6: Derecho y pol cas ambientales en Am ca del Norte, Oto ...
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
... en su sangre y otros tejidos (como en la enfermedad del buzo). Es importante
hacer notar que no se conocen a ciencia cierta los ...
www.cec.org/files/PDF/SEM/Naelp6s_ES.pdf -
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5doença descompressiva (bents)
Lúcia Lopes
5doença da descompressão
María Leonor Acevedo-Miranda
4 +1síndrome de descompressão ou embolia gasosa
Herminia Castro
3Doença da descompressão, vulgarmente conhecida como "as curvas".
jorges


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
síndrome de descompressão ou embolia gasosa


Explanation:
provocado por uma subida demasiado rápida à superfície (mergulho), o que provoca a formação de bolhas de azoto no sangue

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2005-04-24 12:52:16 GMT)
--------------------------------------------------

pode ser fatal

Herminia Castro
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza Modesto: tb chamada de doença descompressiva
27 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
doença da descompressão


Explanation:
também assim denominada

National Geographic Magazine Portugal @ www.nationalgeographic.pt
... abaixo da superfície do mar, o oxigénio obriga parte do azoto dissolvido a
sair do corpo e reduz as hipóteses de se produzir a doença da descompressão. ...
www.nationalgeographic.pt/ revista/0903/feature4/default.asp - 47k -

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 57 mins (2005-04-24 14:27:50 GMT)
--------------------------------------------------

Medicina
... Doença da descompressão 2. Embolismo gasoso E terapêutica coadjuvante em outras
situações: 1. Intoxicação aguda pelo monóxido de carbono ...
www.cpas.pt/medicina/medicina.html - 19k -

Imprimir artigo
... igualmente formado por partículas de gordura provenientes de uma fractura
óssea ou de bolhas de ar devidas à doença da descompressão dos mergulhadores). ...
www.seleccoes.pt/Common/imprimir.asp?artigo=U_4378 - 12k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Campanhas
... Em Outubro deste ano, a revista Nature revelou que o sonar de baixa frequência
pode matar mamíferos marinhos, causando-lhes a doença da descompressão, ...
curlygirl2.no.sapo.pt/campanhas.htm - 44k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] Viajar por via aérea: considerações para a saúde
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Doença da descompressão após o mergulho. 3 . − Aumento da pressão intracraniana,
por hemorragia, traumatismo ou infecção ou se ...
www.civil.ist.utl.pt/Seminarios/Viajante/MVviaarea.pdf - Páginas semelhantes

viva saudável.pt
... Alguns destes sintomas podem ser confundidos com a doença da descompressão,
originando por vezes terapêutica de recompressão desnecessária. ...

viva saudável.pt
... Diverticulose. Doença celíaca. Doença da altitude. Doença da descompressão. Doença de Addison. Doença de Behçet. Doença de Caroli. Doença de Crohn. ...
www.vivasaudavel.pt/Categoriah1. asp?categ=doencas&Letra=D - 21k - Resultado suplementar -


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 0 min (2005-04-24 14:31:21 GMT)
--------------------------------------------------

THE BENDS: a doença do Mergulhador (Em Español:la enfermedad del buzo).


Vidé:

[PDF] Exposición Educativa del 2005 Exposición Educativa del 2005
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... la enfermedad del buzo en la piel, Nitrox, Perfiles de Buceo Invertidos.
8:30-9:00. Historias de casos. 18 de MAYO (MIÉRCOLES) ...
www.diversalertnetwork.org/events/ cozumelexpo/2005CozumelExpoFlier-Spanish.pdf - Páginas semelhantes

New York - East Side
... La mayoria pereció de lo que depués se denominó \"la enfermedad del buzo\", tras
alcanzar la superficie desde las profundidades donde se realizaban las ...
www.geocities.com/TheTropics/ Paradise/5115/east_side.htm - 22k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Antarctic Tourism
... se conoce comúnmente como la enfermedad del buzo) o de narcosis por nitrógeno,
y además, la duración de cada ejercicio no excederá los treinta minutos. ...
www-old.aad.gov.au/goingsouth/tourism/News/1999/l8s.asp - 23k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

[PDF] Volumen 6: Derecho y pol cas ambientales en Am ca del Norte, Oto ...
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
... en su sangre y otros tejidos (como en la enfermedad del buzo). Es importante
hacer notar que no se conocen a ciencia cierta los ...
www.cec.org/files/PDF/SEM/Naelp6s_ES.pdf -


María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 83
Grading comment
obrigada

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
doença descompressiva (bents)


Explanation:

Doença Descompressiva (Bents)

http://www.bubbledivers.net/doenca_descompressiva.htm
A doença descompressiva nada mais é que uma reação orgânica a carga excessiva de nitrogênio não eliminado, sua ocorrência se da seguinte forma:

Ao nível do mar, o corpo humano contém em média cerca de 1 litro de nitrogênio dissolvido nos tecidos, estando todos eles "saturados" , ou seja, a pressão parcial do nitrogênio dissolvido nos tecidos é igual a pressão parcial do nitrogênio que há nos pulmões, a isto chamamos de estado de saturação, nosso organismo não absorve nem elimina mais



4. bends. (used with a sing. or pl. verb). A manifestation of decompression sickness that is caused by the formation of nitrogen bubbles in the blood and tissues after a rapid reduction in the surrounding pressure and is characterized by pain in the joints and abdomen.


    Reference: http://www.bubbledivers.net/doenca_descompressiva.htm
Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Doença da descompressão, vulgarmente conhecida como "as curvas".


Explanation:
A doença da descompressão mais tarde tornou-se conhecida como "as curvas". (the bends)



    Reference: http://www.geocities.com/quackWatch/hm01.html
jorges
PRO pts in category: 18




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search