on-board portal imaging

Portuguese translation: (aquisição) de imagens portais através de acelerador linear

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:on-board portal imaging
Portuguese translation:(aquisição) de imagens portais através de acelerador linear
Entered by: Oliveira Simões

00:38 Nov 24, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: on-board portal imaging
Context: Treatment delivery requires use of daily image-guidance to minimize the requirements for PTV expansions, which may include, but is not limited to on-board portal imaging, cone-beam CT, or orthogonal kV/MV imaging.
Roberto Kondo
Brazil
(aquisição) de imagens portais através de acelerador linear
Explanation:
"On-board imaging (OBI) refers to the use of daily x-rays (taken right on the linear accelerator) that help to confirm a match of treatment setup to the planned treatment. Radiation treatment is designed to be very precise, and these images, taken just prior to treatment, allow the radiation therapist to correct for any daily treatment setup variation." - https://www.sharecare.com/health/radiation-therapy-for-cance...

Acelerador Linear (foto): https://goo.gl/images/Xc33ft

"On-board Imager" é uma marca registrada de acelerador linear:
https://www.varian.com/oncology/products/imaging/on-board-im...

Vídeo demonstrativo de acelerador linear:
https://youtu.be/4FgSdSiIG-0

"Portal imaging is the acquisition of images using a radiation beam that is being used for giving radiation treatment to a patient.[15] If not all of the radiation beam is absorbed or scattered in the patient, the portion that passes through may be measured and used to produce images of the patient." - https://en.wikipedia.org/wiki/Image-guided_radiation_therapy...

Artigo e vídeo sobre projeção ortogonal:
https://www.conhecimentogeral.inf.br/projecao_ortogonal/

"A aquisição de imagens portais representa um acréscimo médio, para a amostra, de 82mGy para o PTV e 84mGy para a Espinal Medula, em cada fracção. Para imagens planares com energias kV o acréscimo é de cerca de 0,317mGy para o PTV e de 0,191mGy para a Espinal Medula, por cada conjunto de imagens ortogonais." (O grifo é meu.) - Fonte: https://core.ac.uk/download/pdf/47132058.pdf

Veja informações mais detalhadas sobre o Sistema OBI nesta página:
https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/exames-trat...

Nota:
Por algum motivo, parece que o link acima não está direcionando corretamente. O artigo é intitulado Radioterapia guiada por imagem IGRT e Gating e pode ser facilmente encontrado no Google Search.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2018-11-24 05:14:32 GMT)
--------------------------------------------------

Favor ignorar as informações sobre projeção ortogonal. Elas não são relevantes neste caso.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2018-11-24 05:23:53 GMT)
--------------------------------------------------

Correção:
(aquisição de) imagens portais através de acelerador linear
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2imagiologia portal do tipo on-board
Teresa Borges
4recurso de geração de imagens do portal já instalado/incluso
Mario Freitas
4(aquisição) de imagens portais através de acelerador linear
Oliveira Simões


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(aquisição) de imagens portais através de acelerador linear


Explanation:
"On-board imaging (OBI) refers to the use of daily x-rays (taken right on the linear accelerator) that help to confirm a match of treatment setup to the planned treatment. Radiation treatment is designed to be very precise, and these images, taken just prior to treatment, allow the radiation therapist to correct for any daily treatment setup variation." - https://www.sharecare.com/health/radiation-therapy-for-cance...

Acelerador Linear (foto): https://goo.gl/images/Xc33ft

"On-board Imager" é uma marca registrada de acelerador linear:
https://www.varian.com/oncology/products/imaging/on-board-im...

Vídeo demonstrativo de acelerador linear:
https://youtu.be/4FgSdSiIG-0

"Portal imaging is the acquisition of images using a radiation beam that is being used for giving radiation treatment to a patient.[15] If not all of the radiation beam is absorbed or scattered in the patient, the portion that passes through may be measured and used to produce images of the patient." - https://en.wikipedia.org/wiki/Image-guided_radiation_therapy...

Artigo e vídeo sobre projeção ortogonal:
https://www.conhecimentogeral.inf.br/projecao_ortogonal/

"A aquisição de imagens portais representa um acréscimo médio, para a amostra, de 82mGy para o PTV e 84mGy para a Espinal Medula, em cada fracção. Para imagens planares com energias kV o acréscimo é de cerca de 0,317mGy para o PTV e de 0,191mGy para a Espinal Medula, por cada conjunto de imagens ortogonais." (O grifo é meu.) - Fonte: https://core.ac.uk/download/pdf/47132058.pdf

Veja informações mais detalhadas sobre o Sistema OBI nesta página:
https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/exames-trat...

Nota:
Por algum motivo, parece que o link acima não está direcionando corretamente. O artigo é intitulado Radioterapia guiada por imagem IGRT e Gating e pode ser facilmente encontrado no Google Search.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2018-11-24 05:14:32 GMT)
--------------------------------------------------

Favor ignorar as informações sobre projeção ortogonal. Elas não são relevantes neste caso.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2018-11-24 05:23:53 GMT)
--------------------------------------------------

Correção:
(aquisição de) imagens portais através de acelerador linear


Example sentence(s):
  • Estudo dos desvios detectados pelas imagens portais no cancro da próstata em radioterapia conformacional (3DCRT).

    https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/4238?locale=en
Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 43

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
imagiologia portal do tipo on-board


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

Figura 2.8: Resultados obtidos para a irradiação da cabeça do fantoma (na região da hipófise) [5]. Em cima: Vistas axial,coronal e sagital da distribuição de dose simulada. Em baixo – esquerda:Distribuiçãodecontagenscoletadapelodetetor3(Figura2.7), dando informação relacionada com a distribuição de dose axial. Centro:A distribuição coronal da dose estimada pelo histograma de contagens obtido nos detetores 0 e 2. Direita: Imagem coletada pelo detetor 1 (corresponde à informação disponível na imagiologia portal). Verifica-se boa correlação visual entre as imagens obtidas por raios ortogonais e a distribuição de dose simulada, sendo também possível visualizar as estruturas irradiadas (e.g., ossos do crânio).

Pelos motivos apresentados, a técnica poderá representar uma mais-valia na imagiologia do tipo on-board (i.e., o doente já posicionado e pronto a iniciar o tratamento radioterapêutico), podendo esta ser utilizada para complementar a informação obtida com outras técnicas do campo da radioterapia guiada por imagem (IGRT). Nesse sentido, vale a pena indagar acerca de potenciais aplicações da técnica no auxílio à irradiação. Note-se ainda que, caso os feixes terapêuticos sejam suficientemente finos, esta poderá ser utilizada na monitorização em tempo real de tratamentos radioterapêuticos, o que potencialmente poderá beneficiar tratamentos de tumores móveis, como por exemplo, no caso dos tumores pulmonares.

https://estudogeral.uc.pt/.../Demonstração de um dispositivo...




Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 1204

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
7 hrs
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Ana Vozone
22 hrs
  -> Obrigada, Ana!

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
recurso de geração de imagens do portal já instalado/incluso


Explanation:
Sugestão

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 311




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search