first responder

Portuguese translation: primeiro interventor ou socorrista

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:first responder
Portuguese translation:primeiro interventor ou socorrista
Entered by: Felipe Tomasi

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
14:56 Apr 23, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Medical - Medical (general)
Additional field(s): Government / Politics, Medical: Health Care, Journalism
English term or phrase: first responder
Definition from Merriam-Webster:
A first responder or first line responder is a person (such as a police officer or an EMT) who is among those responsible for going immediately to the scene of an accident or emergency to provide assistance.

Example sentence(s):
  • First Responders Children’s Foundation helps people on front line of coronavirus pandemic FOX News
  • Hampden sheriff to open center for first responders recovering from coronavirus Boston Herald
  • ‘Not aggressive enough’ | Healthcare, first responder unions urge DC mayor to change approach on coronavirus testing WUSA9
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK medical and pharma specialists


This question is closed

primeiro interventor ou socorrista
Definition:
First responder, em português primeiro respondedor ou primeiro interventor, mais conhecido como socorrista, é uma pessoa com treinamento especializado que está entre os primeiros a chegar e fornecer assistência no local de uma emergência, como um acidente, desastre natural ou ataque terrorista.
Selected response from:

Felipe Tomasi
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
4 +10primeiro interventor ou socorrista
Felipe Tomasi
5profissionais na linha da frente
Paula Marques


  

Translations offered


41 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +10
primeiro interventor ou socorrista


Definition from Wikipedia:
First responder, em português primeiro respondedor ou primeiro interventor, mais conhecido como socorrista, é uma pessoa com treinamento especializado que está entre os primeiros a chegar e fornecer assistência no local de uma emergência, como um acidente, desastre natural ou ataque terrorista.

Example sentence(s):
  • O termo first responders refere-se às primeiras pessoas (usualmente profissionais de segurança pública) que atendem ao local de crime, podendo ser consideradas, de acordo com o ordenamento jurídico pátrio e a organização regional, os grupos de salvamento do Corpo de Bombeiros Militares, os Policiais Militares, os Guardas Municipais, além de membros de Conselhos Comunitários de Segurança, investigadores independentes dos direitos humanos etc. Optou-se nesta tradução, pela manutenção do termo original, visto a variedade de referências possíveis no Brasil. - UNODC  
  • Comunidades dependem da capacidade de seus hospitais para atuarem como os primeiros interventores em emergências (first responders) e ajudarem a cuidar das pessoas machucadas em tais eventos. - Vertiv  

Explanation:
Embora algumas fontes, inclusive a fonte que utilizei para a definição e a fonte da UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), mantenham o original "first responders", eu optaria por traduzir por "primeiro interventor" ou ainda "socorrista", explicando que se trata do primeiro profissional a responder a um incidente (seja um profissional da área da saúde ou alguém da segurança pública).
Felipe Tomasi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 220

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Angela Nery: Socorrista
1 hr
  -> Obrigado, Angela.

Yes  Teresa Borges: socorrista ou técnico de primeiros socorros em PT(pt)
1 hr
  -> Obrigado, Teresa.

Yes  Kathleen Goldsmith-Killing
1 hr
  -> Obrigado, Kathleen.

Yes  Giovanna Ramalho
1 hr
  -> Obrigado, Giovanna.

Yes  Rodrigo Gonçalves
1 hr
  -> Obrigado, Rodrigo.

Yes  Marina Moya: Concordo com "socorrista" e dependendo do contexto, "primeiro interventor"
1 hr
  -> Obrigado, Marina.

Yes  Teresa Lopes
2 hrs
  -> Obrigado, Teresa.

Yes  Pedro Moura
2 hrs
  -> Obrigado, Pedro.

Yes  OCRamos: socorrista
4 hrs
  -> Obrigado, Olivia.

Yes  Rominy Stefani: Acho "socorrista" um termo mais compreensível ao público leigo, se for o caso.
4 hrs
  -> Obrigado, Rominy.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
profissionais na linha da frente


Definition from own experience or research:
Profissionais que têm um primeiro acesso ou prioridade num local de acidente ou emergência por estarem treinados e preparados para agir e dar assistência no que for necessário.

Example sentence(s):
  • Um aplauso dos navios em missão no mar para todos aqueles profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia, como conta a jornalista da Antena 1 Cláudia Aguiar Rodrigues. - RTP.pt  
  • A Ordem dos Farmacêuticos constituiu uma Bolsa de Voluntários de farmacêuticos e de estudantes do 4.º e 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) para dar apoio às atividades assistenciais dos farmacêuticos que estão na linha da frente do combate ao novo coronavírus. - Ordem dos Farmacêuticos.pt  
Paula Marques
Canada
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search