blinded (2x in context)

Portuguese translation: (avaliação) cega (de vídeo)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:blinded (2x in context)
Portuguese translation:(avaliação) cega (de vídeo)
Entered by: Constance Mannshardt

22:31 Mar 2, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Estudos de tratamentos para a doença de Parkinson
English term or phrase: blinded (2x in context)
Descriptions of methodology and procedures are included in this paper:

- Blinded video assessments—The UPDRS-III, except rigidity, was assessed by two independent, blinded raters based on standardized video recording

Seria cego como no estudo cego ou duplo-cego?
E os blinded raters?

Muito obrigada!
Constance Mannshardt
Germany
(avaliação) cega (de vídeo)
Explanation:
[PDF]
Avaliação de qualidade de vídeo sobre uma rede IP usando ...
www.iiisci.org/journal/CV$/risci/.../HCA940MZ.p... - Translate this page
File Format: PDF/Adobe Acrobat - Quick View
by DC BEGAZO - Related articles
de referência não são acessíveis, chamada de avaliação cega. O modelo de avaliação de vídeo no presente artigo é do tipo FR. [3], porque utilizámos duas .

--------------------------------------------------
Note added at 12 minutos (2013-03-02 22:43:39 GMT)
--------------------------------------------------

Link abaixo

http://www.iiisci.org/journal/CV$/risci/pdfs/HCA940MZ.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 13 minutos (2013-03-02 22:45:06 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.iiisci.org/journal/CV$/risci/pdfs/HCA940MZ.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 16 minutos (2013-03-02 22:47:32 GMT)
--------------------------------------------------

Classificadores de avaliação cega.
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Muitíssimo obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3(avaliação) cega (de vídeo)
Marlene Curtis
4mascarado(a)
Igor Dmitruk
4(avaliação) cega (por vídeo) //// (pares avaliadores independentes) "cegos"
Salvador Scofano and Gry Midttun


Discussion entries: 1





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
(avaliação) cega (de vídeo)


Explanation:
[PDF]
Avaliação de qualidade de vídeo sobre uma rede IP usando ...
www.iiisci.org/journal/CV$/risci/.../HCA940MZ.p... - Translate this page
File Format: PDF/Adobe Acrobat - Quick View
by DC BEGAZO - Related articles
de referência não são acessíveis, chamada de avaliação cega. O modelo de avaliação de vídeo no presente artigo é do tipo FR. [3], porque utilizámos duas .

--------------------------------------------------
Note added at 12 minutos (2013-03-02 22:43:39 GMT)
--------------------------------------------------

Link abaixo

http://www.iiisci.org/journal/CV$/risci/pdfs/HCA940MZ.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 13 minutos (2013-03-02 22:45:06 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.iiisci.org/journal/CV$/risci/pdfs/HCA940MZ.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 16 minutos (2013-03-02 22:47:32 GMT)
--------------------------------------------------

Classificadores de avaliação cega.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1484
Grading comment
Muitíssimo obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Beta Cummins
3 mins
  -> Grata!

agree  Paulinho Fonseca: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2004000200001&...
49 mins
  -> Grata!

agree  Marina Biondani
18 hrs
  -> Grata!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(avaliação) cega (por vídeo) //// (pares avaliadores independentes) "cegos"


Explanation:
Duplo-cego não é o caso.

Veja porque:

Estudo duplo-cego (português brasileiro) ou ensaio clínico em dupla ocultação (português europeu) é um método de ensaio clínico realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento. É comumente usado como critério de validação de práticas experimentais quantitativas em ciência.


O que existe nesse caso são 2 avaliadores "cegos" independentes.

Exemplo:
www.scielo.cl/revistas/psicop/pinstruc.htm
Os artigos são revisados por dois pares avaliadores cegos. Durante este processo se mantém reservados os nomes dos autores e avaliadores. A Equipe ...

Resposta:

1a. ocorrência:
Entendo que seja a avaliação cega por vídeo

periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/IJIE/article/download/.../pdf
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de N Casarotto Filho - 2011
Assegurando a avaliação cega por pares. • O resultado das avaliações pode ser de três tipos: a) aceito na íntegra, sem restrições; b) rejeitado – não aprovado ...
Políticas Editoriais - Universidade Federal de Pelotas
www.ufpel.edu.br › Página inicial › Sobre a Revista
OBSERVAÇÃO: NUNCA marcar a opção "Apresentar documento aos avaliadores (sem metadados), pois não irá comprometer a avaliação cega por pares." 5.


2a. ocorrência

Entendo que sejam pares avaliadores independentes "cegos". Pode-se também usar o termo cego entre aspas, o que deixa o sentido mais claro.

Exemplos abaixo, espero que ajude:

Psicologia: Teoria e Pesquisa - Social skills in agoraphobia and ...
www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-37722008000100011...sci....
de M Levitan - 2008 - Artigos relacionados
Avaliadores independentes e cegos para o objetivo da tarefa graduaram os ... uma conversa) realizadas em pares de acordo com a idade dos participantes.

www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/.../tde-24052011-15045...
25/05/2011 – Avaliadores cegos obtiveram os escores da YBOCS nas semanas 0 e 12. ... Blinded raters collected YBOCS scores at weeks 0 and 12.


www.centrinho.usp.br/ciencia_foco/file/...3/interc_semb_3.h...
Os registros são classificados utilizando escalas reconhecidas, por avaliadores “cegos” que desconhecem a origem dos casos. Embora não identifiquem de ...



Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1039

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Marlene Curtis: avaliação de vídeo. Babylon?
10 hrs

3 days 7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
blinded
mascarado(a)


Explanation:
Mascarado é sinônimo científico de cego e cegado em pesquisa clínica, e neste caso cai bem, principalmente porque a avaliação é por vídeo. Pra deixar a leitura mais fluente e livre de ambiguidades ou mesmo sobressaltos no leitor, recomendo usar:

blinded assessment = avaliação mascarada
blinded rater = avaliador mascarado

Espero que ajude. Referências abaixo

. O avaliador não teve conhecimento prévio da presença ou ausência de história de entorse de tornozelo nas voluntárias, permanecendo como avaliador mascarado.
http://www.scielo.br/pdf/fm/v24n3/11.pdf

" avaliação da qualidade dos estudos baseou-se em roteiros padronizados, considerando-se: desenho do estudo, randomização, recrutamento de pacientes consecutivos, seguimento apropriado, método de detecção de TEV, avaliação mascarada."
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302009000200007&...

Igor Dmitruk
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 205




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search