Formulary

Portuguese translation: relação de medicamentos padronizados

12:46 Jul 2, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals
English term or phrase: Formulary
Em uma pesquisa de mercado discutindo alterações na política de uso de medicamentos genéricos e similares em um hospital, há diversas perguntas voltadas ao farmacêutico responsável, sobre alterações em padrões de estoque e no "formulary". A definição que encontrei em inglês é "a book containing a list of pharmaceutical products, with their formulas and means of preparation". O termo "formulário" em português pode ter esse significado?
Arthur Dias
Portuguese translation:relação de medicamentos padronizados
Explanation:
Segue link:

http://neurologiahu.ufsc.br/files/2012/09/Relacao-medicament...
Selected response from:

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Grading comment
Obrigado, Rafael!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3farmacopeia; livro de fórmulas
Matheus Chaud
5 +2relação de medicamentos padronizados
Rafael Sousa Brazlate
5lista de medicamentos selecionados
Abner Dmitruk
4 +1Formulário Terapêutico
Cátia Santana
4 +1formulário
Giovanna Ramalho


Discussion entries: 4





  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
formulary
farmacopeia; livro de fórmulas


Explanation:
Prefiro "farmacopeia".

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 171

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
3 mins
  -> Obrigado, Claudio!

agree  Mario Freitas:
29 mins
  -> Obrigado, Mário!

agree  Paulo Gasques: Dalhe Matheus
13 hrs
  -> Obrigado, Paulo!

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
formulary
formulário


Explanation:
O dicionário Houaiss traz como um dos significados de formulário: "1. tudo aquilo que contém qualquer fórmula, qualquer formalidade a observar".
No site da OMS, é possível ver um formulário nacional de medicamentos (de Portugal): http://apps.who.int/medicinedocs/documents/s19267pt/s19267pt...
No Ministério da Saúde brasileiro, há um formulário terapêutico: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/...

Giovanna Ramalho
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: https://www.infopedia.pt/dicionarios/ingles-portugues/Formul...
3 mins

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
formulary
Formulário Terapêutico


Explanation:
Veja se não está se referindo ao formulário terapêutico:

http://www.cff.org.br/pagina.php?id=141

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=a...

Cátia Santana
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 60

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Abner Dmitruk: sim; neste caso, formulário terapêutico do hospital (não nacional)
4 mins
  -> Obrigada, Abner. Isso mesmo, seria do hospital.

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
formulary
lista de medicamentos selecionados


Explanation:
Este "formulary" é uma lista de medicamentos que o hospital usa por padrão de acordo com cada indicação terapêutica. Varia de hospital pra hospital, instituição pra instituição etc.

Exemplo:
https://hcpa.edu.br/assistencia-comissoes-medicamentos
A Comissão de Medicamentos é responsável pela implementação da política de medicamentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), definindo a lista de medicamentos selecionados para uso na instituição. Também avalia as prescrições de medicamentos de uso restrito e os não selecionados e promove ações para uso racional dos medicamentos.

The client question
Having a new drug added to the hospital formulary is a complex process, with many stakeholders involved. Especially, in the case of drugs that are prescribed by one type of specialist and administered by another. Our client at a global pharmaceutical company, Andrew, asked us to help him and his team understand the decision making process and key drivers that lead to a final decision to add a new drug to hospital formularies, and how to best facilitate the uptake of their new drug.

Abner Dmitruk
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 74

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
formulary
relação de medicamentos padronizados


Explanation:
Segue link:

http://neurologiahu.ufsc.br/files/2012/09/Relacao-medicament...

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 181
Grading comment
Obrigado, Rafael!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cátia Santana
2 mins
  -> Obrigado, Catia.

agree  Abner Dmitruk
10 mins
  -> Obrigado, Abner.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search