entrained parcels of air

Portuguese translation: bolsas de ar arrastadas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:entrained parcels of air
Portuguese translation:bolsas de ar arrastadas
Entered by: Ana Vozone

13:54 Oct 1, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Meteorology
English term or phrase: entrained parcels of air
A dúvida é se "entrained parcels of air" seria algo como "parcelas de arrastamento de ar".
Context:
The measured LWC are well below the adiabatic LWC because unsaturated ambient air is entrained into cumulus clouds.
Consequently, some of the cloud water evaporates to saturate the entrained parcels of air, thereby reducing the cloud LWC.
Measurements in and around small cumulus clouds suggest that entrainment occurs primarily at their tops.
Lia Domingues
bolsas de ar arrastadas
Explanation:
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk00Yecw4mnuvj1HRr61M...

"entrained" aparece como "arrastado" em documentação "oficial" da UE.
https://www.linguee.pt/ingles-portugues/traducao/entrained.h...

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2020-10-01 14:06:24 GMT)
--------------------------------------------------

Estamos a falar da atmosfera, e não de um ambiente hospitalar ou fechado ...
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2bolsas de ar arrastadas
Ana Vozone
4parcelas de ar entranhadas
Vinicius Azevedo
4porçoes de ar arrastadas
Rafael Sousa Brazlate
4Partículas/parcelas/frações de arrastamento de ar
Christopher Ruppenthal
3parcela de ar deslocado
Jonnathan Oliveira
3volumes sugados de ar
Clauwolf


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Partículas/parcelas/frações de arrastamento de ar


Explanation:
Acredito que sua sugestão está correta mas "partículas" talvez seja mais adequado ao contexto, veja as referências:

"A oxigenoterapia é um tratamento cujo objetivo é manter a saturação de O2 acima de 90%, o nível recomendado para a saúde. A máscara de Venturi, que também é conhecida como máscara de arrastamento de ar, possibilita um controle da Fração inspirada de O2 "
https://www.cpaps.com.br/blog/kit-mascara-de-venturi-o-que-e...

É um sistema composto por um recipiente quadrado ou retangular de acrílico
transparente, com abertura frontal para o tórax do paciente, um nebulizador de arrastamento de ar aquecido ou não (ligada ao oxigênio) e uma extensão que fornecerá ar comprimido ao sistema."
http://www2.ebserh.gov.br/documents/17082/3086452/POP OXIGEN...



Christopher Ruppenthal
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
bolsas de ar arrastadas


Explanation:
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk00Yecw4mnuvj1HRr61M...

"entrained" aparece como "arrastado" em documentação "oficial" da UE.
https://www.linguee.pt/ingles-portugues/traducao/entrained.h...

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2020-10-01 14:06:24 GMT)
--------------------------------------------------

Estamos a falar da atmosfera, e não de um ambiente hospitalar ou fechado ...

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: ou transportadas...
8 mins
  -> Obrigada, Teresa!

agree  Mario Freitas: bolsas ou bolsões de ar, IMO
5 hrs
  -> Obrigada, Mário!

24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
volumes sugados de ar


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 25 mins (2020-10-01 14:19:24 GMT)
--------------------------------------------------

ou volumes de ar sugados

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
porçoes de ar arrastadas


Explanation:
Sug.

Rafael Sousa Brazlate
Brazil
Native speaker of: Portuguese

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parcelas de ar entranhadas


Explanation:
Termo técnico. Entranhamento é um termo comum em Oceanografia e Meteorologia. Nessa última, refere-se a penetração de uma massa de ar por outra. Ainda, creio que o correto é "parcela" mesmo, e não partícula, pois refere-se a uma porção.


    https://en.wikipedia.org/wiki/Entrainment_(meteorology)
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorologia_f%C3%ADsica
Vinicius Azevedo
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

45 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
parcela de ar deslocado


Explanation:
Acredito eu que no processo adiabático as partículas de água tendem a migrar por convecção ao meio menos saturado e, com isso, deslocam-se para essa massa de ar aprisionado ou deslocado.

--------------------------------------------------
Note added at 1 dia 22 horas (2020-10-03 12:15:58 GMT)
--------------------------------------------------

Obrigado!

Jonnathan Oliveira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigada a todos e em especial ao Jonnathan. É a resposta que mais se adequou ao contexto.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search