IU

Portuguese translation: Administração/Ingestão de Iodo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:IU
Portuguese translation:Administração/Ingestão de Iodo
Entered by: expressisverbis

20:16 Feb 1, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Endocrinologia (tiróide)
English term or phrase: IU
Trata-se de um acrónimo, que me parecer ser "Iodine Uptake", mas gostaria de confirmar se é "administração de iodo" ou "ingestão de iodo".
Qual dos dois termos seria mais utilizado ou adequado em pt-pt? (Para mim, ambos seriam válidos).
Obrigada.
Re.f:
http://app7.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id...
expressisverbis
Portugal
Administração de iodo
Explanation:
É o termo mais adequado talvez

IMHO
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Administração de iodo
María Leonor Acevedo-Miranda
3ingestão de iodo
Jane Rezende


Discussion entries: 9





  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Administração de iodo


Explanation:
É o termo mais adequado talvez

IMHO

María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 83
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
Notes to answerer
Asker: Obrigada María Leonor.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
27 mins

agree  itineuropa
21 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
iu
ingestão de iodo


Explanation:
Eu usaria "ingestão" ... Veja as referências abaixo, uma em PTPT, e outra em PTBR

https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/a...

http://www.mudaomundo.org/nutricao/iodo


--------------------------------------------------
Note added at 31 minutos (2018-02-01 20:47:25 GMT)
--------------------------------------------------

Sandra, eu tenho um Glossario de Termos Médicos, aqui do Brasil e ele define:

"Uptake – Captação, absorção, incorporação, ingestão". Irei encaminhar por e-mail à você. bjka


--------------------------------------------------
Note added at 2 dias 16 horas (2018-02-04 12:29:26 GMT)
--------------------------------------------------

@Sandra

Não consegui postar uma entrada na discussão, então irá por aqui mesmo...

Penso que a diferença entre "administração" e "ingestão" é que a primeira é mais abrangente: "A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal. (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras. "

Entendi que a administração é via oral, ou seja, há a ingestão do medicamento.
Sinônimos de ingerir: engolir, beber, tomar, tragar, consumir, devorar, comer, deglutir, virar, manducar, bater, entornar.

Se não for via oral, ou se não souber a forma de administração do medicamento, melhor usar "administração de iodo". bjka

Jane Rezende
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada mais uma vez Jane... já perdi a conta "às vezes".





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search