ruffle

Portuguese translation: pregueamento

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ruffle
Portuguese translation:pregueamento
Entered by: Maria Meneses

13:57 Apr 24, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals / utilização de piridinona
English term or phrase: ruffle
Na frase: step 2 is to inhibit dorsal ruffle formation without affecting the peripheral ruffle formation in the cells after the addition of the test substances to the cells.
Maria Meneses
pregueamento
Explanation:
Nesse contexto, segundo um ATLAS DE CITOPATOLOGIA
E HISTOPATOLOGIA que encontrei, acho que a tradução do trecho seria a seguinte:

"a etapa 2 é inibir a formação de pregueamento dorsal sem afetar a formação de pregueamento celular periférico após a adição das substâncias de teste às células."

Se for um teste dermatológico ou de um medicamento por exemplo, fará sentido...
Selected response from:

Rodrigo Gonçalves
Brazil
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4ruffle
Iago Medeiros
3 +1pregueamento
Rodrigo Gonçalves
3ondulada
Matheus Chaud
3Prega
Nayara Maciel


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ondulada


Explanation:

Sugestão
https://www.google.com/search?ei=UvGiXtLcCP7I5OUPgZuy8Ao&q="...

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 179
Notes to answerer
Asker: Obrigada


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
pregueamento


Explanation:
Nesse contexto, segundo um ATLAS DE CITOPATOLOGIA
E HISTOPATOLOGIA que encontrei, acho que a tradução do trecho seria a seguinte:

"a etapa 2 é inibir a formação de pregueamento dorsal sem afetar a formação de pregueamento celular periférico após a adição das substâncias de teste às células."

Se for um teste dermatológico ou de um medicamento por exemplo, fará sentido...

Example sentence(s):
  • causam modificações sensíveis e detectáveis ao nível da colpocitologia. Os primeiros sinais de têrmo são do tipo qualitativos: diminuição do pregueamento, da aglutinação, da citólise e do número de células naviculares do esfregaço. Posterio

    Reference: http://www.pro-celula.com.br/home/atlascitologico/atlas/text...
Rodrigo Gonçalves
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada
Notes to answerer
Asker: Obrigada


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kathleen Goldsmith-Killing
50 mins
  -> Muito obrigado

1 day 11 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Prega


Explanation:
Dobra ou folho sobre si mesmo.


    https://books.google.com.py/books?id=v09yDwAAQBAJ&pg=PT707&lpg=PT707&dq=prega+dorsal&source=bl&ots=YWN5B4hy5a&sig=ACfU3U3sk_TcKrptHdgx8ACDjH
Nayara Maciel
Paraguay
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada


3 days 9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ruffle


Explanation:
Também utilizada conforme o original em diversos textos científicos da área:

"pequenas flutuações aleatórias, presentes, de
maneira uniforme, sobre toda a superfície da célula, em todos os instantes,
e grandes estruturas localizadas, conhecidas como ruffles, que se propagam
sobre a membrana" (http://lilith.fisica.ufmg.br/posgrad/Teses_Doutorado/decada2...

"e ativar Cdc42 e Rac1 para induzir a formação de ruffle de membrana e lamelipódio" (https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/192253/v...

"leva à formação de fibras de estresse, das ondulações de membrana/lamelipódios (ruffles) e dos filopódios" (https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5155/tde-071020...

"resultando na formação de ruffles de membrana e lamelipódios em células" (https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/113439/avaliacao-de-uma-poten...

Iago Medeiros
Brazil
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search