stillborn

Portuguese translation: natimortos

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stillborn
Portuguese translation:natimortos
Entered by: Carlos Angelo

21:52 Apr 24, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: stillborn
"At seven and a half months the babies were born, stillborn."

Sobre uma ulher gravida de gemeos.
dau (X)
natimortos
Explanation:
Do Houaiss:
natimorto - diz-se de ou feto viável que foi expulso morto do útero materno.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-24 22:55:10 (GMT) [[utf-8]]
--------------------------------------------------

* Abonações:
... natimortos (19 por mil recém-nascidos) entre os gêmeos foram responsáveis por 10,7% dos óbitos neonatais precoces e 3,5% dos natimortos.
http://www.desvirtual.com/bbeiguel/gemeos01.prn.pdf

Lynne teve dois abortos espontâneos e, há 20 anos, deu à luz a gêmeos natimortos.
http://www.unimes.psi.br/imprima.asp?codnot=79&imprime=saúd...

Este meu filho nasceu natimorto pois sofro de pressão arterial gravidica.
Nasceu com 7 meses sentado e como eu não poderia fazer cesariana pois o bebe ...
http://www.portaldoscantinhos.com/portal/gente_que_faz/silma...

Em 40 por cento dos casos, os gêmeos siameses são natimortos.
Outros 35 por cento sobrevivem até o primeiro aniversário.
http://www.netstudio.com.br/visualiza.php?codigo=791

Seu irmão mais velho, Jessé, nasceu natimorto, o que encoraja os fãs do cantor a vê-lo como sendo "o ramo de Jessé", uma referência bíblica a Cristo, ...
http://www.estadao.com.br/ext/diariodopassado/20030813/00030...

... o estudo inovou em pelo menos um aspecto: a inclusão de filhos natimortos (que nasceram mortos, com pelo menos 7 meses de gestação).
http://www.usp.br/agen/bols/2004/rede1362.htm

Centenas de mulheres deram à luz prematuramente a natimortos ou bebês com defeitos de nascença, como cegueira, paralisia cerebral e retardamento mental.
http://www.msantunes.com.br/juizo/acidindu.htm

O mal acumulado em Rhaiar era tanto que todos os outros que nasceram após ele saíam natimortos. Foi ele quem bebeu mais do sangue de sua mãe após ele e ...
http://nivasgallo.tripod.com/Religions.html
Selected response from:

Carlos Angelo
Brazil
Grading comment
Obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +6natimortos
Carlos Angelo
4 +5nados-mortos
MLeiria
4Aos sete meses e meio os gemeos nascem, mortos.
EduardoSanglard


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +6
natimortos


Explanation:
Do Houaiss:
natimorto - diz-se de ou feto viável que foi expulso morto do útero materno.

--------------------------------------------------
Note added at 2005-04-24 22:55:10 (GMT) [[utf-8]]
--------------------------------------------------

* Abonações:
... natimortos (19 por mil recém-nascidos) entre os gêmeos foram responsáveis por 10,7% dos óbitos neonatais precoces e 3,5% dos natimortos.
http://www.desvirtual.com/bbeiguel/gemeos01.prn.pdf

Lynne teve dois abortos espontâneos e, há 20 anos, deu à luz a gêmeos natimortos.
http://www.unimes.psi.br/imprima.asp?codnot=79&imprime=saúd...

Este meu filho nasceu natimorto pois sofro de pressão arterial gravidica.
Nasceu com 7 meses sentado e como eu não poderia fazer cesariana pois o bebe ...
http://www.portaldoscantinhos.com/portal/gente_que_faz/silma...

Em 40 por cento dos casos, os gêmeos siameses são natimortos.
Outros 35 por cento sobrevivem até o primeiro aniversário.
http://www.netstudio.com.br/visualiza.php?codigo=791

Seu irmão mais velho, Jessé, nasceu natimorto, o que encoraja os fãs do cantor a vê-lo como sendo "o ramo de Jessé", uma referência bíblica a Cristo, ...
http://www.estadao.com.br/ext/diariodopassado/20030813/00030...

... o estudo inovou em pelo menos um aspecto: a inclusão de filhos natimortos (que nasceram mortos, com pelo menos 7 meses de gestação).
http://www.usp.br/agen/bols/2004/rede1362.htm

Centenas de mulheres deram à luz prematuramente a natimortos ou bebês com defeitos de nascença, como cegueira, paralisia cerebral e retardamento mental.
http://www.msantunes.com.br/juizo/acidindu.htm

O mal acumulado em Rhaiar era tanto que todos os outros que nasceram após ele saíam natimortos. Foi ele quem bebeu mais do sangue de sua mãe após ele e ...
http://nivasgallo.tripod.com/Religions.html

Carlos Angelo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 149
Grading comment
Obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
1 min

agree  Lumen (X)
14 mins

agree  Eliane Rio Branco: é exatamente isso.
41 mins

agree  Luiza Modesto
54 mins

agree  airmailrpl: -
4 hrs

agree  Leandro Chu
1347 days

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Aos sete meses e meio os gemeos nascem, mortos.


Explanation:
Aos sete meses e meio os gemeos nascem, mortos.

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2005-04-24 22:16:15 GMT)
--------------------------------------------------

Mortos aqui refere-se a bebês que nasceram natimortos - no entanto natimortos não é uma palavra usual no Brasil.
Natimorto é o bebê que sofre um tipo de aborto expontaneo, natural e não indusido.
-------------- // -------------- // ---------------
Assim eu acredito que no contexto ficará melhor a expressão:
Aos sete meses e meio os gemeos nascem, mortos.
Já que se trata de uma mulher que estava gravida de gemeos.

EduardoSanglard
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Luiza Modesto: Do Aurélio: Natimorto = nascido + morto = aquele que nasceu morto.
42 mins
  -> Eu concordo com a tradução natimorto sim, mas apenas resaltei que aqui no Brasil não é uma expressão muito usada e tão pouco conhecida - principalmente entre aqueles de classe media baixa.

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
nados-mortos


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 24 mins (2005-04-24 22:17:14 GMT)
--------------------------------------------------

... No caso de aborto ou parto de nado-morto, considera-se o período de 30 dias, consecutivos, 20 dos quais, necessariamente, a seguir ao aborto ou parto. ...

... poderá surgir noutras ocasiões, como por exemplo depois de um aborto, com o nascimento de um nado morto ou quando perdemos um filho muito precocemente. ...

... Pouco mais de um ano depois, Carlota morreu ao dar à luz um nado-morto. A sua morte causou uma crise de sucessão dinástica que obrigou os seus tios ...

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 63

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Joao Andre Madeira
19 mins
  -> obrigado

agree  Mafalda d'Orey de Faria
27 mins
  -> obrigado

agree  Cristina Santos
57 mins
  -> obrigado

agree  Paula Vaz-Carreiro: this is how we say it in Portugal
2 hrs
  -> obrigado

agree  Jorge Freire
7 hrs
  -> obrigado




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search