driver pathways

Portuguese translation: caminhos-chave

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:driver pathways
Portuguese translation:caminhos-chave
Entered by: Teresa Borges

14:36 Mar 3, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Oncological care
English term or phrase: driver pathways
The phrase appears on a list as such:

"targeted therapeutics against driver pathways"

Any ideas?
Wendy Gosselin
caminhos-chave
Explanation:
Seria a minha sugestão em PT(pt), ver:

Mais recentemente, o próprio genoma dos tumores tem sido sequenciado, de modo a identificar-se todas as mutações existentes em todos os genes, para, posteriormente, ser possível a sua organização em algoritmos que permitam o reconhecimento dos “caminhos-chave”, que contribuem para o crescimento e sobrevivênciado cancro, e o desenvolvimento de terapêuticas direcionadas contra esses mesmos “caminhos” (Stratton,
Campbell & Futreal, 2009; Vollan & Caldas, 2011; Mukherjee, 2012; Alexandrov
et al., 2013).
https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10096/1/Clas...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Gracias!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1caminhos-chave
Teresa Borges
3vias de mutações driver (ou mutações condutoras)
Cátia Santana
Summary of reference entries provided
Interessante descrição
Ana Vozone

  

Answers


18 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
caminhos-chave


Explanation:
Seria a minha sugestão em PT(pt), ver:

Mais recentemente, o próprio genoma dos tumores tem sido sequenciado, de modo a identificar-se todas as mutações existentes em todos os genes, para, posteriormente, ser possível a sua organização em algoritmos que permitam o reconhecimento dos “caminhos-chave”, que contribuem para o crescimento e sobrevivênciado cancro, e o desenvolvimento de terapêuticas direcionadas contra esses mesmos “caminhos” (Stratton,
Campbell & Futreal, 2009; Vollan & Caldas, 2011; Mukherjee, 2012; Alexandrov
et al., 2013).
https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/10096/1/Clas...


Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1174
Grading comment
Gracias!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  itineuropa
2 hrs
  -> Obrigada, Margarida!

27 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
vias de mutações driver (ou mutações condutoras)


Explanation:
Sugestão:

Acredito que "driver" esteja se referindo a "driver mutations"

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21129606

http://sopterj.com.br/profissionais/_revista/2016/n_02/7-mut...

Cátia Santana
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 19




Reference comments


29 mins
Reference: Interessante descrição

Reference information:
https://books.google.pt/books?id=2UE7DwAAQBAJ&pg=PA174&lpg=P...

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 31




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search