urine bottle

Portuguese translation: aparadeira

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:urine bottle
Portuguese translation:aparadeira
Entered by: Mariana Moreira

13:57 Apr 9, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general)
English term or phrase: urine bottle
The Occupational Therapy Team will provide urine bottle for nightime use, because the patient has problems to get to the toilet.

Occupational Therapy report about a patient with mobility difficulties.
Thank you
Khrysty (X)
aparadeira
Explanation:
APARADEIRA DE INOX 2,5LTS.(CLEMENTE). 00767. FAMI-ITA. APARADEIRA DE INOX 2,5LTS.(FAMI-ITA). 00400. FAMI ITA. BACIA DE INOX 32CM (FAMI-ITA) ...

Para os enfermos que não podem locomover-se para o banheiro, deve-se ter, a mão, um recipiente- como seja uma aparadeira (comadre) — para receber o ...

Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigada Mariana
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3urinol
Rafa Lombardino
4 -1arrastadeira
Joao Vieira
4 -3aparadeira
Mariana Moreira


Discussion entries: 3





  

Answers


39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -3
aparadeira


Explanation:
APARADEIRA DE INOX 2,5LTS.(CLEMENTE). 00767. FAMI-ITA. APARADEIRA DE INOX 2,5LTS.(FAMI-ITA). 00400. FAMI ITA. BACIA DE INOX 32CM (FAMI-ITA) ...

Para os enfermos que não podem locomover-se para o banheiro, deve-se ter, a mão, um recipiente- como seja uma aparadeira (comadre) — para receber o ...




    Reference: http://www.teresinahospitalar.com.br/produtos/instrumental.h...
    Reference: http://www.cca.ufes.br/ctv/fitoterapia.htm
Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 726
Grading comment
Obrigada Mariana

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Rafa Lombardino: de acordo com o Michaelis: APARADEIRA 1 Mulher que serve de parteira, sem ser diplomada, ou sem ter para isso as habilitações necessárias. 2 O mesmo que arandela.
50 mins
  -> åõ÷áñéóôþ!

disagree  João Roque Dias: Aparadeira em Portugal, neste contexto??? Convinha então apresentar alguma referência portuguesa e não apenas brasileiras. Esta peça chama-se um "urinol"
6 hrs

disagree  Luisa Yokochi: Uma aparadeira é uma arrastadeira (e eu utilizaria arrastadeira, porque aparadeira pode ser abíguo) e corresponde a "bed pan". "Urine bottle" é efectivamente "urinol" (urinol hospitalar, se precisar de especificar)
2718 days

29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
urinol


Explanation:
I'm not sure if it would be specifically shaped as a bottle, but the term used in hospitals is "urinol". Sometimes it would be replaced by a "comadre": Recipiente achatado de metal ou louça, que substitui o urinol, para comodidade do doente.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 56 mins (2005-04-09 15:54:24 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

URINOL / COMADRE - PORTUGUÊS BRASILEIRO. NÃO SABIA QUE VOCÊ QUERIA UM TERMO EM PORTUGUÊS EUROPEU. ENTÃO ACREDITO QUE \"APARADEIRA\" SEJA MESMO O TERMO CORRETO DE ACORDO COM O CONTEXTO.

Rafa Lombardino
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza Modesto
3 mins

agree  João Roque Dias: Urinol em Portugal. Ver http://www.autoribeiro.pt/equipamentos.php?op=listar_produto...
6 hrs

agree  Luisa Yokochi
2719 days

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
arrastadeira


Explanation:
"Arrastadeira" se for aquela coisa de metal para onde se urina quando o doente está acamado ou frasco para urina se for o recipiente para guardar urina.

--------------------------------------------------
Note added at 23 hrs 56 mins (2005-04-10 13:54:36 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Alguns exemplos:

Clipovoa
... a arrastadeira nos doentes que tenham sido submetidos a cirurgia, ... das mãos do doente após utilização da arrastadeira FUNÇÕES DAS AUXILIARES DE ACÇÃO ...
www.clipovoa.pt/enf.html - 30k

Produtos A4
... Arrastadeira 2500ml Plástica. 100006. Arrastadeira Mod Bidé Adulto ... Arrastadeira Redonda em cartão. 100019. Articare Cold Spray ...
www.healthexpress.pt/web_files/page0005.htm - 54k

Produtos Homeopáticos
... AJ Costa (Irmãos), Lda, Arrastadeira (cunha, bidé adulto, bidé pediátrica),
08-OUT-04. A Silva Ferreira, Rolo de Não Tecido ( Branco, Verde e Azul) ...
www.infarmed.pt/pt/prod_saude/disp_medicos/ colocacao_mercado/listagem_dms/dispositivos.php - 39k

[PDF] PLANO DEHIGIENIZAÇÃO DOSERV I Ç O
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Arrastadeira, urinóis. Carros de pensos. Equipamento médico. e cirúrgico. ACTUAÇÃO. Lavar com água quente. e detergente. Secar bem. Devem ter cobertura ...
mercurio.iqs.pt/pdf/6-2004/IQS10pg19.pdf

[PDF] Boletim do Trabalho e Emprego
Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat
... preparação dos alimentos, colocação da arrastadeira,. movimentação dos doentes e faz e desfaz as camas. Autonomamente, para os doentes independentes, ...
www.deep.msst.gov.pt/edicoes/bte/2000/bte43_00.pdf

Joao Vieira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  João Roque Dias: Arrastadeira é uma "bed-pan". Uma "urine bottle" é um urinol... Conforme, aliás a sua referência "Plano Higienização..."
1 day 4 hrs
  -> Gracias gaby31 :)




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search