gender-specific

Portuguese translation: específicos do gênero/do sexo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gender-specific
Portuguese translation:específicos do gênero/do sexo
Entered by: Irina Dicovsky - MD (X)

10:45 Aug 21, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Health Care / Ethics - gender issues
English term or phrase: gender-specific
The research topic of this proposal directly addresses a gender-specific health problem.

Existe alguma expressão de uso habitual para trabalhos científicos? Ou traduzo diretamente como "problemas de saúde específicos do gênero".
Gostaria de manter na tradução a mesma sensibilidade que tem o texto original nas frases anteriores (não posso reproduzir aqui) Conto com a colaboração de vcs para isso!
PORT BRASIL pls.
Obrigada!
Irina Dicovsky - MD (X)
Argentina
específicos do gênero/do sexo
Explanation:
seria a minha opção :)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigada, Mariana! Vou usar específicos do sexo q acho melhor para PT_BR.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7específicos do gênero/do sexo
Mariana Moreira
4 +3..a um gênero-específico
Marcos Antonio
5 +1ligado ao sexo
baruken (X)
4 +1que atinge especificamente o gênero masculino/feminino
Cintia Galbo
4específico ao sexo
Salvador Scofano and Gry Midttun


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
..a um gênero-específico


Explanation:
Opção.


Creio tratar-se de um gênero em particular (específico)

Marcos Antonio
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 133

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Sobral Casimiro
47 mins
  -> Obrigado, Teresa

agree  Marlene Curtis
3 hrs
  -> Thanks! Marlene

agree  Alyson Steele Weickert, Ph.D.: "problemas de saúde" que a obesidade são obesos "gênero específico" que afecta homens e mulheres obesas com este último tendo ... www.weightofobesity.info/.../obesity-health-problems-take-h... - 39k
1 day 1 hr
  -> Obrigado, Alyson. Um bom final de semana.

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
específicos do gênero/do sexo


Explanation:
seria a minha opção :)

Mariana Moreira
Portugal
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 124
Grading comment
Obrigada, Mariana! Vou usar específicos do sexo q acho melhor para PT_BR.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Patricia PR (X)
10 mins
  -> Patricia, obrigada

agree  Lumen (X)
34 mins
  -> Lumen, obrigada

agree  Fernando Domeniconi
59 mins
  -> Fernando, obrigada

agree  Maria José Tavares (X)
1 hr
  -> Maria José, obrigada

agree  rhandler
3 hrs
  -> Ralph, obrigada

agree  Maria Meneses
16 hrs
  -> Maria, obrigada

agree  Sonia Heidemann
1 day 1 hr
  -> Sónia, obrigada

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
específico ao sexo


Explanation:
Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro"É a primeira vez que descobrimos que as células cerebrais que produzem dopamina dependem de um gene específico ao sexo para que possam funcionar ...
www.redetec.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?in... - 73k - Em cache - Páginas Semelhantes
Premier Hatana - ReebokModelo do colarinho específico ao sexo, para um ajuste justo no calcanhar e o máximo apoio; Entressola Eclipse™ de baixo perfil; A biqueira com entalhes ...
www.reebok.com/PT/product?modelId=30032112&articleId=R25179... - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes
I Desafio 2003Mãe, substantivo comum da gramática, específico ao sexo feminino quando gera seus rebentos. Mas, todas as palavras definidas pelos léxicos não bastariam

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Meets criteria
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 208

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
que atinge especificamente o gênero masculino/feminino


Explanation:
The research topic of this proposal directly addresses a gender-specific health problem.

O tópico da pesquisa desta proposta trata diretamente de um problema de saúde que atinge especificamente o gênero masculino/feminino.


ou que atinge especificamente os homens/as mulheres.


--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2008-08-21 14:52:21 GMT)
--------------------------------------------------

Ou que atinge especificamente determinado sexo.

Boa sorte!

Cintia Galbo
Meets criteria
Works in field

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alexandra Valle Fernandes: concordo, especialmente com a última opção.
2 hrs
  -> obrigada, Alexandra.

2 days 11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
ligado ao sexo


Explanation:
The research topic of this proposal directly addresses a gender-specific health problem.

"...diretamente um problema de saúde ligado ao sexo." ou mesmo
"...diretamente um problema de saúde ligado ao gênero."

Geralmente falamos na medicina de problemas ligados ao sexo, especialmente em textos na area de genética (não sei se é o caso).

Existe o termo em inglês "sex-linked" como tradução literal para ligado ao sexo. Mas não ficaria estranho neste contexto usar esta tradução que é bem conhecida do meio médico.

baruken (X)
Brazil
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  felidaevampire: Quando se fala de doenças genéticas, a expressão é "ligada(o) ao sexo".
1 day 8 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search