pair-matched

Portuguese translation: pareado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pair-matched
Portuguese translation:pareado
Entered by: Dra. Carla Vorsatz

20:40 Jan 4, 2021
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: pair-matched
Rotator cuff repair in a pair-matched cadaveric model.
Andre Damasceno
Brazil
pareado
Explanation:
Reparo do manguito rotador em peça anatômica pareada.
Nos referimos aos corpos (cadáveres) usados para estudos anatômicos como "peça anatômica"; "pareado" significa com as mesmas características do modelo original.
Selected response from:

Dra. Carla Vorsatz
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3pareado
Dra. Carla Vorsatz
3 +2(modelo cadavérico) com par correspondente / coincidente / combinado
Oliver Simões
3par casado
Clauwolf
3de pares emparelhados
Silvia Tratnik


Discussion entries: 1





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
(modelo cadavérico) com par correspondente / coincidente / combinado


Explanation:
Pelo que entendo, trata-se de encontrar um modelo com as mesmas caractéristicas, o mais próximo possível do objeto de estudo ou análise.

pair matching: https://www.linguee.com/english-portuguese/search?source=aut...

Oliver Simões
United States
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 63

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Décio Adams: Esta opção é a melhor, mais científica, inclusive a explicação. Usei a mesma fonte e obtive o mesmo resultado.
52 mins

agree  Paulo Gasques: colocaria par combinado, como aparece no linguee
6 hrs

disagree  ulissescarvalho: Linguee não é referência fidedigna. Não é e nunca foi.
6 hrs

agree  Mario Freitas:
7 hrs

neutral  Rafael Sousa Brazlate: Gente, essa fonte é linguee, hein. E o texto é altamente científico. Pus um artigo lá na discussão. Vejam lá.
23 hrs

58 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
par casado


Explanation:
:) O jargão correto

Clauwolf
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 510

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
de pares emparelhados


Explanation:
Acredito que se trata do desenho do estudo em questão.

No estudo "Biomechanical Analysis of Medial-Row All-Suture Suture Anchor Fixation for Rotator Cuff Repair in a Pair-Matched Cadaveric Model", encontra-se o seguinte trecho: "A total of 14 fresh frozen matched (left and right) human cadaveric shoulders were included in this study after institutional review board exemption was granted. Specimens were selected from the cadaveric registry only if it was documented that there was no history of a rotator cuff tear and/or shoulder surgery [...] BMD between the left and right shoulders of each pair was evaluated to ensure no difference was found. The specimens were block randomized and assigned to 1 of the 2 test groups (ASSA or CSA) with the contralateral shoulder specimen assigned to the opposite group to ensure an equal number of right and left humeri in each group", o que bate com as seguintes definições de pares emparelhados:

Desenho de pares emparelhados: é uma estratégia para balancear variáveis de confusão. Pode ser utilizada quando as circunstâncias permitem um contraste de tratamento e resultados de controle em duas partes do mesmo indivíduo ao mesmo tempo. (https://users.med.up.pt/~robpinto/tiposderandomizacao.html)

O pareamento pode ser uma alternativa quando a seleção ao tratamento não foi aleatória.
Basicamente, buscamos encontrar um contra-factual válido para cada indivíduo tratado, admitindo que apenas características observáveis são responsáveis por tornar tratados e controles “diferentes”.
De acordo com as hipóteses deste método, cada membro do grupo de tratamento teria um par no grupo de controle que representa o resultado que ele teria obtido caso não fosse tratado.
(https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2713013...


Silvia Tratnik
Slovenia
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
pareado


Explanation:
Reparo do manguito rotador em peça anatômica pareada.
Nos referimos aos corpos (cadáveres) usados para estudos anatômicos como "peça anatômica"; "pareado" significa com as mesmas características do modelo original.

Dra. Carla Vorsatz
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cátia Santana
4 hrs

agree  Rafael Sousa Brazlate
9 hrs

agree  ulissescarvalho
17 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search