radiographic opaque

Portuguese translation: rádio-opaco

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:radiographic opaque
Portuguese translation:rádio-opaco
Entered by: rhandler

14:25 Nov 18, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Medical (general) / Medicine
English term or phrase: radiographic opaque
If one of the components is not radiographic opaque, it should be marked for radiographic evaluation.

Apesar da forma de adjetivo, o termo me soa aqui como advérbio, como se fosse "radiographically"... alguém poderia ajudar? Obrigada desde já.
Carolina B (X)
radio-opaco
Explanation:
Alguns exemplos e referências:

Equipamentos
... vasos sanguíneos, desenvolvendo a angiografia moderna, que consiste no imageamento dos vasos através da injeção de contraste radio-opaco, sincronizado com ...
www.if.ufrgs.br/ast/med/imagens/node11.htm

Dicionario
... O sulfato de bário é uma substância líquida, branca de viscosidade aumentada
que é radio-opaco, isto é , é visível ao RX. Barret, esôfago de. ...
www.gastronet.com.br/dicionar.htm

Johanston, H: Informatica Hospitalar
... vesícula, por exemplo, constará a refeição especial, acima mencionada, assim como um lembrete à enfermagem para dar ao paciente o meio radio-opaco às 21 ...
www.epub.org.br/informed/halley.htm
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Thanks a lot!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8radio-opaco
rhandler
5opaco à radiografia
Clauwolf


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
opaco à radiografia


Explanation:
:0
2 REALIZAÇÃO PROVA OBJETIVA 1 - Em um paciente com dispnéia e hemitórax opaco
à radiografia, a ultra-sonografia demonstrou hipoecogenicidade com presença ...
www.nce.ufrj.br/concursos/concluidos/prefeitura_campinas/ medico1ultrassonografiaobjetiva.pdf - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 522

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
radio-opaco


Explanation:
Alguns exemplos e referências:

Equipamentos
... vasos sanguíneos, desenvolvendo a angiografia moderna, que consiste no imageamento dos vasos através da injeção de contraste radio-opaco, sincronizado com ...
www.if.ufrgs.br/ast/med/imagens/node11.htm

Dicionario
... O sulfato de bário é uma substância líquida, branca de viscosidade aumentada
que é radio-opaco, isto é , é visível ao RX. Barret, esôfago de. ...
www.gastronet.com.br/dicionar.htm

Johanston, H: Informatica Hospitalar
... vesícula, por exemplo, constará a refeição especial, acima mencionada, assim como um lembrete à enfermagem para dar ao paciente o meio radio-opaco às 21 ...
www.epub.org.br/informed/halley.htm


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 399
Grading comment
Thanks a lot!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
20 mins
  -> Obrigado, Roberto

agree  Ana Almeida: Certíssimo! Em PT europeu também se escreve "radiopaco"
23 mins
  -> Obrigado, Ana

agree  Henrique Serra: sem esquecer do acento: rádio
1 hr
  -> Obrigado, Henrique

agree  Amilcar
2 hrs
  -> Obrigado, Amílcar

agree  Lúcia Lopes
8 hrs
  -> Obrigado, Maria

agree  Diogo Santos
10 hrs
  -> Obrigado, Diogo

agree  Cecilia Bartalotti
2 days 5 hrs
  -> Obrigado, ccamargo

agree  Salvador Scofano and Gry Midttun: muito bom! (acento no rádio)
2 days 8 hrs
  -> Obrigado, tamosai




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search