Opioids

Portuguese translation: opióides

15:07 Jan 17, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / Pharmacology
English term or phrase: Opioids
Do you translate to opióides or opiáceos?

I am translating a consensus manuscript.

Thanks!
Maria Joao Almeida
Portugal
Portuguese translation:opióides
Explanation:
Depende do contexto e da composição do medicamento.
Abaixo tem uma pequena explicação entre o que é um opióide e um opiáceo.
Espero que isso a ajude com a sua dúvida.

Opióide: qualquer composto natural, semi-sintético ou sintético que se ligue especificamente aos receptores opióides e possua propriedades similares às dos opióides endógenos.
• Opiáceo: qualquer opióide natural derivado do ópio (ex. morfina).

O que são opiáceos/opióides?

Substâncias chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos são aquelas obtidas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína que é obtida da morfina através de uma pequena modificação química).

Mas o ser humano foi capaz de imitar a natureza fabricando em laboratórios várias substâncias com ação semelhante à dos opiáceos: meperidina, o propoxifeno, a metadona são alguns exemplos. Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhante aos opiáceos). Todas elas têm um efeito analgésico (tiram a dor) e um efeito hipnótico (dão sono). Por ter estes dois efeitos estas drogas são também chamadas de narcóticas.
Selected response from:

Rita Rocha
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +8opióides
Rita Rocha
5Opiáceos
María Leonor Acevedo-Miranda
5 -1opiácidos
Dr Manuel Delgado


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
opioids
Opiáceos


Explanation:
HTH

María Leonor Acevedo-Miranda
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 35

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +8
opioids
opióides


Explanation:
Depende do contexto e da composição do medicamento.
Abaixo tem uma pequena explicação entre o que é um opióide e um opiáceo.
Espero que isso a ajude com a sua dúvida.

Opióide: qualquer composto natural, semi-sintético ou sintético que se ligue especificamente aos receptores opióides e possua propriedades similares às dos opióides endógenos.
• Opiáceo: qualquer opióide natural derivado do ópio (ex. morfina).

O que são opiáceos/opióides?

Substâncias chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos são aquelas obtidas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína que é obtida da morfina através de uma pequena modificação química).

Mas o ser humano foi capaz de imitar a natureza fabricando em laboratórios várias substâncias com ação semelhante à dos opiáceos: meperidina, o propoxifeno, a metadona são alguns exemplos. Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhante aos opiáceos). Todas elas têm um efeito analgésico (tiram a dor) e um efeito hipnótico (dão sono). Por ter estes dois efeitos estas drogas são também chamadas de narcóticas.


    Reference: http://grofsc.net/wp/wp-content/uploads/2013/05/Farmacologia...
    Reference: http://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/opiaceo...
Rita Rocha
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Obrigada Rita! :)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lee Oliveira
12 mins
  -> Obrigada Lee!

agree  Jonatas Ribeiro de Andrade
26 mins
  -> Obrigado Jonatas!

agree  Clauwolf: sem o acento, pois não?
28 mins

agree  Teresa Borges: Creio que opiáceo em Inglês é opiate, ou estarei enganada? Por outro lado, opiáceo, segundo o novo acordo, não perde o acento em PT(pt)...
5 hrs
  -> Obrigada Teresa!

agree  Rafael Sousa Brazlate
9 hrs
  -> Obrigado Rafael!

agree  Oliveira Simões: Também acho que não leva acento. Sugiro consultar o Acordo Ortográfico de 2009.
19 hrs
  -> Obrigado Oliveira Simões!

agree  Sueli Astrini
1 day 22 mins
  -> Obrigada Sueli!

agree  Alexandra Carvalho
17 days
  -> Obrigada Alexandra!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
opioids
opiácidos


Explanation:
We have a great language and we don't have to copy English. English must learn from Latin.

Dr Manuel Delgado
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Alexandra Carvalho: Opiácidos não existe. A existir, designaria um ácido de "opi", ou um ácido com um grupo "opi" (vide aminoácidos), e não há qualquer composto químico com designação opi. Fiquemo-nos pois pelos derivados do ópio.
17 days




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search