Ethical clearance

Portuguese translation: aprovação ética

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Ethical clearance
Portuguese translation:aprovação ética
Entered by: Irina Dicovsky - MD (X)

12:38 Aug 19, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Ethics - Good Clinical Practice Guidelines
English term or phrase: Ethical clearance
É o subtítulo em um protocolo clínico. Logo descreve q os procedimentos serão feitos conforme a Decl de Helsinki, Good Clinical Practice Guidelines etc.
PORT BRASIL por gentileza.
Obrigada!
Irina Dicovsky - MD (X)
Argentina
aprovação ética
Explanation:
Uma sugestão mais literal...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Muito obrigada, Teresa!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2aprovação ética
Teresa Borges
5considerações éticas
Dora Matos
4Princípios éticos
Ligia Dias Costa
3esclarecimentos éticos
Claudio Mazotti
3Deliberação ética
Cintia Galbo


Discussion entries: 1





  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ethical clearance
Princípios éticos


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-08-19 12:46:03 GMT)
--------------------------------------------------

Ética e DeontologiaOs princípios éticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. ...
www.psicologia.com.pt/profissional/etica/ - 72k - Em cache - Páginas semelhantes


Ligia Dias Costa
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 113
Notes to answerer
Asker: Lígia, alguma referência para concluir que clearance possa ser "princípio"? Ethical issues não seriam Princípios éticos? ...é o título principal...


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
ethical clearance
aprovação ética


Explanation:
Uma sugestão mais literal...

Example sentence(s):
  • Aprovação Ética – Todos os estudos propostos à UVP-SPP devem ter a aprovação prévia por uma Comissão de Ética, por exemplo das instituições hospitalares, académicas ou científicas a que pertença um dos investigadores.

    Reference: http://www.spp.pt/UserFiles/File/UVP_SPP/NORMAS_APRESENTACAO...
Teresa Borges
Portugal
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1260
Grading comment
Muito obrigada, Teresa!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Katarina Peters
38 mins
  -> Obrigada!

agree  Alyson Steele Weickert, Ph.D.
2 hrs
  -> Obrigada!

20 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ethical clearance
esclarecimentos éticos


Explanation:
uma sugestão...

Claudio Mazotti
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 512

41 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ethical clearance
Deliberação ética


Explanation:
Art. 28 - A sindicância será instaurada mediante:

c) Deliberação da própria Comissão de Ética Médica;



A deliberação ética como atividade consensual




    Reference: http://www.unifesp.br/spdm/hsp/comite_etica/resolucao.htm
    Reference: http://209.85.215.104/search?q=cache:XonHE7ImVw0J:www.ufrgs....
Cintia Galbo
Meets criteria
Works in field

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
ethical clearance
considerações éticas


Explanation:
outra sugestão

Delineamento de Estudos. Estudos Experimentais. Ensaios Clínicos ... Considerações Éticas. Comitê de ética. Termo de Consentimento ...
www.hcnet.usp.br/adm/dc/napesq/III_simposio/Apresentao Prof...

Considerações Éticas. • Todo estudo clínico em DE deve ser conduzido de acordo. com as normas éticas para pesquisa em seres humanos ...
www.issir.com/vmp/2004bue/day00/d00r00t1210.pdf

Para a inclusão no presente estudo foram considerados critérios clínicos, .... CONSIDERAÇÕES ÉTICAS. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa ...
www.anaisdedermatologia.org.br/artigo.php?artigo_id=10453

Elementos para o delineamento de estudo clínico ou epidemiológico. Estudo experimental aleatório. ... Considerações éticas. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ...
www.famerp.br/departamentos/desc/ementa.doc

Solicitar a autorização para a realização do estudo clínico ao ..... Considerações éticas gerais sobre a pesquisa, desde o ponto de vista dos direitos das ...
www.ufrgs.br/bioetica/bpcmerco.htm

Dora Matos
Portugal
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 231




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search