phased response

Portuguese translation: Resposta faseada

For term searches and specialty glossaries, please try the new GBK glossaries
00:55 May 18, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
COVID-19 - Medical - Medical (general)
Additional field(s): Government / Politics, Medical: Health Care, Journalism
English term or phrase: phased response
Definition from Managing Water Supply and Sanitation:
Dynamic (or phased) response: For the maximum impact on health, interventions should focus on immediate problems as well as longer-term objectives. Emergencies are dynamic events, and programmes should take account of this. The problems which arise and the responses needed to address them are not the same immediately after disaster as they will be six months later. The response should aim to meet urgent needs and give time for planning and organising longer-term solutions, building, where possible, on equipment used during the first stage.

Example sentence(s):
  • Scoping for the early action began during the development of the phased response strategy and was carried further in the development of the consensus memorandum. USA Department of Energy
  • A phased response framework that can be activated according to either locally agreed trigger mechanisms or authorisation by designated clinical leads will help define the points at which changes from normal practice are required and should assist in justifying decisions which would be considered controversial in normal circumstances. The Intensive Care Society
  • Restrictions aimed at preventing the spread of Covid-19 will be eased starting on 1 May so that parts of the economy can reopen as the government introduces a five-level phased response, announced President Cyril Ramaphosa on Thursday evening. Daily Maverick
Glossary-building KudoZ




Question posted on behalf of translation team:
GBK medical and pharma specialists


This question is closed

Portuguese translation:Resposta faseada
Definition:
Uma resposta faseada é uma resposta que varia em função do tempo ou da situação.
Selected response from:

jlabt
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of translations provided
5 +2Resposta faseada
jlabt
4 +1atuação em etapas, níveis ou fases
Felipe Tomasi
4Ações progressivas
Silvia Tratnik
4ações graduais
Isadora Vital


  

Translations offered


33 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
atuação em etapas, níveis ou fases


Definition from own experience or research:
A atuação de um governo em resposta a uma emergência sanitária se divide em fases, etapas ou níveis com o objetivo de atender necessidades urgentes e dar tempo para o planejamento e organização de soluções a longo prazo, tendo como base os resultados obtidos nas fases/etapas/níveis iniciais.

Example sentence(s):
  • Planos para aliviar as medidas impostas por causa da Covid-19 vão ser aplicados até ao final de maio, anunciou o Presidente Cyril Ramaphosa. África do Sul luta contra o impacto económico da pandemia. O Governo pretende reduzir o bloqueio do nível quatro para o nível três - de um sistema de cinco níveis - até ao final de maio, disse Cyril Ramaphosa num discurso dirigido à nação na noite desta quarta-feira (13.05). - DW  
  • Enquanto cientistas e pesquisadores buscam uma fórmula que barre o vírus, países em todo o mundo, incluindo o Brasil, estão implementando medidas de prevenção para retardar o pico do número de infectados, a fim de evitar o colapso em hospitais e permitir que o sistema de saúde tenha capacidade de atender a todos os doentes. Desenvolvido por especialistas, esse plano estratégico para conter a pandemia é dividido em quatro fases diferentes: contenção, mitigação, supressão e recuperação. Atualmente, o Brasil está na etapa de mitigação - Quero Bolsa  
  • A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou esta quarta-feira, durante a conferência de imprensa diária com a actualização dos dados sobre a pandemia de covid-19, que Portugal entrará na fase de mitigação da doença às 00h00 de quinta-feira. “Estamos na fase 3.2. Temos transmissão comunitária. Não é exuberante nem descontrolada, mas existe”, afirmou Graça Freitas. Esta fase corresponde ao nível de alerta e resposta mais elevado, sendo esta a fase mais grave de contágio. - Público  

Explanation:
Várias alternativas para "response": abordagem, ação, atuação, estratégia, iniciativa, intervenção, planejamento, reação, resposta, solução, entre outras. Acredito que "atuação" ou "resposta" se encaixem melhor nesse contexto.

Encontrei a tradução "resposta faseada", porém, ela não me soa natural e eu não a usaria como tradução.
1 - Aconselha-se aos Estados-membros a usarem as características da epidemia
no seu país para decidir quando e como efectuar o rastreio de contactos (Veja
Recomendações para uma Resposta Faseada ao COVID-191 do CDC-África).
Fonte: União Africanda - https://au.int/sites/default/files/documents/38351-doc-guida...

2 - Em 07 de abril iniciou-se a 2a Fase, com o começo da ocupação do 5o D como Enfermaria de DIP. Em 09 de abril ficará em condições de
funcionar 8 leitos do CTI IV (CCBA).
Por fim, decidiu-se pela implementação de resposta faseada de acordo com o agravamento progressivo da situação, de forma que, sempre que uma fase for ativada, iniciam-se os preparativos para o acionamento imediato da fase seguinte.
Fonte: Exército Brasileiro - http://www.hce.eb.mil.br/images/covid/03_plano_de_acao_coron...

Felipe Tomasi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 220

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Tereza Rae
3 days 9 hrs
  -> Obrigado, Tereza.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ações graduais


Definition from own experience or research:
"Phased response" no contexto dado seriam ações graduais que os governos devem que implementar no caso de uma pandemia, tanto para evitar a propagação como na hora de suspender as restrições.

Example sentence(s):
  • "Ele observou que todas as decisões tomadas pelo Executivo até agora tiveram como objetivo prioritário garantir a saúde da população e afirmou ser necessário implementar ações graduais para que todos entendam o momento difícil pelo qual o país está passando." - Jovem pan news  
  • "Uma vez adotada a decisão, Bruxelas recomenda que os países realizem ações graduais, em diversos passos e com tempo suficiente entre uma ação e outra para comprovar seus efeitos. " - El pais  
  • "O documento também prevê uma saída do isolamento total, em ações graduais acompanhadas pela fiscalização de retomada da economia, por exemplo.... " - UOL  
Isadora Vital
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Resposta faseada


Definition from own experience or research:
Uma resposta faseada é uma resposta que varia em função do tempo ou da situação.

Example sentence(s):
  • ...e que está mesmo previsto o reforço dos mecanismos de vigilância epidemiológica, de acordo com "um plano de resposta faseada". - Jornal Público  
  • RECOMENDAÇÕES PARA UMA RESPOSTA FASEADA A COVID-19 - África CDC  
jlabt
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Votes in favor of/against selecting this as the best translation of the term asked
Yes  Erlinda Kofazu
1 hr

Yes  Teresa Borges
2 days 21 hrs

1 day 6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Ações progressivas


Definition from own experience or research:
Entendi "phased response" como um conjunto de ações progressivas planejadas para abordar todas as fases de um problema - dos mais simples aos mais complicados.

Example sentence(s):
  • "As estratégias de enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) têm variado bastante de país para país. Os primeiros países atingidos pela pandemia inicialmente adotaram um protocolo com ações progressivas de prevenção, contenção e mitigação. " - SBMAC  
  • "A autarquia estadual HC/Famema atualizou seu Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, criado em 7 de fevereiro. O documento está disponível no site da instituição e engloba medidas já adotadas e decisões para ações progressivas, caso a doença continue avançando." - Jornal da Manhã  
Silvia Tratnik
Slovenia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search