Symport

Portuguese translation: simporte

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Symport
Portuguese translation:simporte
Entered by: Carla Lopes

15:15 Dec 26, 2016
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Medical: Health Care / Anatomia / Fisiologia
English term or phrase: Symport
Só tenho o termo solto num módulo de formação sobre anatomia e fisiologia do corpo humano...
Carla Lopes
Portugal
simporte
Explanation:
Ver Dicionário Médico Stedman

symport=simporte; transporte acoplado de duas moléculas ou íons diferentes através de uma membrana na mesma direção por um mecanismo carreador comum.

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2016-12-26 15:40:25 GMT)
--------------------------------------------------

A resposta imune pode ser dirigida contra um ou mais antigénio
s das células foliculares – TPO, Tg, receptor da TSH, simportador do iodo (simportador Na+/I+ [NIS]) e megalina – ou hormonas tiroideias, podendo, neste caso, interferir com a sua dosagem.
https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/26160/3/Trabal...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4simporte
Teresa Borges
4cotransporte
Matheus Chaud
4simportador
Catarina Ribas
4symport
Dr Manuel Delgado


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
symport
symport


Explanation:
Please see the link below


    https://en.wikipedia.org/wiki/Active_transport
Dr Manuel Delgado
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
symport
simporte


Explanation:
Ver Dicionário Médico Stedman

symport=simporte; transporte acoplado de duas moléculas ou íons diferentes através de uma membrana na mesma direção por um mecanismo carreador comum.

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2016-12-26 15:40:25 GMT)
--------------------------------------------------

A resposta imune pode ser dirigida contra um ou mais antigénio
s das células foliculares – TPO, Tg, receptor da TSH, simportador do iodo (simportador Na+/I+ [NIS]) e megalina – ou hormonas tiroideias, podendo, neste caso, interferir com a sua dosagem.
https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/26160/3/Trabal...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 103
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Catarina Ribas
14 mins
  -> Obrigada, Catarina!

agree  itineuropa
33 mins
  -> Obrigada, Margarida!

agree  Matheus Chaud
8 hrs
  -> Obrigada, Matheus!

agree  Ana Ribeiro Olson: o Dorland apresenta a mesma tradução.
1 day 9 hrs
  -> Obrigada, Ana!

22 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
symport
simportador


Explanation:
Symport: "a transport mechanism that moves two compounds simultaneously across a cell membrane in the same direction, one compound being transported down a concentration gradient and the other against a gradient." (http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/symport)



--------------------------------------------------
Note added at 36 minutos (2016-12-26 15:51:19 GMT)
--------------------------------------------------

Na verdade "simportador" seria o "symporter". Concordo com a Teresa Borges que "symport" seria melhor traduzido como "simporte".

Catarina Ribas
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
symport
cotransporte


Explanation:
Apenas deixando mais uma alternativa:

www.slideshare.net/naiellyrodrigues/biologia-celular-117103...
...esse mecanismo é denominado co-transporte (symport)


http://www.odiamax.com/download/Mqpi9uK2Mqs/TRANSPORTE A TRA...
Transporte activo secundário:
cotransporte (simporte)
contratransporte (antiporte)



Em espanhol:
Glosario-vocabulario bioquímica biología molecular
www.biorom.uma.es/contenido/Glosario/S.html
symport = cotransporte unidireccional

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search